Hairstylist Lúcia de Souza ensina como pintar os cabelos em casa

A cabelereira dá dicas valiosas para quem quer esconder os fios brancos durante o período de isolamento em casa

Maria Lúcia de SouzaMaria Lúcia de Souza/Arquivo pessoal

atualizado 24/03/2020 12:30

O decreto do GDF que proíbe o funcionamento de diversos setores do comércio obrigou os salões de beleza do Distrito Federal a fecharem as portas até 5 de abril, ou enquanto a restrição estiver vigente.

Muita gente tem se perguntado sobre como se virar em casa para manter as unhas e os cabelos bonitos. Até lá, a solução é recorrer ao Do it Yourself (DIY), o famoso faça você mesmo.

A hairstylist Maria Lúcia de Souza, do salão La Belle, tem mais de 40 anos de experiência no mercado e é conhecida por sua simpatia, alto astral e zelo pelas clientes que atende. “Quando eu recebo minhas clientes, eu já sei o que vou fazer com cada uma delas. Sou muito detalhista e dedicada”, ressalta.

Ela já cuidou das madeixas de Cleucy OliveiraAna Maria Gontijo, Marly Sarney, Roseana Sarney e Anna Cristina Kubitschek e, agora, compartilha com o Metrópoles um passo a passo de como pintar os cabelos em casa, com resultado similar ao salão de beleza.

Tanto para esconder os brancos quanto para pintar o cabelo todo, Maria Lúcia afirma que é preciso misturar duas tonalidades diferentes para chegar ao resultado esperado. No primeiro caso, ela recomenda tinturas de número 6.0 e 7.0, para quem tem os cabelos escuros; e 8.0 e 7.0, para as loiras. Suas marcas preferidas são Majirel, Wella e L’Oréal.

O ideal é que o cabelo tenha sido lavado no dia anterior, “mas não precisa estar sujo para fazer a aplicação”, garante Maria Lúcia.

Tinta X Tonalizante

A tinta oferece uma fixação mais forte e duradoura do que o tonalizante. Segundo Maria Lúcia, o tonalizante desbota em até 15 dias, à medida que os cabelos são lavados.

Retoque da raiz

Em um pote, coloque 3/4 da tinta 6.0 (para cabelos escuros) ou 8.0 (para os claros) e 2/4 da 7.0. A medida renderá mais de meio tubo e é suficiente para pintar a raiz dos cabelos. Acrescente 25 ml de água oxigenada 20 vl e misture bem.

“Quem tem luzes ou mechas deve ter atenção para não pintar mais do que o necessário. O pincel médio será perfeito para a aplicação”, destaca.

Antes de aplicar, separe o cabelo em mechas. Primeiro a “coroa da frente”, de orelha a orelha; depois, divida os fios em três mechas – franja e laterais.

Agora, cada parte deve ser separada em mechas menores, para garantir que todos os fios recebam a coloração. “Por último, use o pincel da aplicação e passe na frente para dar uma reforçada”, comenta.

Deixe a coloração agir por 30 a 40 minutos e lave bem. Isso vai garantir que os fios não fiquem manchados ou com tonalidades diferentes.

Da raiz para todo o comprimento do cabelo

Mais cabelo exige mais tinta, então, anote as medidas para pintar os fios: um tubo inteiro de coloração 6.0 ou 8.0, 1/2 tubo de 7.0 e 30 ml de água oxigenada 20 vl.

Divida o cabelo ao meio, da testa até a nuca. Cada lado deve ser separado em outras três a quatro mechas com prendedores. Vá aplicando a tinta com o pincel apenas na raiz.

“Sempre comece pelas mechas mais próximas à testa. Isso vai garantir que os branquinhos demorem a aparecer”, enfatiza.

Deixe a tinta agir por 40 min e, na sequência, puxe para o comprimento dos fios, até as pontas. Agora, aguarde mais 10 min.

Manchou a orelha e a testa? Sem pânico!

O ideal é passar gel protetor de pele nas orelhas e na testa antes de aplicar a coloração. Com o comércio fechado, talvez não seja fácil encontrá-lo no momento. Maria Lúcia tem uma receita infalível para quando a pele fica manchada: adoçante!

“Aplique um pouco de adoçante, aquele de café mesmo, em um algodão e passe sobre a pele. Sai tudo!”, garante a especialista.

Cuidados com os fios

Agora que você já aguardou o tempo necessário para que o pigmento fixe nas madeixas, é hora de lavá-los. A cabeleireira indica que as clientes lavem os cabelos duas vezes com shampoo, tirem o excesso de água dos fios e apliquem uma máscara para hidratação.

Passe de mecha por mecha e deixe agir por 20 a 30 min. Na sequência, basta enxaguar bem. Não é necessário aplicar o condicionador.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias