Rainha não quer que Harry fique em seu aniversário para evitar drama
Devido à morte do marido, Philip, a rainha não está com humor para lidar com os desentendimentos familiares com o neto, príncipe Harry
atualizado

Eis a questão: Harry fica ou não fica para o aniversário de 95 anos da avó, a rainha Elizabeth II, a ser comemorado nesta quarta-feira (21/4)? A imprensa internacional está dividida quanto à resposta e não para de fazer especulações. Enquanto o The Sun afirma que o duque de Sussex decidiu prolongar a viagem para resolver os desentendimentos familiares, o Express bate na tecla sobre a monarca querer que o neto volte para casa o quanto antes.
O The Sun revelou que Harry optou por passar mais tempo com a família após uma longa conversa com o pai, Charles, e o irmão, William. Ao saber da morte do avô paterno, Philip, o duque de Sussex viajou dos Estados Unidos, onde mora atualmente, para a terra natal, o Reino Unido. Ele participou do funeral do duque de Edimburgo no sábado (17/4). Foi o primeiro retorno do caçula da princesa Diana ao país de origem, desde a saída da realeza e a entrevista bombástica dada à apresentadora Oprah Winfrey, em março.
Harry está isolado em Frogmore Cottage, antiga casa onde viveu com a mulher, Meghan Markle. De acordo com a mídia, o duque de Sussex vive o impasse entre retornar para os EUA ou aumentar os dias da viagem turbulenta. “Ele agora enfrenta o dilema de voltar para ficar com a mulher, Meghan, ou passar mais tempo consertando seu relacionamento com membros da realeza”, disse o apresentador David Koch no programa matinal australiano Sunrise.

Apresentador de tevê, Matt Shirvington fez uma súplica ao duque de Sussex: “Pelo bem da família real e da harmonia, fique aí, Harry! Só por mais alguns dias”. Entretanto, nem todos os especialistas em realeza compartilham da mesma opinião. Na avaliação da jornalista Louise Roberts, Elizabeth II, por não aguentar mais dramas, não vê a hora de o neto voltar para casa: “Mas é isso que a rainha quer? Ela tem estômago para mais discussões sobre isso? Talvez ela queira que ele vá”.
DR
Mesmo tendo publicado que o duque de Sussex ficará no Reino Unido para celebrar o aniversário da rainha e resolver as “bombas” familiares, o The Sun destaca que a monarca britânica não está com humor para uma reunião da alta cúpula da família real nesta semana. No encontro, deverão estar William e Harry — se decidir adiar o retorno aos EUA. Os irmãos estão brigados desde a renúncia do marido de Meghan Markle da realeza, no ano passado. A dupla foi flagrada conversando ao término do funeral do avô, Philip.

Até a máscara da rainha era preta na cerimônia fúnebre do marido Samir Hussein - Pool/WireImage/Getty Images

Até os celebrantes da Igreja Anglicana usaram trajes na cor preta, segundo a tradição da monarquia Victoria Jones - WPA Pool/Getty Images

A rainha e Philip foram casados por mais de 73 anos Pool/Samir Hussein/WireImage/Getty Images

Rainha sentada sozinha no funeral do marido, o príncipe Philip Jonathan Brady - WPA Pool/Getty Images

Kate Middleton e o príncipe William Dominic Lipinski - WPA Pool/Getty Images

Funeral do príncipe Philip ocorreu no sábado (17/4) Dominic Lipinski - WPA Pool/Getty Images

Funeral do príncipe Philip. O duque morreu aos 99 anos Press Pool/UK Press via Getty Images

Príncipe Charles seguindo o cortejo real ao lado dos irmãos, Anne, Andrew e Edward, e dos filhos, os príncipes William e Harry David Armstrong-Jones and Hannah McKay/WPA Pool/Getty Images)
Autora do livro Prince Philip Revealed (Príncipe Philip Revelado, em tradução do inglês), Ingrid Seward disse ao jornal The Times que é improvável qualquer cúpula familiar nos próximos dias, já que a rainha Elizabeth II não está no melhor estado de espírito. Segundo a biógrafa, a soberana “odeia confronto”. Em momentos tensos, apenas um assunto é dito pela monarca: o cuidado com os animais. “Os parentes têm muita dificuldade em fazer com que a rainha discuta qualquer outra coisa além de cachorros ou cavalos.”
Casos de família
O vídeo da conversa entre Harry e William ao término da cerimônia fúnebre do avô “correu” o mundo. Horas depois, os irmãos e o pai, o príncipe Charles, voltaram a dialogar. Quem também participou da reunião foi a “pacificadora” Kate Middleton, conforme descreveu o tabloide The Mirror. De acordo com o portal, o encontro ocorreu na casa do duque de Sussex, Frogmore Cottage, e durou mais de duas horas.
Ver essa foto no Instagram
“Harry obviamente sentiu-se em desvantagem, porque há três deles e apenas um dele”, contou uma fonte ao tabloide britânico. Segundo o informante do The Mirror, a conversa foi uma importante etapa para pôr fim à rixa familiar agravada após a entrevista dos duques de Sussex à Oprah Winfrey: “Não há como isso ser o fim da crise em seus relacionamentos, mas é um bom gesto e uma boa maneira de dar o primeiro passo em direção à cura”.

Mentira?
“William, Kate e Charles partiram depois de duas horas, tempo suficiente para o processo de fazer pai e irmãos falarem novamente como forma de recomeçar”, completou o informante em entrevista ao editor do The Mirror, Russel Myers. Já outras fontes próximas da Coroa insistiram que não houve cúpula particular entre o quarteto para resolver os conflitos ativos. Essas pessoas revelaram que Harry estava prestes a voltar para os Estados Unidos sem conversar com o pai e o irmão mais velho.
A fim de aliviar as tensões, o príncipe Harry escreveu uma nota “profundamente pessoal” ao pai, Charles, antes do funeral de Philip. O primogênito da rainha Elizabeth II almejava ver o caçula após a cerimônia fúnebre, entretanto, o duque de Sussex pediu para ele não se aproximar. Pai de Archie, de 1 ano, Harry terá de decidir nesta terça-feira (21/4) se ficará ou não para o aniversário da avó, a rainha. Ele e a mulher, Meghan Markle, estão à espera da segunda filha, cujo nascimento está previsto para ocorrer em junho.



Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.