Delícia! Aprenda a receita de tortinha de caramelo e chocolate

A guloseima é feita com massa de chocolate e recheio de chocolate meio amargo e caramelo: boa pedida para a sobremesa na Páscoa

atualizado 10/04/2020 14:54

Tortinha de caramelo e chocolateMarca Fortaleza/Divulgação

A deliciosa combinação entre caramelo e chocolate pode render uma sobremesa digna de almoço de domingo, as tortinhas de caramelo e chocolate. O preparo, que leva em torno de 40 minutos, consiste em uma base de biscoito de chocolate e recheio cremoso.

Além de tudo, o doce ainda leva uma cobertura de chocolate meio amargo. O preparo cheio de chocolate é uma sugestão para quem vai organizar o almoço do domingo de Páscoa em casa. Veja:

Ingredientes

Para a base:

  • 2 pacotes de biscoitos Maria sabor chocolate
  • 4 colheres de sopa rasa de manteiga

Para o caramelo:

  • 200g de açúcar
  • 50ml de água
  • 75ml de creme de leite
  • 50g de manteiga

Para a cobertura:

  • 300g de chocolate meio amargo
  • Raspas de chocolate para decorar
Modo de preparo

Para fazer a base das tortinhas, triture o biscoito até obter uma farofa fina. Derreta a manteiga em fogo baixo e misture-a bem à farofa. Com a mistura, forre 6 forminhas individuais de fundo falso, pressionando bem o fundo e as laterais. Leve-as para assar em forno preaquecido a 200ºC por mais ou menos 10 minutos. Reserve.

O caramelo deve ser feito em uma panelinha: junte o açúcar e a água, de modo que todo o açúcar fique molhado. Leve os ingredientes ao fogo baixo até obter uma calda dourada escura. Ocasionalmente, gire um pouco a panela, segurando-a pelo cabo. Não mexa essa calda com colher ou espátula, pois o açúcar tende a empedrar.

Quando a calda estiver bem dourada, desligue o fogo e, com cuidado, acrescente o creme de leite, agora sim mexendo com uma espátula ou fouet. Acrescente a manteiga em pedaços e mexa a calda novamente. Para fazer a cobertura, pique o chocolate em pedacinhos e coloque-o para derreter em banho-maria. Reserve.

Depois, é só montar as tortinhas, colocando uma camada de caramelo no fundo da massa e por cima a cobertura de chocolate derretido. Leve-as à geladeira por 15 minutos para firmar o chocolate. Decore com as raspas de chocolate e sirva.

Mais lidas
Últimas notícias