metropoles.com

Pesquisa Metrópoles/FSB: Eliana tem 20%; Rollemberg, 15%; Fraga, 11%; e Rosso, 10%

Levantamento da intenção de votos ao GDF, feito entre os dias 7 e 9 deste mês, aponta também rejeição a candidatos

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Palácio do Buriti
1 de 1 Palácio do Buriti - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Pesquisa de intenção de votos encomendada pelo Metrópoles ao Instituto FSB, divulgada nesta terça-feira (11/9), mostra que Eliana Pedrosa (Pros) abriu vantagem na corrida ao Palácio do Buriti, com 20% da preferência do eleitorado; seguida de Rodrigo Rollemberg (PSB), com 15%; Alberto Fraga (DEM), com 11%; Rogério Rosso (PSD), com 10%.

Atrás do pelotão de frente, vêm General Paulo Chagas (PRP), com 4%; Ibaneis Rocha (MDB) e Júlio Miragaya (PT), com 3%; Alexandre Guerra (Novo), com 2%; e Fátima Sousa (PSol), com 1%. Antonio Guillen (PSTU) e Renan Rosa (PCO) não pontuaram. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%.

O levantamento, feito entre os dias 7 e 9 de setembro, portanto após o início do programa eleitoral de rádio e televisão, ouviu 1.072 pessoas, em entrevistas pessoais.

Entre os entrevistados, 15% não escolheram nenhum dos candidatos apresentados, 12% ainda não sabem em quem votar e 1% não respondeu. O índice de votos brancos e nulos é de 4%.

Arte/MetrópolesLevando em consideração pesquisas anteriores realizadas pelo Ibope e Datafolha, os números indicam um crescimento de Eliana Pedrosa e de Alberto Fraga, e estagnação do desempenho de Rollemberg e Rogério Rosso. Vale ressaltar que se trata de mera análise, uma vez que os levantamentos seguem metodologias próprias e não podem ser comparados.

Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, em que o pesquisador pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos, Eliana Pedrosa também lidera, com 12%; seguida de Rollemberg, 10%; Alberto Fraga, 6%; Rogério Rosso, 5%; e Paulo Chagas, 2%.

Ibaneis Rocha, Júlio Miragaya e Alexandre Guerra vêm empatados com 1%. Os demais candidatos não pontuaram nessa modalidade.

Entre os pesquisados, 38% ainda não sabem em que votarão; 17% não apontaram nomes de candidatos e 4% disseram votar branco/nulo. Outros 2% não responderam.

Arte/MetrópolesRejeição
De acordo com a pesquisa Metrópoles/FSB, o governador Rodrigo Rollemberg tem o maior percentual de rejeição entre os eleitores (39%), seguido de Júlio Miragaya (22%), Alberto Fraga (20%) e Eliana Pedrosa (13%).

Entre os candidatos com melhor desempenho nas intenções de voto, Rogério Rosso tem a menor rejeição: 10%.

O levantamento aponta que 13% dos eleitores votariam em qualquer um dos candidatos e 12% rejeitam todos os candidatos da disputa. Antônio Guillen, Renan Rosa e Fátima Sousa têm 11% de rejeição cada. Alexandre Guerra tem 9%, e Ibaneis Rocha, 7%.

Arte/MetrópolesA pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número DF-07940/2018. Em função dos arredondamentos, os totais podem dar entre 99% e 101%.

O candidato Renan Rosa consta no levantamento já que sua candidatura foi indeferida apenas nessa segunda-feira (10).

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?