metropoles.com

Hairstylist Lúcia de Souza ensina como pintar os cabelos em casa

A cabelereira dá dicas valiosas para quem quer esconder os fios brancos durante o período de isolamento em casa

atualizado

Compartilhar notícia

Maria Lúcia de Souza/Arquivo pessoal
Maria Lúcia de Souza
1 de 1 Maria Lúcia de Souza - Foto: Maria Lúcia de Souza/Arquivo pessoal

O decreto do GDF que proíbe o funcionamento de diversos setores do comércio obrigou os salões de beleza do Distrito Federal a fecharem as portas até 5 de abril, ou enquanto a restrição estiver vigente.

Muita gente tem se perguntado sobre como se virar em casa para manter as unhas e os cabelos bonitos. Até lá, a solução é recorrer ao Do it Yourself (DIY), o famoso faça você mesmo.

A hairstylist Maria Lúcia de Souza, do salão La Belle, tem mais de 40 anos de experiência no mercado e é conhecida por sua simpatia, alto astral e zelo pelas clientes que atende. “Quando eu recebo minhas clientes, eu já sei o que vou fazer com cada uma delas. Sou muito detalhista e dedicada”, ressalta.

Ela já cuidou das madeixas de Cleucy OliveiraAna Maria Gontijo, Marly Sarney, Roseana Sarney e Anna Cristina Kubitschek e, agora, compartilha com o Metrópoles um passo a passo de como pintar os cabelos em casa, com resultado similar ao salão de beleza.

Tanto para esconder os brancos quanto para pintar o cabelo todo, Maria Lúcia afirma que é preciso misturar duas tonalidades diferentes para chegar ao resultado esperado. No primeiro caso, ela recomenda tinturas de número 6.0 e 7.0, para quem tem os cabelos escuros; e 8.0 e 7.0, para as loiras. Suas marcas preferidas são Majirel, Wella e L’Oréal.

O ideal é que o cabelo tenha sido lavado no dia anterior, “mas não precisa estar sujo para fazer a aplicação”, garante Maria Lúcia.

Tinta X Tonalizante

A tinta oferece uma fixação mais forte e duradoura do que o tonalizante. Segundo Maria Lúcia, o tonalizante desbota em até 15 dias, à medida que os cabelos são lavados.

Retoque da raiz

Em um pote, coloque 3/4 da tinta 6.0 (para cabelos escuros) ou 8.0 (para os claros) e 2/4 da 7.0. A medida renderá mais de meio tubo e é suficiente para pintar a raiz dos cabelos. Acrescente 25 ml de água oxigenada 20 vl e misture bem.

“Quem tem luzes ou mechas deve ter atenção para não pintar mais do que o necessário. O pincel médio será perfeito para a aplicação”, destaca.

Antes de aplicar, separe o cabelo em mechas. Primeiro a “coroa da frente”, de orelha a orelha; depois, divida os fios em três mechas – franja e laterais.

Agora, cada parte deve ser separada em mechas menores, para garantir que todos os fios recebam a coloração. “Por último, use o pincel da aplicação e passe na frente para dar uma reforçada”, comenta.

Deixe a coloração agir por 30 a 40 minutos e lave bem. Isso vai garantir que os fios não fiquem manchados ou com tonalidades diferentes.

Da raiz para todo o comprimento do cabelo

Mais cabelo exige mais tinta, então, anote as medidas para pintar os fios: um tubo inteiro de coloração 6.0 ou 8.0, 1/2 tubo de 7.0 e 30 ml de água oxigenada 20 vl.

Divida o cabelo ao meio, da testa até a nuca. Cada lado deve ser separado em outras três a quatro mechas com prendedores. Vá aplicando a tinta com o pincel apenas na raiz.

“Sempre comece pelas mechas mais próximas à testa. Isso vai garantir que os branquinhos demorem a aparecer”, enfatiza.

Deixe a tinta agir por 40 min e, na sequência, puxe para o comprimento dos fios, até as pontas. Agora, aguarde mais 10 min.

Manchou a orelha e a testa? Sem pânico!

O ideal é passar gel protetor de pele nas orelhas e na testa antes de aplicar a coloração. Com o comércio fechado, talvez não seja fácil encontrá-lo no momento. Maria Lúcia tem uma receita infalível para quando a pele fica manchada: adoçante!

“Aplique um pouco de adoçante, aquele de café mesmo, em um algodão e passe sobre a pele. Sai tudo!”, garante a especialista.

Cuidados com os fios

Agora que você já aguardou o tempo necessário para que o pigmento fixe nas madeixas, é hora de lavá-los. A cabeleireira indica que as clientes lavem os cabelos duas vezes com shampoo, tirem o excesso de água dos fios e apliquem uma máscara para hidratação.

Passe de mecha por mecha e deixe agir por 20 a 30 min. Na sequência, basta enxaguar bem. Não é necessário aplicar o condicionador.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?