Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Viva a rainha: 10 fatos que você com certeza não sabe sobre Elizabeth

Você sabia que a rainha Elizabeth II é gente como a gente? No dia do aniversário da soberana, descubra 10 fatos pouco conhecidos sobre ela

atualizado 21/04/2021 12:15

Rainha Elizabeth IIGeoff Pugh - WPA Pool /Getty Images

Dentre os 44 países regidos por uma monarquia, o mais famoso do mundo responde por Inglaterra e tem como soberana a rainha Elizabeth II. Encabeçando a Coroa britânica desde 1952, ela é a monarca mais longeva da história e continuará como detentora do icônico título, se depender dela. Nesta quarta-feira (21/4), a “Vossa Majestade” aumenta o tempo como líder do trono, ao completar mais um ano de vida, chegando aos 95 anos.

Tradições e comemorações costumam fazer parte do aniversário da rainha. A celebração em 2021, entretanto, será um tanto quanto diferente, devido à morte do marido da monarca, o príncipe Philip, no último dia 9. É a primeira vez que Elizabeth passa a data sem a presença do amado desde 1947, ano em que selaram a união matrimonial. Embora esteja de luto, o carinho não faltará por parte dos familiares, da equipe e dos cães (paixão da aniversariante).

Neto de Elizabeth II, o príncipe Harry preferiu não prolongar a viagem pelo Reino Unido para ficar ao lado da avó paterna, conforme especulava a mídia. A rainha está no Castelo de Windsor, onde viveu bons momentos e os últimos dias com Philip. Um costume da realeza britânica é compartilhar novas fotografias com os súditos no dia do aniversário. A monarca preferiu “pular” o protocolo, em decorrência da morte do marido.

0

Intitulado Trooping the Colour, o segundo aniversário de Elizabeth II também foi cancelado, principalmente em razão da pandemia. Geralmente, o evento ocorre sempre no segundo sábado de junho – que, desta vez, cairia no dia 12. Eles escolheram o sexto mês do ano devido ao clima mais ameno na Europa. Desde 1748, o nascimento do rei ou da rainha é festejado na cerimônia tradicional e a família real surge na varanda do Palácio de Buckingham.

Não sabia que a rainha Elizabeth II tinha dupla comemoração de aniversário? No dia do primeiro parabéns da soberana, descubra outros 10 fatos pouco conhecidos sobre a comandante da Coroa britânica.

Bênção, madrinha!

Será que os afilhados de Elizabeth II pedem bênção após fazer a reverência? Enquanto alguns dos “protegidos” não revelam a resposta, vale conhecer algumas curiosidades a respeito dos apadrinhados pela chefe da monarquia britânica. Em 2002, o Palácio de Buckingham contou que a soberana soma 30 afilhados, sendo que nem todos são conhecidos do público. A primeira criança confiada à monarca foi Guper Gerard Nevill, quando ela nem era rainha. Ele morreu em 1993.

0
Time do coração

Pensava que Elizabeth só gosta de esportes equestres? Ledo engano. Ela tem um time de futebol queridinho, o Arsenal, no qual joga o brasileiro William. Até 2007, o nome da equipe era mantido em segredo, entretanto, o assunto ganhou grandes proporções após a rainha convidar o técnico Arsène Wenger para um evento no Palácio de Buckingham. Ele treinou o grupo de 1996 a 2018.

0
Bolsa de sangue

Antes mesmo de ascender ao trono britânico, em 1952, Elizabeth viajava para os países que compõem a Commonwealth (Reino da Comunidade das Nações, em tradução do inglês). Instantaneamente, ela tornou-se rainha em uma turnê real, após a morte do pai, rei George VI. Em 95 anos de vida, a soberana já visitou 116 países diferentes – entre eles, o Brasil, em 1968. Por precaução, sempre que viaja, a monarca leva na bagagem bolsas com o próprio sangue. Ela não ficará sem o suprimento, caso necessite de uma transfusão durante o tour.

0
Misteriosa

Em quase sete décadas de reinado, a líder da Coroa britânica nunca concedeu sequer uma entrevista à imprensa. O historiador David Starkey a apelidou de “Elizabeth, a silenciosa”. Segundo o The New York Times, a soberana continua fiel ao “mantra” de manter a política escondida dos olhos dos súditos. Em um artigo a respeito do comando da monarca, o Daily Mail escreveu: “O apelo duradouro da rainha é que ela nunca desnudou sua alma ao público. Mesmo nesta era do confessionário das celebridades, ela permaneceu envolta de mistério”.

Confira um vídeo com imagens de Elizabeth desde a infância até os dias atuais:

Sem alho

Se tem um sabor que a rainha Elizabeth não gosta é de alho. Em entrevista ao Recipes Plus, o ex-chef real Darren McGrady confessou que “Sua Majestade” não era exigente nos preparos, mas odiava comida com alho ou muita cebola. Nora da monarca, Camilla Parker Bowles confirmou a revelação em participação no MasterChef Australia, anos depois. Ela disse: “Alho é um não, não”. A decisão de não degustar a especiaria é para não ficar com mau hálito.

0
Rainha dos cisnes

Elizabeth II é proprietária de todos os cisnes sem donos no Reino Unido. De acordo com as leis determinadas há mais de oito séculos, a monarca reinante detém “o direito de reivindicar a propriedade” sobre os animais não marcados que nadam em águas abertas. Ela não contabiliza mais a quantidade de aves, pois a função ficou a cargo do Marcador de Cisne oficial. Na conta da soberana, há também 200 pombos-correios.

0
Joias

Além de gim, cavalos e cães, Elizabeth tem paixão por joias. Quem conhecia bem a preferência da rainha era o marido, príncipe Philip. O duque de Edimburgo costumava presenteá-la com luxuosos acessórios. Como forma de agradecimento, a mulher homenageou o amado, ao surgir em aparições públicas com os mimos. O anel de noivado do casal foi desenhado pelo príncipe, com diamantes de uma tiara de sua mãe, a princesa Alice da Grécia. Ao longo do matrimônio, a soberana ganhou vários broches do amado.

0
Segredos na bolsa

“Ah, se essa bolsa falasse.” A rainha não usa o acessório por acaso. O principal objetivo de carregá-lo é enviar mensagens “secretas” à equipe. Quando o item cai no chão, funciona como um grito de socorro da monarca para a dama de companhia. A funcionária precisa salvar a soberana de uma conversa nada agradável. Se Elizabeth colocar a bolsa em cima da mesa durante o jantar também servirá como um sinal. Ela almeja que a refeição termine imediatamente.

0
Gente como a gente

Não é porque Elizabeth II é rainha que precisa sair por aí esbanjando exageradamente. Um dos lemas da chefe da Coroa britânica é não desperdiçar. Em vez de jogar fora, ela prefere consertar e reutilizar alguns itens, como luvas e lençóis. Quem disse que a soberana não pode repetir roupas? A líder do trono ama vestir suas peças, o quanto puder – não só vestes do dia a dia, mas também modelitos icônicos. Por exemplo, o vestido que a monarca trajou na coroação, em 1953, já foi usado em outras seis ocasiões.

0
Socorro!

Durante o Trooping the Colour de 1981, a rainha liderava uma procissão real a cavalo, em direção ao Palácio de Buckingham, quando tiros foram disparados. Na ocasião, Marcus Sarjeant, de 17 anos, abriu fogo contra Elizabeth II. O jovem era obcecado pelo assassinato de figuras como John Lennon e John F. Kennedy e, por isso, tentou tirar a vida da líder da Coroa britânica. Em um diário, o adolescente escreveu: “Vou atordoar e mistificar o mundo inteiro com nada mais do que uma arma”.

Sarjeant recebeu uma sentença de prisão de cinco anos sob a Lei da Traição de 1848, contudo, foi libertado em 1984. No ano seguinte à tentativa de assassinato, a monarca passou por mais um momento de tensão. O incidente ocorreu no Palácio de Buckingham, em 1982. Um homem chamado Michael Fagen conseguiu pular a cerca de arame farpado da propriedade e escalar um cano de esgoto, a fim de entrar escondido no quarto de Elizabeth. Ele não só conseguiu, como também assustou a rainha.

Rainha Elizabeth
Elizabeth é apaixonada pelo universo equestre
Rainha Elizabeth
A então princesa Elizabeth em 1947
Rainha Elizabeth II
Rainha Elizabeth II é a soberana de 16 países

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias