metropoles.com

Conheça a biografia do candidato ao GDF Rodrigo Rollemberg

O atual governador do Distrito Federal vem de uma família de 14 irmãos e chegou a Brasília no início da década de 1960

atualizado

Compartilhar notícia

Rodrigo-Rollemberg-Mobile1
1 de 1 Rodrigo-Rollemberg-Mobile1 - Foto: null

Filho de Teresa Sobral Rollemberg e do ex-ministro e ex-deputado federal Armando Leite Rollemberg, o atual governador do Distrito Federal vem de uma família de 14 irmãos e chegou a Brasília no início da década de 1960, ainda bebê. Ele é casado com Márcia Helena, tem três filhos e dois netos.

Aos 59 anos, Rodrigo Rollemberg termina seu mandato no Palácio do Buriti e se coloca na disputa para reeleição com apoio de Rede, PDT, PV e PCdoB.

Michael Melo/Metrópoles

Formado em história pela Universidade de Brasília (UnB), chegou a trabalhar como colaborador em Textos Políticos da História do Brasil de Roberto Amaral e Paulo Bonavides, um dos livros de referência histórica do país. Em 1994, foi deputado distrital pela primeira vez, após assumir como suplente e, quatro anos depois, elegeu-se titular.

Nas eleições de 2002, disputou o GDF, mas não venceu. No pleito seguinte, tornou-se deputado federal. Quatro anos depois, integrando uma chapa com o PT e Cristovam Buarque (à época no PDT, hoje no PPS), elegeu-se ao Senado. Em 2014, no entanto, abandonou o mandato de senador para disputar o Palácio do Buriti.

Rafaela Felicciano/Metrópoles

É filiado ao PSB desde 1985. Foi duas vezes deputado distrital (de 1995 a 1996 e de 1999 a 2002), secretário de Turismo (janeiro de 1996 a abril de 1998), secretário de Inclusão Social do Ministério de Ciência e Tecnologia ( de 2004 a 2006), deputado federal (de 2007 a 2010) e senador (de 2011 a 2014).

Em agosto, a Polícia Civil do DF deflagrou a Operação (12:26), que expôs um suposto esquema de tráfico de influência envolvendo a cúpula do Palácio do Buriti e um dos irmãos do governador, o advogado Carlos Augusto Rollemberg.

Alvo de interceptações telefônicas da Polícia Civil a partir de autorização judicial, o advogado Guto — como descrito nos autos do Inquérito nº 386/2018 — é caracterizado como “ponto focal” de diversas ingerências junto à administração pública e com alto poder de “motricidade” perante o governo, embora não exerça nenhum cargo no GDF

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações