A prisão na França do CEO do Telegram e o fechamento do X de Elon Musk no Brasil
O magnata russo Pável Dúrov, fundador e CEO do Telegram , foi preso em 24 de agosto nos arredores de Paris assim que desceu as escadas de seu jato particular. É acusado, entre outras acusações, de cumplicidade na divulgação de imagens de pedofilia na rede de mensagens instantâneas que dirige, amplamente utilizada para atividades criminosas . Apenas uma semana depois, o juiz ordenou o fechamento do X no Brasil devido ao “incumprimento reiterado de ordens judiciais” por parte da rede social. O seu proprietário, Elon Musk, recusa-se a bloquear perfis que contribuam para a “divulgação massiva de discursos nazis, racistas, fascistas, odiosos e antidemocráticos”.
Os interesses armamentistas estão propagandeando a inevitabilidade de um confronto nuclear
O advento da era atômica, fôssemos mais sapiens que avarus, deveria ter encerrado a longa época de guerras. Se sapiens, por que recorrer à violência? Toda guerra é uma negociata, como assegurou o general dos Marines, Smedley Butler. Atômicas, com a certeza da aniquilação recíproca, qual o sentido de guerrear, senão a ganância de alguns?
E se o Lula não tivesse demitido o Silvio Almeida?
Depois da explosão nuclear que foram as acusações de assédio desabadas sobre o, até então, distintíssimo ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, o Brasil entrou no modo “E se?”
Não convidem os dois para a mesma mesa
Lula quer ver pelas costas o presidente Hugo Chávez. E foi por isso que desistiu de ir a Manaus para um seminário na próxima quarta-feira que atrairá empresários brasileiros, colombianos, equatorianos e venezuelanos. Desistiu quando soube que, embora não convidado, Chávez decidiu aparecer por lá.
E reclama: eram três contra um
Foi tão arrasadora a performance de Kamala Harris no debate com Donald Trump que o ex-presidente fez o que não costuma fazer. Para surpresa dos jornalistas, apareceu em uma sala repleta deles e começou a falar sem ser perguntado.
Kamala Harris
“Donald Trump foi demitido por 81 milhões de pessoas [quando Joe Biden o derrotou]. E claramente, ele está tendo muita dificuldade para processar isso”. (Kamala Harris, no primeiro e talvez único debate entre os dois pela presidência dos Estados Unidos)
Enquete
Antes do jogo contra o Paraguai, o técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, fez uma promessa: ” Estaremos na decisão da Copa do Mundo em 2026. Podem acreditar. Podem me cobrar”. Você acredita que estaremos? Respostas dos leitores:
Sim – 12%
Não – 88%
A senhora da situação contra um homem descontrolado
Donald Trump (Republicano) suou a camisa ao enfrentar Kamala Harris (Democrata) no primeiro e talvez único debate entre os dois pela presidência dos Estados Unidos. Suou para tentar derrotá-la, suou para defender-se de acusações, suou porque foi desmentido em várias ocasiões pelos mediadores do debate.
Humor
A impressão deixada pela manifestação convocada para contestar o Supremo Tribunal Federal do Brasil foi a crise de um mito em declínio
O bolsonarismo está destinado a perdurar como quadro da extrema direita brasileira, uma mistura de fascismo com conotações nazistas, que tenta se conectar com a nova direita que cresce no mundo, do bizarro ao perigoso, porque questiona os valores da democracia e assassina a essência da política com o seu extremismo.
A transição democrática sempre foi um momento de grandes desafios e perplexidade
No próximo ano, no dia 15 de março, comemoraremos 40 anos de democracia. Saímos de um regime autoritário para a implantação do Estado de Direito, governo das leis, e não dos homens.
O vasto bigode de Maduro e tom bélico de seus discursos ressoam como ecos de antigos generais
A chegada à Espanha do candidato da oposição às eleições na Venezuela, ocorridas em julho, pode ser um bom momento para que os simpatizantes do regime chavista no Brasil promovam uma revisão de conceitos sobre o que ocorre no país vizinho.