Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Saiba o motivo de Archie, filho de Meghan e Harry, não ser um príncipe

Eis a questão: Archie tem ou não o direito de ser um príncipe? Meghan ficou em choque quando soube que o filho não teria o título real

atualizado 08/03/2021 19:00

Príncipe Harry, Meghan Markle e ArchieToby Melville - Pool/Getty Images

De tantos tópicos abordados na entrevista de Harry e Meghan Markle, um em especial tem dado o que falar: o primogênito do casal, Archie, de 1 ano, não receber um título de nobreza devido às especulações sobre a cor de sua pele por um integrante da dinastia. Filho do príncipe com a ex-atriz de Hollywood, o menino é considerado mestiço por conta da ascendência afro-americana da mãe.

Atualmente, a criança é a sétima na linha de sucessão ao trono britânico, ficando atrás do avô, Charles; tio, William; dos primos, George, Charlotte e Louis; além do pai, o príncipe Harry. Mesmo podendo ascender ao posto de comandante da Coroa, Archie não detém o direito de desfilar com o título de príncipe em razão das regras determinadas pelo rei George V há mais de um século.

Príncipe Harry, Meghan Markle e Oprah Winfrey
Príncipe Harry e Meghan Markle deram entrevista à Oprah Winfrey
Ser ou não ser?

Eis a questão: Archie tem ou não o direito de ser um príncipe? A resposta é não, de acordo com o jornal The Mirror. Por conta das mudanças estabelecidas pelo rei George V, o menino não pode deter o título. Tataravô de Harry, o monarca emitiu uma Carta Patente em 1917 com a seguinte decisão:

“[…] os netos dos filhos de qualquer tal soberano na linha masculina direta (exceto apenas o filho mais velho vivo do filho mais velho do príncipe de Gales) terão e desfrutarão em todas as ocasiões do estilo e título desfrutados pelos filhos dos duques destes nossos reinos”, escreveu George V.

Meghan Markle e o filho Archie
Meghan ficou em choque quando soube que o filho não teria o título nem proteção policial

Com a sentença do soberano, somente o primogênito de William, George, tem direito ao título de príncipe. Com 7 anos, o garoto é o filho mais velho do filho mais velho do príncipe de Gales, no caso, Charles. Ele ocupa a terceira posição na linha de sucessão ao trono.

Os outros dois herdeiros de William, Charlotte e Louis, são considerados princesa e príncipe, respectivamente, devido uma Carta-Patente emitida pela rainha Elizabeth II. Antes de George nascer em 2013, a soberana publicou um documento que garantiu a todos os filhos dos Cambridges terem títulos adequados. Caso a monarca não tivesse mexido os pauzinhos, Charlotte seria chamada de dama e Louis de lorde.

Outro ponto que entra em questão é que George, Chalotte e Louis são herdeiros diretos de um futuro monarca, diferentemente de Archie. Quando os filhos de William e Kate Middleton começarem a formar a própria família, haverá uma dança das cadeiras na fila para assumir a Coroa britânica.

Príncipe Harry e Archie
Archie é o primogênito do príncipe Harry
Outros títulos

Como tecnicamente Archie não pode desfrutar do título de príncipe, constam outras opções. Primeiro herdeiro do caçula da princesa Diana, o menino poderia ter se tornado conde de Dumbarton, denominação dada a Harry. Também existia a possibilidade da criança passar a ser chamada de lorde Archie Mountbatten-Windsor.

Uma fonte anônima confirmou que os duques de Sussex decidiram que o garoto deveria ser um mestre Archie Mountbatten-Windsor regular. A revelação ganhou as manchetes após o nascimento do menino, em maio de 2019. Enquanto integrava a família real, Harry costumava enfatizar sobre querer ser visto como uma pessoa normal. Com a chegada do herdeiro, o paizão aspirou dar ao filho a oportunidade de viver “livre” sem o fardo de ser um príncipe.

Meghan Markle e Archie
Trecho extraído de um vídeo mostrado na entrevista. Meghan e Archie vivem nos Estados Unidos

Ao contrário do marido, Meghan contestou a decisão de Archie não receber o título apropriado na entrevista à Oprah Winfrey: “É seu direito de nascença fazer uma escolha”. Para a ex-atriz, a nomeação de príncipe vai além da definição de grandeza, mas envolve questões de segurança. Ela queria que o filho tivesse a denominação para ter proteção policial.

Segundo o The Mirror, nem todos os membros da realeza possuem seguranças, por exemplo, as irmãs, a princesa Beatrice e Eugenie. A proteção delas não é mais paga pelo contribuinte britânico. Ao saber do veredito de Archie não receber o título, Meghan Markle entrou em choque com a possibilidade do filho “não estar seguro”.

0
Racismo

No bate-papo concedido à Oprah Winfrey, Meghan confessou que um membro da família real demonstrou “preocupações” sobre o “quão escura” seria a pele de Archie. A discussão foi feita a Harry quando a duquesa de Sussex estava grávida. O casal optou por não revelar a identidade do integrante da realeza. Segundo a ex-atriz, a pessoa alegou que o fato do menino ser “muito moreno” poderia ser um “problema para os seus sogros”.

“A ideia do primeiro membro de cor desta família não ter o mesmo título que os outros netos teriam”, manifestou a duquesa de Sussex. Ao avaliar o assunto abordado, o The Mirror fez o apontamento de não saber se a recusa de tornar Archie em um príncipe está relacionada ao atual momento ou quando o pai de Harry, Charles, assumir o cargo de rei. Com o avô no posto de monarca, a criança tem direito ao título.

Achie com o avô e o pai
Príncipe Charles com o filho Harry e o neto Archie

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias