Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Nova geração! Saiba quem são as princesas que se tornarão futuras rainhas

Na caminhada rumo ao trono, as princesas seguem protocolos e começam, desde a infância, a estudar para o ofício de comandar a monarquia

atualizado 15/11/2020 14:56

Princesas futuras rainhas@detnorskekongehus/@princessestelleofsweden/@duchessofbrabant/Reprodução/Instagram

Em breve, caso continue no posto, a rainha Elizabeth ganhará companhia feminina no comando de algumas monarquias. Em certas nações da Europa, mulheres irão suceder a coroa pela primeira vez, fazendo história no país de origem. Desde a infância, as princesas descobrem o ofício que as espera: assumir o trono ocupado pelo pai ou pela mãe. Como preparação, as personalidades reais frequentam instituições renomadas a fim de aprenderem a servir aos súditos e dar continuidade ao trabalho da dinastia.

Especializada em realeza, a revista Tatler fez uma lista das princesas europeias que, futuramente, serão rainhas. Suécia, Bélgica, Noruega, Holanda e Espanha estão prestes a ter um reinado feminino. Confira o nome, interesses e preparações das personalidades reais. Uma curiosidade: a mais jovem do elenco tem somente 8 anos de idade.

Princesa Elisabeth da Bélgica

Primogênita do rei Philippe da Bélgica e de sua mulher, a rainha Mathilde, Elisabeth Teresa Maria Helena tem 19 anos. A jovem é a primeira mulher da família real belga a estudar na Real Academia Militar de Bruxelas. Ingressar na instituição é uma das formalidades necessárias para seguir os passos do pai. A herdeira do trono terá de aprender alguns temas específicos, como comunicação, relações internacionais, geopolítica, gestão e liderança.

Quando completou 18 anos, Elisabeth ganhou uma festa de aniversário pomposa e, na ocasião, discursou para os convidados, inclusive seus amigos. Ela tem três irmãos mais novos, Gabriel, Emmanuel e Eleonore. Há uma década, as mulheres eram impedidas de subir ao trono belga. Com uma mudança na lei do país, a princesa será a primeira rainha.

Princesa Elisabeth da Bélgica e o pai
A princesa Elisabeth ao lado do pai, o rei Philippe
Princesa Catharina Amalia da Holanda

Intitulada como princesa de Orange, Catharina Amalia Beatriz Carmen Vitória é a primeira de três filhas do rei Guilherme-Alexander e da rainha Máxima. A adolescente de 16 anos tem sido educada para a tarefa que a aguarda um dia: comandar o trono holandês. A futura rainha estudou em uma escola pública primária e, atualmente, frequenta o colégio Christelijk Gymnasium Sorghvliet, em Haia. Dentre os programas favoritos da personalidade, estão equitação, hóquei, esqui, canto e piano.

Catharina não será a figura feminina pioneira a ocupar o alto posto na Holanda. Sua avó, a rainha Beatriz, abdicou do cargo em 2013. A princesa tinha um perfil secreto no Instagram com o nome de @azalea__pierce. Aberta em abril de 2017, a conta foi descoberta pela imprensa e, em seguida, fechada. Ela não segue uma agenda oficial, mas acompanha os pais em eventos e festas tradicionais do país.

Princesa Catharina Amalia da Holanda
Princesa Catharina irá suceder o trono holandês
Princesa Ingrid Alexandra da Noruega

A caminho do trono norueguês, a princesa Ingrid Alexandra da Noruega é primogênita do príncipe herdeiro Haakon e de sua mulher, Mette-Marit. Com 16 anos, a jovem tem uma paixão inusitada: o surf. Em outubro, ela saiu vitoriosa de uma competição nacional e comemorou ao lado da família. A adolescente fará história ao assumir o trono, pois será a segunda a liderar o cargo desde a rainha Margaret, no século 15.

Ingrid Alexandra demonstra interesse por esportes, e foi convidada a acender o caldeirão olímpico na abertura dos Jogos de Inverno em Lillehammer, em 2016. Além do surf, a princesa pratica esqui e kickboxing. A membra da família real norueguesa possui dois irmãos, Sverre e Marius, fruto do primeiro casamento de sua mãe. Ações em prol dos animais e de proteção ao meio ambiente fazem parte dos compromissos da jovem.

Príncipe herdeiro Haakon, princesa Ingrid Alexandra e a mãe, Mette-Merit
Na companhia dos pais, a princesa Ingrid Alexandra em sua vitória no torneio de surf
Princesa Leonor da Espanha

Primogênita do rei Felipe VI e da rainha Letizia, a princesa Leonor está com 15 anos. Número um na linha de sucessão da monarquia espanhola, a personalidade será a primeira rainha regente desde o século 19. Assumir o posto ainda não é algo definitivo para a personalidade, pois um irmão mais novo poderá deslocá-la. Fluente em espanhol e inglês, a adolescente já acompanhou os pais em vários eventos oficiais. Na terra natal, é conhecida como princesa das Astúrias.

No aniversário de 13 anos, a garota resolveu ler o primeiro artigo da Constituição da Espanha no Instituto Cervantes de Madri. “Leonor ainda é muito jovem, mas moderna, bem-educada e uma mulher – o que é importante à medida que o movimento feminista cresce na Espanha”, disse uma representante do palácio ao The Times sobre a realeza salvar a monarquia de polêmicas e escândalos familiares. A garota ganhou um documentário no Amazon Prime Video.

Princesa Leonor da Espanha
Princesa Leonor irá comandar a coroa espanhola se não ganhar um irmão
Princesa Estelle da Suécia

Com o título de duquesa de Gotalândia Oriental, a princesa Estelle Silvia Ewa Mary é a primeira filha da princesa Vitória da Suécia, herdeira da coroa, com o marido, Daniel Westling. Segunda na linha de sucessão ao trono sueco, a menina de 8 anos ocupará o cargo após o reinado de sua mãe. No início do ano, ela protagonizou as manchetes após um acidente de esqui e, em seguida, lançou uma nova fundação homônima dedicada à promoção das artes. A futura rainha tem um irmão mais novo, Óscar, de 4 anos.

Princesa Estelle da Suécia
A princesa Estelle irá dar continuidade à coroa sueca após o reinado de sua mãe

 

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias