Conheça a biografia do candidato ao GDF Alberto Fraga

O nordestino, do DEM, fez carreira como policial militar e político em Brasília

Foto:
 

O nordestino João Alberto Fraga Silva, candidato ao Palácio do Buriti pelo DEM, nasceu em Estância (SE) e aos 10 anos de idade mudou-se para Brasília, onde fez carreira como policial militar e político. Hoje, aos 62 anos, é casado com Mirta Fraga e tem três filhos.

Coronel reformado da Polícia Militar do Distrito Federal, Alberto Fraga é formado em direito, administração e educação física, e é mestre em segurança pública. Passou pelo MDB e PTB antes de se filiar ao DEM. O candidato lidera a coligação Coragem e Respeito pelo Povo, que conta com PR, PP e PSDB.

Michael Melo / Metrópoles

Na política desde 1997, Fraga está em sua quarta passagem pela Câmara dos Deputados. O parlamentar é autor de 15 leis no Congresso Nacional, entre as quais está a que garante a licença-maternidade para mães adotivas e a que tipifica o crime de sequestro relâmpago. Entre 2007 e 2010, licenciou-se do cargo para ocupar o cargo de secretário de Transportes do DF. Na pasta, teve como principais projetos o programa Brasília Integrada e a extinção do transporte irregular. Em 2010, foi derrotado nas eleições de 2010 para o Senado Federal.

Em 2014, Fraga foi condenado em 1ª Instância em ação ajuizada pelo MPDFT. O órgão ministerial denunciou o parlamentar por possuir e manter em depósito, em um apartamento de hotel, um revólver calibre 357 Magnum, de uso restrito, bem como 1.112 munições.

Michael Melo/Metrópoles

Em abril de 2018, a Procuradoria-Geral da República (PGR) acusou o parlamentar de ter exigido propina de uma cooperativa de micro-ônibus do Distrito Federal, quando ocupou o cargo de secretário de Transporte, na gestão de José Roberto Arruda.

MICHAEL MELO/METRÓPOLES

Compartilhe