Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Cara a cara: confira quem é quem na árvore genealógica da família real

A realeza não gira somente em torno de Elizabeth II. Por trás dos cargos sêniores, há uma leva de parentes que carrega o DNA da rainha

atualizado 29/01/2021 18:18

Família real - Kate Middleton, princesa Charlotte, príncipe William, príncipe George, rainha Elizabeth e príncipe PhilipBen A. Pruchnie/Getty Images

Nas últimas semanas, a coluna Claudia Meireles tem mostrado alguns nomes que pertencem à família real, mas não são tão conhecidos dos súditos. Recentemente, descobrimos que a veia fitness da realeza ficou com o muso Arthur Chatto, sobrinho-neto da rainha Elizabeth II. Também que o neto da monarca Peter Phillips separou da mulher, Autumn Phillips, após 12 anos de casados. Entretanto, ambos decidiram continuar sob o mesmo teto em prol das filhas. Uma delas é Savannah, de 9 anos, apelidada de pimentinha.

Embora pareça, a realeza não gira somente em torno da soberana nem do príncipe Charles, primeiro na linha de sucessão ao trono britânico. E muito menos dos dois filhos do herdeiro da coroa, William e Harry com suas respectivas mulheres, Kate Middleton e Meghan Markle. Por trás dos cargos sêniores, há uma leva de parentes que carrega o DNA da rainha e quando “causam” ganham as manchetes por fazerem parte da família mais vigiada do planeta.

Nos próximos dias, a árvore genealógica da dinastia aumentará em razão do nascimento do primogênito da princesa Eugenie com Jake Brooksbank. A alteza é a caçula do príncipe Andrew, terceiro filho da rainha Elizabeth II e de Philip, duque de Edimburgo. Quem também está grávida é Zara Tindall, filha da princesa Anne. O anúncio de mais um bebê real a caminho foi feito em dezembro. Sem mais delongas, vamos viajar pelo túnel do tempo da monarquia britânica. Prepare-se que lá vem história!

Família real
Alguns rostinhos da realeza britânica
Viagem no tempo

Quando assumiu o posto de rainha do Reino Unido e estados independentes, Elizabeth II tinha 25 anos, sendo coroada no ano seguinte. Ela ocupou o cargo após a morte do pai, George VI, aos 56 anos, em 1952. Uma das potências do mundo, o país teve mais de 50 soberanos de várias dinastias nos últimos 1,5 mil anos. A atual majestade representa a geração Windsor. A história da monarquia começou a ser escrita em 849 por Alfred, chamado de O Grande Real. Ele é considerado o primeiro rei da Inglaterra, segundo o site Britroyals.

Com a morte de Alfred em 899, seu filho Edward assumiu o controle do país tornando-se o rei de Wessex. À época, ele era chamado de O Velho. Passaram pelo trono britânico as dinastias Norman, Angevin, Plantagenet, Scottish Stewart, Lancaster, York, Tudor, Stuart e Hanôver até chegar nos Windsor. A história de passar a missão (e o estandarte da monarquia) ao primogênito se repetiu. Alguns líderes se destacaram enquanto estiveram no poder, por exemplo, o rei Henrique VIII.

Marcantes

Durante seu reinado de 1509 a 1547, Henrique VIII rompeu com a Igreja Católica, fundando a Anglicana para permitir o divórcio. O motivo? Casar-se quantas vezes fosse necessário até ter um filho do sexo masculino. Ao todo, ele disse “sim” seis vezes, uma delas com Ana Bolena, sua segunda mulher. Do relacionamento, nasceu uma menina que, com a morte do patriarca, ascendeu ao trono entre os anos de 1558 a 1603. A herdeira tornou-se Elizabeth I, a primeira rainha da Inglaterra.

0

Para manter-se no poder, Elizabeth I cravou uma briga com a meia-irmã Maria, monarca da Escócia, que queria derrubá-la. Ela não só encarou a rival, como abriu caminho a outras soberanas: as icônicas rainhas Victória e Elizabeth II. A primeira governou o país de 1837 a 1901. Em 63 anos de Era Vitoriana, ela e o marido, o príncipe Albert, redefiniram papéis da monarquia ao se envolveram em projetos sociais. O trabalho feito pela realeza na atualidade iniciou com a atuação soberana, conhecida como “avó da Europa”.

“Deus salve a rainha”

Mal sabia Victória que sua tataraneta, Elizabeth II, seria a monarca a ocupar por mais tempo o trono britânico. Em 2022, ela completará 70 anos de reinado. Mas, a soberana caiu de paraquedas no comando da coroa, assim como seu pai. Batizado de Albert, ele escolheu tornar-se o rei George VI. O patriarca precisou comandar a coroa após o irmão mais velho, Edward VIII, abdicar o posto para subir ao altar com Wallis Simpson, uma norte-americana divorciada. Ao decidir casar-se, ele perdeu o cargo de rei em 1936, conforme as normas da Igreja Anglicana.

Coroação do rei George VI no Buckingham Palace em 1937. Elizabeth Bowes-Lyon, a rainha Mary, o rei George V I, com as princesas Elizabeth e Margaret
Coroação do rei George VI no Buckingham Palace em 1937. Elizabeth Bowes-Lyon, a rainha Mary, o rei George V I, com as princesas Elizabeth e Margaret

O soberano George VI foi casado com Elizabeth Bowes-Lyon (famosa pela alcunha de Rainha-Mãe). Nascida na nobreza britânica, ela recusou várias propostas matrimoniais por ter dúvidas sobre a vida da realeza. A matriarca permaneceu ativa na vida pública mesmo depois de completar o centenário, em 2000. Ela morreu aos 101 anos, em março de 2002. Juntos, o rei e a Rainha-Mãe tiveram duas filhas, Elizabeth II e Margaret.

Com a precoce morte de George VI, a primogênita Elizabeth ascendeu ao trono e, à época, já estava casada com Philip, o duque de Edimburgo. A princípio, ele detinha o título de príncipe da Grécia e da Dinamarca, mas perdeu ao ser exilado da Grécia com a família durante sua infância. O futuro marido de Elizabeth II estudou na França, Alemanha e Reino Unido, antes de servir na marinha real britânica. No próximo dia 10 de junho, Philip completa 100 anos, considerado o homem real britânico que vive há mais tempo na história.

Casamento da rainha Elizabeth e do príncipe Philip
Registro do casamento da rainha Elizabeth e do príncipe Philip
Charles

Apelidada de Lilibeth, a rainha conheceu o amado aos 13 anos. Em 1947, Elizabeth e Philip disseram sim no altar da Abadia de Westminster. Juntos, tiveram quatro filhos: Charles, Anne, Andrew e Edward (do mais velho para o mais novo). Primeiro na linha de sucessão ao trono, Charles nasceu no Palácio de Buckingham. Educado em diversas instituições, o primogênito foi o primeiro herdeiro da monarquia a ter um diploma universitário. Com o título de príncipe de Gales, ele se casou com Diana Spencer em 1981.

Diana conheceu o príncipe Charles aos 16 anos. Eles aumentaram a árvore genealógica da família real. Reconhecida como Lady Di, a princesa engravidou primeiro de William e depois de Harry. Em um matrimônio marcado por polêmicas e traições, o casal resolveu assinar o divórcio em 1996. Um ano depois, ela morreu de forma trágica em um acidente de carro em Paris. À época, as suposições eram de que o filho da rainha tinha um caso com Camilla Parker Bowles, atualmente sua segunda mulher. Eles oficializaram a união civil em 2005.

Segundo na linha de sucessão da monarquia, o primogênito de Diana e Charles conheceu a amada na Universidade St. Andrews. Amigos de faculdade, William e Kate Middleton tiveram um namoro de oito anos até se tornarem marido e mulher em 2011. Duques de Cambridge, eles são pais de George, Charlotte, e Louis, de 7, 5 e 2 anos, respectivamente. Caçula de Lady Di, o príncipe Harry protagonizou diversos namoros até se apaixonar pela atriz Meghan Markle. Pais de Archie, de 1 ano, os duques de Sussex abdicaram dos postos da realeza no início de 2020 em busca de ter uma vida independente.

Árvore genealógica da família real

Árvore genealógica da família real
Árvore genealógica da família real

Anne

Com o título de princesa real, a princesa Anne é a única filha de Elizabeth e Philip. Ela já chegou a competir como amazona nos Jogos Olímpicos de 1972. Primeiramente, casou-se com o capitão Mark Phillips, com quem teve dois filhos, Peter Phillips e Zara Tindall. Infeliz com o matrimônio, Anne se separou do marido e começou um relacionamento com o oficial da marinha Timothy Lawrence, ex-fiel escudeiro da rainha.

No ano passado, Peter Phillips se divorciou da mulher, Autumn. O casal é pai de Savannah, de 9 anos, e Isla, de 7. Caçula de Anne, Zara Tindall não possui um título real, pois seus pais recusaram a oferta da rainha para que ela pudesse ter uma vida normal. Assim como a mãe, a neta de Elizabeth II disputou as Olimpíadas de Londres em 2012 e ganhou uma medalha de prata. Em 2011, ela oficializou o namoro com o ex-jogador de rugby Mike Tindall. São frutos do casamento, Mia Grace, de 6 anos, Lena Elizabeth, de 2, e um bebê está a caminho.

Árvore genealógica da família real

Árvore genealógica da família real

Andrew

Terceiro filho da rainha Elizabeth, o príncipe Andrew serviu a marinha por anos, inclusive durante a Guerra das Malvinas em 1982. Quatro anos depois, firmou a união com Sarah Ferguson na Abadia de Westminster. Do matrimônio, tiveram duas filhas, a primogênita Beatrice, atual mulher de Edoardo Mozzi; e a caçula Eugenie, grávida do primeiro filho, fruto do casamento com Jake Brooksbank. O bebê está previsto para nascer no início de fevereiro.

Nono bisneto da rainha Elizabeth II, a criança vai ocupar a décima primeira posição na linha de sucessão ao trono britânico, ficando atrás do primogênito da rainha, Charles; do príncipe William e de seus três filhos, George, Charlotte e Louis; do duque de Sussex, Harry, e de seu primogênito, Harry; do avô, o duque de York, Andrew; da tia, Beatrice; e da mãe, a princesa Eugenie.

Árvore genealógica da família realÁrvore genealógica da família real

Edward

Caçula de Elizabeth e Philip, o príncipe Edward tem 56 anos e é funcionário da realeza em tempo integral ao lado da mulher. Formado pela Universidade de Cambridge, ele ingressou na marinha, mas desistiu após quatro meses. Em 1999, subiu ao altar com Sophie Phys-Jones. Os dois namoraram por seis anos. Com o título de conde e condessa de Wessex, eles são pais de Louise Windsor, de 17 anos, e James, de 13 anos. Neto mais jovem da rainha, o adolescente é o visconde de Severn.

Árvore genealógica da família real

Árvore genealógica da família real

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias