com Rebeca Ligabue, Hebert Madeira e Sabrina Pessoa

Kate Middleton usa joias simbólicas no adeus ao príncipe Philip

Peças escolhidas pela duquesa de Cambridge fazem parte da história da rainha e da própria Lady Di

atualizado 18/04/2021 15:56

Kate MiddletonChris Jackson/WPA Pool/Getty Images

Kate Middleton compareceu ao funeral do príncipe Philip, nesse sábado (17/4), e escolheu joias com significado simbólico para se despedir do avô de seu marido. Na ocasião, ela estava com um colar e um par de brincos que pertencem à coleção pessoal da rainha Elizabeth II, viúva de Philip. As duas peças já foram vistas em outros momentos, incluindo um compromisso da princesa Diana.

Saiba mais detalhes!

Kate Middleton
Kate Middleton compareceu ao adeus do príncipe Philip nesse sábado (17/4)
Colar de pérolas e diamantes

A gargantilha eleita pela duquesa de Cambridge inclui quatro fios de pérolas e um fecho de diamantes. A própria Elizabeth II encomendou a joia, confeccionada com pérolas que ela teria ganhado de presente do governo japonês. A data exata em que isso ocorreu é incerta, mas acredita-se que tenha sido em meados dos anos 1970, durante sua primeira visita oficial ao Japão, como cita o Independent. A joalheria Garrard produziu a peça.

Entre os anos 1980 e 1990, a soberana foi vista em algumas ocasiões com o colar. Uma delas foi em 1983, durante visita a Bangladesh. Já em 1995, ela apareceu novamente com a joia, em Londres. Dessa vez, foi no jantar que celebrou os 70 anos de Margaret Thatcher, ex-primeira ministra britânica.

A falecida sogra de Kate Middleton, princesa Diana, também usou a peça da rainha emprestada para um banquete no Hampton Court Palace, durante visita da família real da Holanda ao Reino Unido, em 1982. A duquesa de Cambridge, por sua vez, foi vista com a joia em 2017, no aniversário de 70 anos de casamento de Elizabeth II com o príncipe Philip.

Kate Middleton
As joias da duquesa de Cambridge na despedida do príncipe Philip carregam significado

 

Rainha Elizabeth II em 1983
O colar pertence à rainha Elizabeth II e foi feito com pérolas que ela ganhou do governo japonês

 

Kate Middleton e príncipe William
Kate usou o mesmo colar em novembro de 2017, quando a rainha e o príncipe Philip celebraram 70 anos de casamento

 

Os brincos

Nesse sábado, outra escolha simbólica de Kate foi o par de brincos de pérola, que também pertence à rainha. O Hakim do Bahrein deu o par de joias a Elizabeth II como presente de casamento, em 1947, após as núpcias com o príncipe Philip.

No mesmo banquete citado anteriormente, a princesa Diana combinou os brincos junto com o colar de pérolas. Além do funeral do príncipe Philip, Kate usou o adorno de orelha em outras ocasiões, incluindo o Remembrance Sunday de 2016 e 2019. Nessa data, os britânicos homenageiam aqueles que morreram lutando em guerras e conflitos pelo Reino Unido desde a Primeira Guerra Mundial.

Kate Middleton
Os brincos desse sábado também foram usados por Kate no Remembrance Sunday de 2016

 

Kate Middleton
Nesta foto, de 2019, a duquesa de Cambridge também estava usando o par de brincos da rainha

 

Príncipe Philip e príncipe George
Kate tinha uma boa relação com o avô do esposo. Inclusive, foi ela quem registrou este clique dele com o príncipe George

 

Príncipe Philip

O príncipe Philip morreu em 9 de abril, aos 99 anos. Conhecido pela personalidade simpática e sorridente, o duque de Edimburgo faria 100 anos em junho. Ele deixou quatro filhos, frutos do casamento de 73 anos com a rainha Elizabeth II: Charles (pai de William e Harry), Anne, Andrew e Edward. Ainda em vida, planejou o próprio adeus, pois queria uma cerimônia mais discreta que o habitual.

O funeral desse sábado (17/4) foi o mais importante da Inglaterra desde 2002, quando o país se despediu da rainha-mãe. A cerimônia ocorreu na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor. Devido às condições da pandemia da Covid-19, a despedida teve a presença de apenas 30 convidados. Entre eles, o príncipe Harry, que não visitava o Reino Unido há mais de um ano. A esposa dele, Meghan Markle, não pôde comparecer, pois sua segunda gravidez está em estágio avançado.

Colaborou Hebert Madeira

Últimas notícias