Com a morte do príncipe Philip aos 99 anos na última sexta-feira (9/4), os súditos se perguntaram se a mulher do duque de Edimburgo, a rainha Elizabeth II, abdicaria do trono. A resposta para a dúvida é não, conforme garantiu um ex-assessor sênior do Palácio de Buckingham à revista People nesta terça-feira (13/4). De acordo com a fonte, a soberana britânica continuará o trabalho com a monarquia “mantendo a calma e seguindo em frente”.
Prestes a completar 95 anos no próximo dia 21, Elizabeth II seguirá como líder da Coroa britânica. A imprensa internacional revelou que a monarca será acompanhada de membros da realeza em futuros compromissos oficiais. “Sua família se apresentará e estará ao seu lado. A rainha entende que tem um trabalho a fazer e [Philip] gostaria que ela explodisse. Ela o fez quando ele se aposentou da vida pública”, disse o ex-assessor.
Em conversa com a People, outra fonte anônima próxima da realeza ressalta que Elizabeth II não se afastará do trono, apesar de especulações sobre a soberana se aposentar dos deveres reais ainda neste ano: “A rainha nunca abdicará por causa do dever e da honra, e o serviço público está tão profundo nela como era para ele [Philip]”. Antes da morte do duque de Edimburgo, boatos circulavam na imprensa a respeito do fim do reinado da monarca.

Elizabeth e Philip foram casados por mais de 70 anosMax Mumby/Indigo/Getty Images

A rainha comanda o trono britânico desde 1952Max Mumby/Indigo/Getty Images

Elizabeth II ao lado de Kate Middleton, mulher do príncipe WilliamMax Mumby/Indigo/Getty Images
Fuxico
A rainha Elizabeth II assumiu o trono em 1952 e foi coroada um ano depois. Há quase sete décadas como líder da coroa, havia comentários sobre ela se aposentar em 2021 e ceder o posto ao primogênito, o príncipe Charles. Quem contou a notícia foi o especialista em família real Robert Jobson, em entrevista ao programa The Royal Beat, em novembro. De acordo com as informações do escritor, a soberana deverá passar os comandos da monarquia ao herdeiro após o seu aniversário.
Com a morte de Philip, os planos da soberana são desconhecidos. Se o desejo do duque de Edimburgo era que a mulher permanecesse como chefe da monarquia, possivelmente Elizabeth II acatará a vontade do marido, com quem se casou em 1947. Juntos, eles tiveram quatro filhos, Charles, Anne, Andrew e Edward. O funeral do príncipe está previsto para sábado (17/4) com início às 15h (fuso horário local) e 11h em Brasília.

Coroada em 1953, tornou-se rainha reinante de sete países independentes dos Reinos da Comunidade de Nações: Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Paquistão e CeilãoThe Print Collector/Getty Images

Elizabeth II e Philip viveram juntos por mais de 70 anosTim Graham/Getty Images

Philip e Elizabeth com os filhos, Anne, Andrew e Charles, o primogênito Keystone/Getty Images

O mesmo broche de safira e diamantes em platina é visto na foto de 1947, durante a lua de mel do casalTopical Press Agency/Getty Images

Família real reunida no enlace de Elizabeth e Philip, em 1947Ullstein bild Dtl./Getty Images

Foto do casamento de Elizabeth II e Philip © Hulton-Deutsch Collection/CORBIS/Corbis via Getty Images
Trabalho
Segundo informações do Evening Standard, a rainha voltará ao trabalho quatro dias após o funeral de Philip, no dia seguinte ao seu aniversário de 95 anos. Por causa da recente perda do marido, não se sabe também se Elizabeth celebrará a nova idade como de costume. Para o jornal, a soberana está determinada a continuar com os deveres reais a fim de preencher o vazio deixado pela partida do duque de Edimburgo.
Apesar de ter reduzido drasticamente os compromissos oficiais no ano passado em razão da pandemia, Elizabeth II passou a ser acompanhada pelos parentes em eventos recentes. Em outubro, o príncipe William esteve com a avó durante visita a um laboratório. Nos futuros passeios, a rainha deverá aparecer ao lado de Charles e da mulher, Camilla Parker Bowles; dos duques de Cambridge, William e Kate Middleton; dos condes de Wessex, Edward e Sophie Rhys-Jones; além da princesa Anne.



Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.