Conheça a biografia do candidato ao GDF Rogério Rosso

Rogério Rosso foi escolhido, por eleição indireta, governador-tampão do Distrito Federal em 2010

Foto:
 

O carioca Rogério Schumann Rosso, 50 anos, mudou-se para Brasília ainda criança. Viveu na Asa Sul com a família, de classe média, e estudou em escolas públicas e privadas da capital da República. Começou a trabalhar aos 14 e fazia bicos no comércio local.

Fã de rock e heavy metal, é formado em direito, com especialização em marketing e direito tributário. Antes de entrar para a política, foi executivo nas empresas Mercedes-Benz, Catterpilar e Fiat. Pai de quatro filhos, divorciou-se no fim de 2017, após 22 anos de união com Karina Curi, herdeira da Curinga Pneus.

Daniel Ferreira/Metrópoles

Entrou na administração pública pelas bênçãos do ex-governador Joaquim Roriz. Na gestão do padrinho político, foi secretário de Desenvolvimento Econômico e administrador regional de Ceilândia. No governo de José Roberto Arruda, foi presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). Candidatou-se a deputado federal em 2006, ficando na primeira suplência, com 51 mil votos.

Com a deflagração da Operação Caixa de Pandora, que revelou o maior esquema de corrupção da capital da República, a cassação de José Roberto Arruda e a renúncia do então vice-governador, Paulo Octávio, Rogério Rosso foi escolhido, por eleição indireta, governador-tampão do DF em 2010. O mandato dele, no entanto, foi marcado pela existência de mato alto e pela falta de coleta de lixo da cidade.

Igo Estrela/Metrópoles

Compartilhe