Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Sem Meghan Markle, Harry volta ao Reino Unido para o funeral de Philip

É o primeiro retorno de Harry ao Reino Unido após renunciar o cargo sênior na realeza e conceder uma entrevista polêmica ao lado da mulher

atualizado 12/04/2021 15:11

Príncipes Harry e PhilipMax Mumby/Pool/Indigo/Getty Images

Se o príncipe Harry estaria ou não no funeral do avô Philip não era uma dúvida dos súditos. No último sábado (10/4), o tabloide britânico Daily Mail confirmou, com exclusividade, a presença do neto da rainha Elizabeth II no enterro do duque de Edimburgo. O duque de Sussex deverá caminhar ao lado do irmão, o príncipe William. A presença de Meghan Markle continuava uma incógnita até domingo (11/4), quando Harry foi flagrado sozinho no aeroporto.

Morando em Los Angeles, nos Estados Unidos, Harry fez uma viagem de 5,4 mil milhas até o aeroporto de Heathrow, em Londres. Ele foi visto descendo de um voo da British Airways que chegou ao destino por volta das 13h15 (fuso horário local). É o primeiro retorno do príncipe ao Reino Unido desde a renúncia aos cargos seniores na Coroa britânica e após conceder uma entrevista bombástica sobre a realeza à apresentadora Oprah Winfrey, no início de março.

De acordo com o The Sun, fontes próximas ao casal Sussex revelaram que Meghan Markle foi aconselhada a não viajar com o marido por orientações médicas. Ela está grávida da segunda filha. O Daily Mail revelou que a ex-atriz de Hollywood está com seis meses de gestação. Ela já é mãe de Archie, de 1 ano. Ao chegar ao país de origem, Harry foi recebido por seguranças acompanhados por carros da polícia.

Príncipes Philip e Harry
Avô e neto era bem próximos

Depois da recepção no aeroporto, o filho da princesa Diana entrou em um Range Rover preto e foi levado para o Palácio de Kensington. Harry está em quarentena no chalé Nottingham, onde pediu a mão da mulher em casamento, em 2017. Os aposentos do duque de Sussex ficam apenas a alguns metros do lar do irmão, William. Ele poderá deixar o confinamento domiciliar nos próximos cinco dias após fornecer ao governo britânico um teste negativo para Covid-19.

0

De qualquer forma, o príncipe Harry tem permissão para comparecer ao enterro do duque de Edimburgo. Diretrizes políticas britânicas garantem que quem veio do exterior pode deixar o isolamento social por “motivos de compaixão”. A regra engloba “assistir ao funeral de um membro familiar, parente próximo ou amigo”. O marido de Meghan Markle mantinha uma relação agradável com o avô Philip.

Na avaliação de especialistas reais, o funeral será a “oportunidade perfeita” para os irmãos William e Harry curarem a ferida. Fontes contaram ao The Sun que o príncipe Charles está “ansioso” para reencontrar o filho. “Tenho certeza de que Charles ficará muito feliz em vê-lo. Já faz mais de um ano”, frisou. A pedido da rainha Elizabeth II, a entrevista dos duques de Sussex não será citada nesse momento, pois a família se concentrará em homenagear Philip.

Príncipe Philip entre os netos, Harry e William
Príncipe Philip entre os netos, Harry e William
Luto

Elizabeth decretou um período de luto real de duas semanas. Ela e Philip se casaram em 1947. No momento da morte do duque de Edimburgo, na sexta-feira (9/4), a rainha estava ao lado do marido. Segundo o The Sun, ele passou os últimos dias “aproveitando o Sol”. Com 99 anos, ele completaria seu centenário daqui a dois meses. Quando estava internado no hospital antes de se submeter a uma cirurgia cardíaca, em março, Philip pediu ao primogênito, Charles, que “liderasse a família” e cuidasse da mãe, a monarca britânica.

O funeral está previsto para sábado (17/4), a partir das 15h (horário local) e 11h em Brasília. As homenagens ocorrerão na Capela de St George, onde Harry e Meghan subiram ao altar em 2018. Primeiro-ministro britânico, Boris Johnson não comparecerá ao evento a fim de permitir mais espaço aos familiares. “Somos um reino unido em tristeza e gratidão; tristeza pela morte do príncipe Philip e gratidão por suas décadas de serviço abnegado ao país”, escreveu o político em uma publicação no Instagram.

Príncipe Philip
Príncipe Philip morreu aos 99 anos, na sexta-feira (9/4)
Realeza britânica - rainha Elizabeth e príncipe Philip
Realeza britânica. À frente, William, Charles, rainha Elizabeth, príncipe Philip, Camilla Parker e William
Príncipes Philip e Harry, e princesa Anne
Príncipe Philip com o neto William e a filha, a princesa Anne

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias