Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Faça em casa as receitas favoritas da rainha, Harry e Kate Middleton

A família da rainha Elizabeth é fã de doces. A monarca é uma chocólatra assumida, enquanto o príncipe Charles ama uma receita com queijo

atualizado 28/05/2021 19:28

Rainha Elizabeth, Camilla Parker Bowles e Kate MiddletonLeon Neal - WPA Pool/Getty Images

Defende-se a ideia de que a rainha Elizabeth II e os integrantes da Coroa britânica comem delícias luxuosas, como caviar, trufas e ostras, o “guia de receitas” a seguir te fará morder a língua – além de te deixar com água na boca. Gente como a gente, os membros da realeza têm algumas delícias prediletas que são fáceis de fazer na cozinha de casa. Em busca de uma sobremesa ou um aperitivo? Não se preocupe pois a coluna Claudia Meireles te mostra algumas sugestões feitas nos palácios da dinastia Windsor. 

Rainha Elizabeth

Nem todos os súditos sabem, mas a monarca britânica é uma chocólatra assumida. Entretanto, pela saúde avançada e para manter o corpo esguio, Elizabeth só se rende a pequenas porções da delícia. No ano passado, confeiteiros reais compartilharam uma das receitas queridinhas da rainha bem no dia do aniversário dela, comemorado em 21 de abril. Os chefs confeiteiros ensinaram como fazer um delicioso cupcake de chocolate.

Ingredientes massa
15 g de vinagre
300 ml de leite
50 ml de óleo vegetal
60 g de manteiga derretida e fria
2 ovos
5 ml de essência de baunilha
250 g de farinha de fermento
75 g de cacau em pó
300 g de açúcar refinado
10 g de bicarbonato de sódio
100 g de gotas de chocolate branco
Forminhas de cupcake

Ingredientes da cobertura de buttercream
90 g de chocolate com alta porcentagem de cacau
100 g de manteiga
125 g de açúcar de confeiteiro

Ingredientes do glacê
Glacê real pré-pronto
Corante de cores diferentes

0

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 150 graus. Junte farinha, açúcar, cacau em pó e bicarbonato de sódio em uma tigela. Bata os ovos em uma tigela separada, com a essência de baunilha, manteiga derretida, óleo, leite e vinagre. Adicione lentamente a mistura úmida à seca, assim garantirá que a massa fique lisa e sem grumos. Acrescente as gotas de chocolate e mexa. Coloque as formas de cupcake em uma bandeja.

Use uma colher de metal para dividir a massa igualmente nas forminhas. Em seguida, deixe assar por 15 a 18 minutos. Só retire do forno quando os bolos estiverem douradinhos. Deixe esfriar. Para o buttercream, bata o açúcar e a manteiga até obter um creme derretido claro e homogêneo. Em seguida, adicione o chocolate derretido quente. Se tiver um saco de pastelaria, use-o para passar a cobertura nos cupcakes. Caso não disponha do artifício, espátula ou colher de chá são boas opções.

Se decidir decorar com glacê real, enrole e corte em discos circulares. Em seguida, cubra os cupcakes e molde no formato desejado.

Kate Middleton

Originado em Portugal, o pudim acumula fãs em todo o mundo – pertence ao grupo Kate Middleton. No Brasil, a sobremesa é tão apreciada que ganhou até uma data para chamar de sua, comemorada anualmente no dia 22 de maio. Com um leque de variedades – tradicional, chocolate e doce de leite, a receita predileta da mãe de George, Charlotte e Louis tem o caramelo como ingrediente principal. Ex-chefe real, Darren McGrady deu detalhes de como fazer o doce “pegajoso” queridinho da duquesa de Cambridge.

Príncipe William e Kate Middleton
Kate Middleton ao lado do marido, o príncipe William. Ela é uma mestre-cuca

Ingredientes massa
170 g de tâmaras medjool, sem caroço e cada uma cortada em oito pedaços
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
½ litro de água fervente
60 g de manteiga
170 g açúcar granulado
1 xícara de pedaços de chocolate artesanal
1 ovo
230 g de farinha de trigo
1 colher de chá de pasta de baunilha
1 colher de chá de fermento em pó

Ingredientes calda
300 g de açúcar mascavo
60 g de manteiga sem sal
½ xícara de pedaços de chocolate artesanal
9 colheres de sopa de creme de leite

Caramelo
Kate gosta de pudim de caramelo

Modo de preparo
Antes de falar do passo a passo da receita, vale destacar que o pudim serve seis pessoas. Prepare a calda adicionando todos os ingredientes em uma panela. Mexa em fogo alto até que fique homogêneo. Deixe ferver por até 4 minutos. Despeje em torno de 1 xícara e meia em uma tigela de pudim e reserve. Guarde o restante para colocar em cima da sobremesa. Ponha as tâmaras picadas em um recipiente com o bicarbonato e a água fervente. Mexa até que o pó se dissolva e, em seguida, deixe esfriar.

Para a massa do pudim, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro, fofo e homogêneo. Acrescente o ovo e a baunilha, e continue mexendo. Depois, adicione a farinha e o fermento e, por fim, a mistura de tâmaras e os pedaços de chocolate artesanal. Misture tudo para colocar na tigela sobre a calda fria. Cozinhe o pudim em banho-maria por 1 hora e meia. Quando estiver pronto, inverta a sobremesa em um prato. Não esqueça de esquentar a calda restante para regar o doce. Sirva com chantilly ou sorvete.

Príncipe Harry

A maioria das crianças tem um doce favorito. Harry pertenceu ao grupo infantil. Ele costumava se deleitar com minitortas de melaço, feitas pela então chef da realeza Carolyn Robb. A expert em preparos fazia as delícias em grande quantidade para que o pequeno príncipe pudesse comer quando sentisse vontade. A receita rende 20 pequenas porções.

Ingredientes massa
120 g de manteiga
2 colheres de sopa de açúcar refinado dourado
240 g de farinha de trigo
1 gema de ovo caipira médio
60 ml de água fria
Raspas de 1 laranja
Formas pequenas para tortas
Farinha de trigo para untar

Ingredientes calda
400 g de melaço
150 g de pão fresco ralado
1 colher de sopa de suco de limão fresco
2 colheres de creme leite duplo (ou seja, com mais gordura)
Raspas de 1 limão

Príncipe Harry
O príncipe Harry quando criança

Modo de preparo
Em um processador de alimentos, bata manteiga, açúcar e farinha até que fique parecido com migalhas de pão. Em seguida, rale as raspas de laranja diretamente na mistura para acrescentar a gema e um pouco de água. Depois, acione novamente o processador. Continue colocando água até formar a massa. Em uma placa, passe farinha para poder deixar a massa com o formato de bolo. Embrulhe-a em um filme plástico e leve à geladeira por 20 minutos.

Enquanto a massa fica na geladeira, hora de fazer a calda. Em uma panela, aqueça o melaço, mas não deixe ferver. Retire do fogo para poder adicionar o pão fresco ralado e as raspas de limão. Deixe descansar, pois as migalhas precisam inchar. Abra a massa sobre uma placa enfarinhada com 3 mm de espessura. Corte 20 círculos para forrar as formas de tortinhas. Deixe refrigerar por 15 minutos.

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Adicione o suco de limão e o creme de leite à mistura de pão ralado. Distribua uniformemente o recheio em cada forminha forrada. Decore o topo com partes da massa, por exemplo, estrelas ou tranças. Deixe assar por 15 a 18 minutos. Antes de retirar, deixe esfriar por 10 minutos. A chef real Carolyn Robb recomenda servir quente com chantilly ou sorvete.

Tortas
Sugestões para o topo das tortinhas
Príncipe Charles

Herdeiro do trono britânico, o príncipe Charles ocupa o posto de patrono da Associação de Queijeiros Especiais do Reino Unido, desde 1993. O perfil oficial do filho da rainha no Instagram, Clarence House, postou um guia com o passo a passo para quem quiser fazer em casa o prato favorito do futuro rei, os ovos assados com queijo. Não é surpresa que a receita tenha o aperitivo à base de leite. Tome nota!

Ingredientes
100 g de espinafre murcho
1 ovo
35 g de queijo macio, por exemplo, muçarela
1 tomate cereja
15 g de queijo duro
80 ml de creme de leite
Folhas de manjericão
Charcutaria (opcional)
Sal e pimenta

Modo de preparo
Unte com manteiga um refratário pequeno e forre com o espinafre murcho, deixando um buraco no centro do recipiente. Por cima, coloque o tomate cereja, além de espalhar ao redor o queijo macio e as folhas de manjericão rasgadas. Tempere com sal e pimenta, caso queira adicionar a charcutaria este é o momento ideal.

Coloque o ovo na parte vazia do refratário e evite quebrar a gema. Despeje o creme de leite em cima do ovo. Polvilhe com o queijo duro. Depois, leve ao forno médio de 8 a 10 minutos.

Príncipe Charles e Camilla Parker
O príncipe Charles é um degustador de queijo
Realeza reunida

Quem acompanha a realeza de perto sabe que a linguiça era um dos pratos queridinhos do príncipe Philip. Ele já apareceu em um documentário sobre a Coroa britânica assando o petisco. Na infância, os filhos da rainha, Charles, Anne, Andrew e Edward presenciaram o pai fritando o aperitivo em piqueniques da família. A paixão pela delícia passou de geração em geração conquistando até o paladar dos príncipes Harry e William quando garotos. O que chamava a atenção das crianças não era somente o sabor, mas também a elaboração do prato em forma de boneco.

Ingredientes linguiças
1 fio de azeite extra virgem
10 linguiças de porco
6 maços de brócolis
2 tomates cereja
2 cogumelos pequenos ou pontas de pepinos
2 folhas de salsa
Opcional o uso do catchup de tomate orgânico

Linguiça
A realeza gosta de um prato especial feito com linguiça

Ingredientes do purê
1 batata asterix média
75 ml de leite
30 g de manteiga
Sal
Pimenta do reino moída na hora
Pitada de noz-moscada ralada

Modo de preparo
Aqueça o azeite em uma frigideira antiaderente. Frite as linguiças por 10 minutos até que fiquem douradas e crocantes. Enquanto isso, descasque e corte a batata em cubinhos. Coloque o tubérculo em água quente com sal até ficar macio. Em seguida, escorra bem. Depois, coloque o leite e a manteiga na panela em que cozinhou a batata e deixe ferver. Acrescente o tubérculo e deixe por 1 minuto. Use um garfo ou espremedor para amassá-lo até obter um purê macio. Não esqueça de temperar levemente.

Cozinhe o brócolis em água fervente com sal, de 6 a 8 minutos. Para montar os bonecos, precisará de uma linguiça inteira como corpo, duas como braço e o mesmo número como pernas. Para uni-las, use palitos. A cabeça ganha forma com o tomate cereja, enquanto pontas de pepinos ou cogumelos viram um chapéu. A folha de salsa se transforma em gravata. Coloque o purê e decore com os maços de brócolis. Bom apetite!

principe-william-e-harry
Quando crianças, os irmãos Harry e William costumavam comer o prato feito com linguiças assadas
Família Real, rainha Elizabeth e príncipe Philip com os filhos Charles, Anne, Andrew e Edward
A família em Windsor
Realeza britânica - rainha Elizabeth e príncipe Philip
Realeza britânica. À frente, William, Charles, rainha Elizabeth, príncipe Philip, Camilla Parker e William

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias