Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Especialistas em beleza dão dicas para evitar pele e cabelos ressecados

A esfoliação do corpo e do couro cabeludo é o primeiro passo para garantir pele saudável e hidratada. Veja as dicas de cinco experts

atualizado 29/12/2020 12:18

Limpeza de peleAndrea Piacquadio/Pexels

O Verão chegou com tudo e muita gente já está de malas prontas para curtir os dias de sol na praia ou na beira da piscina nas férias. A exposição ao sol, vento, água do mar e cloro da piscina contribuem para que a pele e os cabelos fiquem mais ressecados nesta época do ano.

À W Magazine, especialistas do universo dos cosméticos e responsáveis pela beleza de celebridades deram algumas dicas valiosas de como prevenir os efeitos do ressecamento e contornar a situação com cuidados em casa.

Massagem facial

A acupuntura cosmética e massagens realizadas com frequência ajudam a reequilibrar todo o sistema da pele. A acupunturista facial Sarah Bradden revela que suas massagens favoritas são as gua sha que une pontos de acupressão e exercícios faciais. O método milenar utiliza cristais para reduzir o inchaço, aliviar a tensão dos músculos e aumentar a circulação sanguínea do rosto. Ele pode ser feito com óleos de rosa ou rosa mosqueta.

Para complementar o tratamento, Sarah garante que os cuidados com a pele comecem de dentro para fora, com uma dieta nutritiva, rica em caldos sazonais e raízes de vegetais que ajudam a manter a elasticidade da pele. O cacau, por exemplo, é um excelente antioxidante e anti-inflamatório.

0

 

 

Esfoliação

A esfoliação é uma das etapas mais importantes pois prepara a epiderme para a penetração mais profunda dos produtos de hidratação. A facilista Gina Marí selecionou alguns produtos que vão dar um upgrade no processo.

As luvas esfoliantes são ótimas para remover a pele morta durante o banho. Mas atenção, elas devem ser trocadas com regularidade.

Assim como os cristais para gua sha, existem ferramentas desenvolvidas para a pele do corpo, como o Body Plane da Esker Beauty. A massagem proporciona uma esfoliação suave sem agredir ou irritar a pele, além de ajudar a controlar o ressecamento.

Para uma esfoliação completa, a especialista recomenda também o Buff-N-Stuff da marca Bradley Beauty. O produto combina a enzima do limão fresco com mel orgânico e pérolas de açúcar. “A solução perfeita para a esfoliação da cabeça aos pés”, garante. Para a região dos olhos, ela sugere o sérum Porte per la Vitalita da Furtuna Skin.

0
Rotinas de hidratação da pele

A doutora Barbara Sturm sugere uma rotina de cuidados que inclua esfoliação, banhos de leite, saunas, hidratação e massagem de drenagem linfática. O ritual de beleza inclui escovação do corpo a seco por alguns minutos antes do banho, de duas a três vezes por semana. Além de eliminar a pele morta, a técnica ajuda a impulsionar o metabolismo e aumentar a circulação sanguínea e o fluxo linfático, garante. A escovação deve começar pelos pés, subindo em movimentos lentos e no sentido horário em direção ao coração, usando uma pressão firme, mas confortável.

A prática também pode ser feita no banho com produtos que removem impurezas, reduzem os pelos encravados e deixam a pele mais lisa. Barbara sugere três produtos de sua linha de cosméticos: o Sturm Facial Scrub seguido pelo Sturm Enzyme Cleanser e pelo creme corporal anti-envelhecimento Sturm.

O banho de leite é uma ótima fonte de vitamina E, um antioxidante natural; minerais nutritivos para a pele, como o zinco, que possui propriedades anti-inflamatórias; e de ácido lático, que atua como um esfoliante suave. Além disso, a gordura e as proteínas do leite nutrem e suavizam a pele. A Dra. Barbara Sturm destaca também os benefícios da sauna para a pele e para o sistema cardiovascular. Aqui a dica é aplicar um sérum com ácido hialurônico e creme facial imediatamente após o término do banho de sauna para selar a umidade e evitar a desidratação por osmose.

Por fim, ela recomenda a drenagem linfática suave para “despertar a pele”, filtrar as toxinas e promover uma pele saudável e radiante. O ritual deve começar com a aplicação de um sérum em todo o rosto e pescoço para reduzir o atrito. Em seguida, começando logo acima da clavícula, massageie suavemente a pele usando as pontas dos dedos em movimentos circulares descendentes por um minuto. Mova o pescoço para cima, massageando lentamente por sete a 10 empurrões suaves e, em seguida, use as pontas das mãos para continuar a massagem em direção aos lados externos do pescoço.

Depois, faça uma massagem suave desde a testa até a linha da mandíbula com os dedos, usando um movimento de varredura voltado para baixo. Repita o mesmo movimento do queixo em direção às orelhas e depois do lábio superior e maçãs do rosto para fora. Já na região dos olhos, a massagem deve ser feita em movimentos voltados para fora em direção à linha do cabelo.

0
Banho de aveia e produtos mais hidratantes

Seguindo a linha de cuidados com a pele, a Dra. Rosemary Ingleton, da Rose MD Skincare, afirma que o primeiro passo para evitar uma pele ressecada é trocar os sabonetes faciais em gel pelos de espuma ou leitosos e reduzir a frequência de banhos quentes. A água em temperatura mais elevada reduz a oleosidade natural da pele.

A aplicação de um óleo corporal logo após o banho ajuda a absorver melhor as loções ou cremes hidratantes aplicados em seguida. Peles mais secas pedem produtos mais consistentes e espessos na etapa da hidratação. Dê preferência pelos cremes com ingredientes como glicerina, ceramidas, vaselina e manteiga de karité.

Banhos com aveia também aliviam a coceira e a secura da pele. Para os pés, Rosemary recomendo o creme Eucerin Roughness Relief Spot Treatment devido aos altos níveis de ureia e ceramidas para suavizar a pele seca e com calosidades.

Pensando na hidratação a longo prazo, a doutora sugere que as pessoas ingiram mais peixes ricos em óleos, como o salmão e a sardinha, ou na forma de suplementos para aumentar a umidade da pele e fornecer as vitaminas necessárias para a saúde dela.

0
Cabelos e couro cabeludo saudáveis

Produtos umectantes são a aposta de Philip B., fundador da marca de cosméticos para o cabelo Philip B. Botanicals, para equilibrar o cabelo, a pele e o couro cabeludo em períodos em que eles tendem a ficar mais secos. Outra dica valiosa é considerar pular uma lavagem e não usar secador ou chapinha. “Dê descanso e relaxamento ao seu cabelo”, sugere.

As células mortas do couro cabeludo ressecado podem ser removidas com uma escovação leve do cabelo. Isso vai permitir o melhor funcionamento do folículo. É interessante incluir na rotina de cuidados uma esfoliação hidratante do couro cabeludo semanal. “Uma vez que não haja acúmulo, o sebo irá segregar e a nutrição dos produtos hidratantes será mais bem adaptada para que o couro cabeludo receba os benefícios dos ativos”, disse à publicação. O especialista recomenda o Philip B. Peppermint Avocado Scalp Scrub para esses casos, o shampoo e condicionador Forever Shine e o shampoo condicionador Suave.

Um dica coringa para manter-se hidratado é cultivar plantas do tipo palmeira em casa, como a palmeira-areca. Elas liberam grandes quantidades de água no ar e também removem as toxinas químicas.

0

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias