Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Sem queda e caspa: experts listam 12 mandamentos para ter o cabelo saudável

Aprenda a cuidar corretamente dos fios e prepare-se para causar inveja (boa) com madeixas fortes, hidratadas e radiantes

atualizado 29/01/2021 20:23

Jovens com o cabelo radiante CoffeeAndMilk/Getty Images

Com que frequência deve-se lavar o cabelo? Como prevenir a queda dos fios? O microagulhamento ajuda a deixar as madeixas saudáveis? Diante de tantas perguntas, somente uma lista com conselhos de especialistas é capaz de sanar as dúvidas sobre como cuidar da cabeleira – seja crespa, seja lisa. Como o pedido dos leitores tem o peso de uma ordem, a coluna Claudia Meireles criou um glossário com os 12 mandamentos capilares, de acordo com uma publicação da revista Town & Country.

A revista norte-americana entrevistou hair stylists, dermatologista e representantes de marcas de produtos capilares. Um dos especialistas afirmou: “Nosso cabelo é tão único quanto nossas impressões digitais. Abrace o que é seu”. Depois desse “tapa na cara” para cuidar corretamente dos fios, prepare-se para causar inveja (boa) com madeixas fortes, hidratadas e radiantes.

Mandamento 1

A frequência com que se deve lavar o cabelo depende do tipo de fio. Por exemplo, crespo, cacheado, liso e ondulado. Algumas pessoas juram que precisam aplicar xampu e condicionador nas madeixas a cada dois dias, enquanto outras o fazem uma vez por semana. Aos conspiradores de uma teoria, fica o aviso de não existir uma regra rígida a respeito do assunto, conforme explica o especialista Dhiran Mistry, do David Mallett Salon, em Nova York.

“A lavagem diária pode secar drasticamente o cabelo, mas há xampus menos rigorosos que podem hidratar mais do que outros, é um bom meio-termo para não ressecar muito”, explicou o hair stylist. Segundo Mistry, quem tem fios finos gosta da sensação de madeixas limpas e secas, por deixá-las com o aspecto de mais volume. Já pessoas com fios grossos não precisam lavar com frequência, pois o cabelo tende a absorver mais dos óleos naturais gerados pelo couro cabeludo.

Mulher lavando o cabelo
Dhiran Mistry responde sobre a frequência com que se deve lavar o cabelo
Mandamento 2

Habituado a receber a pergunta sobre quantas vezes deve-se cortar o cabelo, Mistry já tem a resposta na ponta da língua. “Costumo ver pessoas que não aparam faz um tempo com cabelos longos e pontas finas. Isso ocorre porque estão focadas no comprimento e não na consistência. Assim, as raízes parecem grossas e as pontas, bem mais esparsas”, ressaltou. Como regra geral, o especialista aconselha cortar os fios a cada oito semanas, em especial quem cuida mais das madeixas com coloração, modelagem térmica e tratamentos com queratina.

Mulher cortando o cabelo
O expert sugere cortar as madeixas a cada oito semanas
Mandamento 3

No mundo ideal do hair stylist, o uso de secador, chapinha ou babyliss seria deixado para ocasiões especiais. Enquanto os fios finos podem ser secos ao ar, os mais grossos podem optar pelo calor dos equipamentos. Entretanto, deve-se utilizá-los novamente após uma semana e com as madeixas higienizadas. Para quem tem cabelo crespo, Dhiran Mistry indica fazer algum tipo de redefinição das mechas com um spray de água. A ideia é reduzir ao mínimo a modelagem térmica, a fim de proteger a cutícula capilar.

“Entender seu cabelo e obter o máximo de sua textura natural permitirá que você confie mais em produtos e menos em modelagem térmica. As fórmulas ajudam a proteger seus fios, além de melhorar a forma ou textura”, esclareceu o cabeleireiro. Se realmente precisar usar os equipamentos, lembre-se de que os secadores agridem menos a fibra capilar, por aplicar menos calor direto, quando comparado aos alisadores.

Mulher usando secador
Cuidado com o uso do secador, chapinha ou babyliss
Mandamento 4

Está com cabelos opacos e quebradiços? Dhiran Mistry sugere usar uma fórmula que promete recuperar a hidratação e força dos fios. O produto é o Chronologiste Thermique Régénérant, da Kérastase, marca queridinha de Kate Middleton e de Meghan Markle. Recomendado para todos os tipos de madeixas, o leave-in regenerador revitaliza e suaviza a textura capilar, protege os fios do calor e controla o frizz por até 24 horas. Na composição, traz ácido hialurônico, abyssine e vitamina E.

O Chronologiste Thermique Régénérant está à venda por R$ 398 no site Beleza na Web.

Chronologiste Thermique Régénérant, da Kérastase
Chronologiste Thermique Régénérant, da Kérastase
Mandamento 5

Gosta de tomar banho em água escaldante? Fica a dica para você! De acordo com o especialista, uma maneira fácil de dar um pouco de brilho aos fios é diminuindo a temperatura da água do chuveiro. “Lavar o cabelo com água fria vai ‘vedar’ a cutícula. Quando fechada, reflete luz e deixa o cabelo com um aspecto brilhante”, explicou Mistry. Se desejar madeixas reluzentes, vale apostar em cremes ou óleos protetores.

Jovens com o cabelo radiante
Quer ter fios radiantes? Dê adeus ao banho com água megaquente
Mandamento 6

Colorista do salão francês David Mallett, o expert Lionel Atlzas orienta dar um intervalo entre as transformações de tons para minimizar o estresse com os fios, principalmente quando for fazer raízes ou mechas. “A melhor maneira para o cabelo cicatrizar é espaçar as marcações de cor, enquanto nutre e hidrata em casa, com máscaras que podem ser aplicadas uma vez por semana no período de 5 a 10 minutos”, salientou.

Na avaliação de Mallett, uma tática poderosa é usar xampu e condicionador indicado para a cor do cabelo. De preferência, os produtos não devem trazer na fórmula sulfato, substância que tira a tonalidade.

Mulher lavando o cabelo
Optar por lavar os fios com xampu e condicionador apropriado para a cor
Mandamento 7

O dermatologista Steven Shapiro afirma que há diversos motivos para os fios caírem além do normal. Segundo o médico, um especialista precisa fazer um diagnóstico a fim de definir o tratamento. Nos Estados Unidos, o Minoxidil é a única terapêutica com prescrição aprovada pela Food and Drug Administration (FDA) com foco na queda de cabelo das mulheres. O medicamento estimula o fluxo sanguíneo saudável no couro cabeludo, permitindo que o oxigênio e nutrientes vitais fluam para os folículos capilares e aumentem a capacidade de crescimento das madeixas.

Quem preferir não recorrer às propriedades do Minoxidil, o dermatologista aconselha usar produtos que trazem na composição bagas de Saw Palmetto, extrato de chá verde e cafeína. Tais ingredientes protegem contra o DHT, hormônio com o potencial de encolher e danificar os folículos capilares e, assim, prejudicar o crescimento do cabelo.

Escova com cabelo
Ao notar a queda do cabelo, procure um dermatologista para avaliar o caso
Mandamento 8

“O que você come e deixa de comer pode ter um grande impacto em seu cabelo”, destacou Shapiro. As formiguinhas de plantão, ou seja, os consumidores de doces, tendem a produzir níveis elevados de DHT, hormônio que estimula a queda das madeixas. O médico orienta minimizar o consumo de açúcar e priorizar alimentos ricos em nutrientes, como proteínas, vitamina C e ômega 3. Substâncias como ferro, biotina, zinco, folato e vitamina B12 são fundamentais para a saúde capilar.

Quem apresenta níveis baixos de ferro, B12 e folato pode ter anemia e, consequentemente, há uma redução no fluxo sanguíneo para os fios. Outra dica do dermatologista é tomar um probiótico, com o intuito de ajudar o intestino a absorver os nutrientes necessários para o cabelo se desenvolver.

Mulher com o cabelo grande
Fique de olho na alimentação para ter cabelos saudáveis
Mandamento 9

Outra maneira de melhorar a saúde capilar está na aplicação de microagulhas no couro cabeludo. “Acredita-se que a técnica estimule o crescimento dos fios de forma independente por meio da regeneração dos folículos capilares”, explicou Steven Shapiro. O procedimento deixa temporariamente um pequeno canal na pele, possibilitando uma melhor absorção das fórmulas dos produtos tópicos.

Couro cabeludo de mulher
O microagulhamento é uma técnica que ajuda os fios a crescerem
Mandamento 10

Presidente da marca de produtos capilares orgânicos Leonor Greyl, Caroline Greyl cita que um erro comum das pessoas com couro cabeludo oleoso é usar xampu de bebê, pois precisam lavar os fios com frequência e não querem agredir a fibra das madeixas. Segundo a executiva, o hábito constitui um erro porque fórmulas infantis têm poucos agentes de limpeza e não são capazes de tratar a condição. Ela sugere escolher um xampu menos agressivo, para não ativar as glândulas sebáceas.

“O xampu certo deve permitir que você higienize o cabelo quantas vezes quiser, sem causar uma reação de seborreia. Recomenda-se também um tratamento leave-in após lavar os fios. O produto ajuda a manter as madeixas limpas por mais tempo e prolonga a fixação do penteado, trazendo uma melhora real para os problemas do couro cabeludo oleoso”, frisou Caroline Greyl.

Mulher olha o cabelo no espelho
A expert orienta usar um xampu menos agressivo, para não ativar as glândulas sebáceas
Mandamento 11

Não dá para negar que a caspa causa transtornos no couro cabeludo. Para tratar a doença com eficácia, a cofundadora da etiqueta Júpiter, Robbie Salter, sugere recorrer aos produtos com piritionato de zinco.

Antes, deve-se avaliar o seu tipo de descamação:

“Por exemplo, flocos que parecem açúcar em pó indicam um couro cabeludo seco, exigindo um xampu medicamentoso de duas a três vezes por semana e condicionamento em toda lavagem. Já flocos mais grossos, maiores e amarelados apontam um caso de dermatite seborreica, exigindo o uso de xampu e condicionador medicamentoso com maior frequência, além da aplicação de ativos em sequência”, diz Robbie Salter.

Mulher coçar a cabeça
Um dos sintomas da caspa é a coceira no couro cabeludo
Mandamento 12

“Nosso cabelo é tão único quanto nossas impressões digitais. Cada um de nós tem uma combinação própria de texturas, tipos e atributos que compõem o nosso ‘padrão capilar’. Abrace o que é seu”, esclareceu Akuba Torvikey, diretor de desenvolvimento de produto da Pattern Beauty. A regra de ouro do profissional é deixar as madeixas em paz, sem manipular produtos químicos agressivos, e evitar o calor.

Menina feliz com o cabelo
“Nosso cabelo é tão único quanto nossas impressões digitais”, disse Akuba

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Mais lidas
Últimas notícias