Ibope: Eliana alcança 23% e dispara. Fraga tem 13% e passa Rollemberg

Em comparação ao último levantamento, a candidata do Pros cresceu nove pontos percentuais e se consolida na liderança pelo Buriti

MATHEUS VENZI/ESPECIAL PARA O METRÓPOLESMATHEUS VENZI/ESPECIAL PARA O METRÓPOLES

atualizado 13/09/2018 7:44

Pesquisa Ibope encomendada pela TV Globo e divulgada nesta quarta-feira (12/9) mostra grande diferença entre a candidata ao Governo do Distrito (GDF) Federal Eliana Pedrosa (Pros) e os demais postulantes ao Palácio do Buriti. Eliana aparece com 23%, 10 pontos percentuais à frente de Alberto Fraga (DEM), o segundo colocado. Rodrigo Rollemberg (PSB) vem em seguida, com 12%. Rogério Rosso está empatado tecnicamente com Fraga e Rollemberg, com 10%.

Candidato do MDB ao GDF, Ibaneis Rocha chegou a 7%, marca superior aos 2% registrados na pesquisa anterior.

A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A arrancada de Eliana já havia sido destacada na pesquisa Metrópoles/FSB, divulgada nessa terça (11). Na ocasião, a postulante apareceu com 20%.

Em relação à última pesquisa Ibope, divulgada no dia 24 de agosto, Eliana subiu nove pontos percentuais. Ela tinha 14%. Fraga subiu três pontos, Rosso aumentou dois p.p. e Rollemberg ficou estagnado nos 12%.

Confira os percentuais de intenção de votos:

Eliana Pedrosa (Pros): 23%
Alberto Fraga (DEM): 13%
Rodrigo Rollemberg (PSB): 12%
Rogério Rosso (PSD): 10%
Ibaneis (MDB): 7%
Miragaya (PT): 4%
General Paulo Chagas (PRP): 3%
Alexandre Guerra (Novo): 2%
Fátima Sousa (PSOL): 2%
Renan Rosa (PCO): 1%
Guillen (PSTU): 0%
Brancos/nulos: 15%
Não sabem: 8%

Foram ouvidos 1.204 eleitores de todas as regiões do DF entre 9 e 11 de setembro. Os números de registro são DF-04805/2018, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e BR-06394/2018 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O nível de confiança é de 95%.

Renan Rosa (PCO) teve a candidatura indeferida pelo TRE-DF nessa segunda-feira (10/9).

Segundo turno
Esta é a primeira vez que o instituto analisa cenários para o segundo turno. Na simulação de três cenários possíveis, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) e candidato à reeleição não venceria em nenhum deles.

Contra Eliana Pedrosa (Pros), o chefe do Executivo perderia por 48% a 21%. Entre ele e Fraga, os eleitores escolheriam Fraga com 40% e Rollemberg teria 24%. Se Fraga e Eliana se enfrentassem em um segundo turno, Eliana venceria por 41% a 27%.

A situação é semelhante aos cenários traçados pela Pesquisa Metrópoles/FSB divulgada na última terça (11): o governador seria derrotado caso concorresse contra Eliana, Fraga ou Rogério Rosso (PSD). O levantamento apontou que ele empataria com Ibaneis Rocha (MDB).

Confira o cenário exposto pela pesquisa Ibope:

Eliana Pedrosa 48% x 21% Rollemberg
Alberto Fraga 40% x 24% Rollemberg
Eliana Pedrosa 41% x 27% Alberto Fraga

Rejeição
Pesquisa Ibope aponta que o governador Rodrigo Rollemberg mantém a maior rejeição entre os buritizáveis.

O candidato à reeleição ao Governo do Distrito Federal (GDF) soma 52%, contra 24% de Alberto Fraga (DEM). Logo atrás vêm: Eliana Pedrosa (Pros), com 17%; Júlio Miragaya (PT), 15%; Rogério Rosso (PSD), 13%; Fátima Sousa (PSol) e Ibaneis Rocha (MDB), 10%; general Paulo Chagas (PRP), 9%; Renan Rosa (PCO), 8%; Alexandre Guerra (Novo) e Guillen (PSTU), com 7%.

Apenas 2% dos entrevistados disseram que votariam em qualquer um dos candidatos, enquanto 11% não opinaram ou não souberam responder.

Senado
A ex-jogadora Leila Barros — a Leila do Vôlei — e o senador Cristovam Buarque (PPS) aparecem nos primeiros lugares para as duas cadeiras disponíveis para o Senado Federal, de acordo com a pesquisa. A liderança da dupla também foi verificada pela pesquisa Metrópoles/FSB, divulgada na terça (11).

De acordo com o novo levantamento do Ibope, a ex-secretária de Esportes possui 24% das intenções de votos dos brasilienses, enquanto o ex-reitor da Universidade de Brasília angariou 21% da preferência dos entrevistados. Pela margem de erro, que é de 3% para mais ou para menos, os dois estariam empatados tecnicamente.

O deputado federal Izalci Lucas (PSDB) aparece logo atrás com 20% das indicações. Com isso, ele e o senador do PPS também estão empatados. Chico Leite (Rede) conquistou 12% dos eleitores, e o petista Wasny de Roure, 11%. Dos entrevistados, 40% disseram não saber em quem votar para o Senado.

Veja as intenções de voto de cada candidato:

Leila do Vôlei (PSB): 24%
Cristovam Buarque (PPS): 21%
Izalci (PSDB): 20%
Chico Leite (Rede): 12%
Wasny (PT): 11%
Fadi Faraj (PRP): 6%
Helio Queiroz (PP): 3%
Marcelo Neves (PT): 3%
Paulo Roque (Novo): 3%
Brigadeiro Átila Maia (PRTB): 2%
Chico Sant’Anna (PSOL): 2%
Juiz Everardo Ribeiro (PMN): 2%
Professora Amábile (PR): 2%
Fernando Marques (SD): 1%
Danilo Matoso (PCO): 1%
João Pedro Ferraz (PPL): 1%
Marivaldo Pereira (PSOL): 1%
Robson (PSTU): 1%
Walisson Nascimento (PTB): 1%
Romilda Teixeira (PSDB): 1%

Em branco/nulo/nenhum para 1ª vaga: 18%
Em branco/nulo/nenhum para 2ª vaga: 25%
Não sabe: 40%

 

Últimas notícias