Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Vida & Estilo

Constelações Contemporâneas: aproveite a mostra neste fim de semana

Já está em cartaz a exposição Constelações Contemporâneas da Cena Artística de Brasília, totalmente gratuita, no Teatro Nacional

23/05/2026 02:00
Estudantes da rede pública visitam a Exposição Constelações Contemporâneas da Cena artística de Brasíia
Constelações Contemporâneas: aproveite a mostra neste fim de semana

Mais uma iniciativa pioneira realizada pelo Metrópoles Arte faz de Brasília o novo foco da cultura brasileira. Desde o último dia 19 de maio, já está em cartaz a exposição Constelações Contemporâneas da Cena Artística de Brasília, totalmente gratuita, no Foyer da Sala Villa-Lobos, no Teatro Nacional Claudio Santoro. Os ingressos estão disponíveis e o fim de semana é um bom momento para curtir a mostra, que conta com apoio da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF). Não perca tempo e retire o seu neste link.

Receba no seu email as notícias de Fitness&Nutrição

Frequência de envio: Duas vezes na semana

Ver todas as newsletters

Com curadoria de Mônica Tachotte, profissional com mais de 14 anos de experiência no mercado de arte, a exposição tem a participação de 41 artistas do Distrito Federal. Trata-se de uma celebração da criação contemporânea do Distrito Federal, reunindo figuras renomadas e novos talentos em uma experiência cultural única. Veja mais detalhes aqui.

Juntos, nomes de diferentes gerações, linguagens e pesquisas celebraram e valorizaram a identidade da capital federal. Desde a abertura, com mais de 2 mil pessoas presentes, a empreitada mostrou que fez história na arte do Quadradinho do Distrito Federal.

Foto colorida da abertura da exposição Constelações Contemporâneas da Cena Artística de Brasília - Metrópoles
Exposição Constelações Contemporâneas da Cena Artística de Brasília
Teatro Nacional Claudio Santoro com os convidados da mostra
Entrada da exposição Constelações Contemporâneas
Abertura oficial da exposição Constelações Contemporâneas da Cena Artística de Brasília

Conheça os artistas que integram a mostra

Confira os nomes dos artistas participantes:

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles Vida & Estilo
Andre Santangelo, Antônio Obá, Bruna Zanatta, Camila Soato, Capra Maia, Carlos Lin, Celso Junior, Christus Nóbrega, Courinos, Daniel Jacaré, Daniel Toys, David Almeida, Desirée Feldmann, Gabriel Matos, Gisel Carriconde, Gu da Cei, Helena Lopes, Iris Helena, Julio Lapagesse, Karina Dias, Leo Tavares, Luísa Gunther e Dupla Plus, Marcos Antony, Maria Porto, Marina Fontana, Nelson Maravalhas, Pamela Anderson, Patricia Monteiro, Patrícia Bagniewski, Paula Calderon, Raquel Nava, Raylton Parga, Renato Rios, Rogério Roseo, Samantha Canovas, Taigo Meireles, Tamires Moreira, Valéria Pena-Costa, Victoria Serendinicki e Virgílio Neto

O evento dá sequência à repercussão positiva da exposição É Pau, É Pedra…, que ocupou o Teatro Nacional com mais de 200 obras de Sergio Camargo e permaneceu aberta ao público de 10 de dezembro de 2025 até 13 de março de 2026.

Rogério Roseo desenvolve a pintura centrada na experiência humana e na instrospecção
De sobradinho, Pamella investiga a cultura digital brasileira como campo simbólico e político. Para as exposição, provoca o observador com as obras Alguém tem que chorar pros mlk sorrir e Deu a louca no gerente
Artista e professor da Universidade de Brasília, Christus expõe a série a Roupa Nova do Rei, inspirada no conto de Hans Christian, feita a partir da técnica milenar chinesa Jianzhi
Bruna Zanatta apresenta quatro obras têxteis, feitas a partir da técnica tufting, onde explora a relação entre textura, cor e movimento como forma de expressão emocional e espacial
Reconhecido por seu trabalho de reconfiguração do imaginário, Antonio Obá apresenta obras da série Sonambúlicas — feitas no limiar entre sono e vigília durante a preparação de uma exposição

Curadoria aposta na diversidade

A proposta da curadora Monica Tachotte foi identificar pesquisas que dialogam com questões contemporâneas, considerando não apenas as linguagens utilizadas, como também as reflexões que atravessam cada trabalho.

“A escolha partiu de um olhar atento para a consistência da trajetória dos artistas e para a potência poética de suas pesquisas, considerando não apenas a linguagem, mas a forma como cada prática se relaciona com questões contemporâneas”, explica a curadora.

Temas como território, memória, corpo e paisagem aparecem como fios condutores, criando conexões possíveis entre obras distintas. “Busquei reunir artistas que, embora trabalhem com diferentes linguagens, compartilham investigações que atravessam temas como território, memória, corpo e paisagem, criando pontos de contato possíveis dentro da diversidade”, afirma.

Monica Tachotte com a governadora do DF, Celina Leão

Essa lógica dialoga diretamente com o conceito de constelação que orienta a mostra. Assim como no céu, onde cada estrela mantém sua individualidade, mas passa a compor um desenho maior quando vista em relação às outras, as obras se organizam de forma a preservar sua autonomia enquanto constroem um campo ampliado de significados.

Serviço

Constelações Contemporâneas da Cena Artística de Brasília

De 19 maio a 17 julho, no Foyer da Sala Villa-Lobos, no Teatro Nacional

Diariamente, das 12h às 20h, com entrada gratuita