Do Olimpo à cela de 9 metros e a saia justa do STF

Enquanto Daniel Vorcaro é isolado em presídio federal, o STF se mobiliza para esclarecer vazamentos de mensagens que testam sua blindagem

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Especial Metrópoles
Transferência para presídio federal acontece após determinação do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF)
1 de 1 Transferência para presídio federal acontece após determinação do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF) - Foto: Fábio Vieira/Especial Metrópoles

O caso do Banco Master deixou de ser uma investigação financeira para se tornar um teste de estresse para a cúpula do Judiciário. A transferência de Daniel Vorcaro para a Penitenciária Federal de Brasília, onde dividirá o espaço com a cúpula do PCC, não é apenas uma medida de segurança; é um isolamento estratégico. A Polícia Federal teme que o banqueiro, com sua “vasta capacidade de articulação” possa interferir nas provas se mantido em celas comuns.

Mas o que realmente faz Brasília ferver não é o destino de Vorcaro, e sim o que saiu do celular dele. O vazamento de supostas mensagens trocadas com o ministro Alexandre de Moraes colocou o STF em uma saia justa sem precedentes.

Embora o tribunal negue que as mensagens de “visualização única” tivessem Moraes como destinatário real, a simples existência desses diálogos no dia da prisão do banqueiro cria uma névoa de suspeição que as notas oficiais não conseguem dissipar.

André Mendonça, o atual relator, agora opera em um campo minado. Ao mesmo tempo em que autoriza o isolamento de Vorcaro, precisa abrir inquéritos para apurar quem vazou dados que deveriam estar sob sigilo. É o sistema tentando investigar a si mesmo sob o olhar atento de uma CPMI que não pretende largar o osso.

Se o inquérito seguir as provas, mesmo que atinja o Olimpo do Judiciário, a República terá que lidar com o tamanho do estrago.

A situação é de um pragmatismo cruel: enquanto o banqueiro dorme em uma cela de nove metros quadrados, o Supremo tenta acordar de um pesadelo de possíveis rastros.

Para quem prega a transparência, o silêncio e as negativas técnicas soam como um drible mal executado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?