Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Morte do príncipe Philip gera dança das cadeiras na família real

Com a morte do patriarca da realeza, Philip, há um troca-troca de títulos entre os integrantes da família. Confira

atualizado 09/04/2021 14:13

Príncipe Edward com os pais, Philip e ElizabethJohn Stillwell - WPA Pool/Getty Images

A realeza segue dezenas de protocolos, em especial quando algum integrante da dinastia britânica morre. Nesta sexta-feira (9/4), o príncipe Philip faleceu aos 99 anos, conforme anunciou o Palácio de Buckingham pelo perfil do Instagram The Royal Family. Com a perda do patriarca da família, haverá, instantaneamente, uma dança das cadeiras entre os títulos reais. Quem deverá ficar com a denominação de duque de Edimburgo é o seu caçula, Edward.

Philip foi nomeado duque de Edimburgo pelo sogro, o rei George VI, após casar-se com Elizabeth em 1947. Com a morte do patriarca da realeza, o título deverá ser passado a Edward, atualmente conde de Wessex. Contudo, ele não assumirá o papel por agora. Segundo as regras de um acordo firmado entre os anos 1980 e 1990, o príncipe Edward só poderá tomar posse após a morte da mãe, a rainha.

Príncipes Edward e Philip
Pai e filho caçula

De acordo com o texto da Carta Patente emitida por George em 1947, o título de duque de Edimburgo de Philip seria dado a Charles por ser o filho mais velho dele com a rainha Elizabeth II. Entretanto, o primogênito da monarca já detém a denominação de príncipe de Gales e é o primeiro na linha sucessória do trono britânico. Com a ascensão de Charles ao posto, a nomenclatura se fundirá com a Coroa e, tecnicamente, poderá ser concedida a Edward.

Príncipe Edward
Acompanhado do pai, Philip, Edward com a mulher, Sophie, e a filha, Louise. Ao fundo, está seu irmão Andrew (esquerda)

A rainha Elizabeth II e o marido, príncipe Philip, decidiram dar o título a Edward como forma de reconhecer o trabalho e dedicação dele com o Prêmio Internacional do Duque de Edimburgo. O conde Wessex atua como curador e presidente da premiação fundada por seu pai. A causa da morte do patriarca real não foi revelada, embora ele tenha ficado com a saúde comprometida após ser submetido a uma cirurgia no coração em março.

O procedimento cirúrgico ocorreu bem e Philip voltou para os aposentos no Castelo de Windsor. Além da mulher, Elizabeth, ele deixou quatro quatro filhos — Charles, Anne, Andrew e Edward —, oito netos e 11 bisnetos. Prestes a completar o centenário em 10 de junho, o então duque de Edimburgo era filho do príncipe André e da princesa Alice da Grécia.

0
Quem é Edward?

Caçula de Elizabeth e Philip, Edward tem 57 anos. Pai de Louise Windsor e James, o príncipe é casado com Sophie Rhys-Jones desde 1999. Marido e mulher, eles receberam os títulos de conde e condessa de Wessex, respectivamente. À época, o Palácio de Buckingham chegou a anunciar que Edward um dia iria suceder o pai como duque de Edimburgo.

Árvore genealógica da família real

Árvore genealógica da família real

Árvore genealógica da família real

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias