Como vencer a indecisão? Aprenda a fazer escolhas rápidas e sem medo

Decidir é um hábito que deve ser construído e quanto mais for praticado, melhor será o desempenho

atualizado 09/08/2020 11:50

Mulher indecisa com roupa William Perugini/Getty Images

“Estou com dúvida se escolho este ou aquele”. A seguinte frase tem muito a dizer sobre quem luta para tomar decisões. A incapacidade de fazer escolhas pode ser uma falha grave de caráter que, ao longo da vida, gera consequências irreversíveis. Reflita quantas vezes deixou oportunidades passarem por ficar em cima do muro? Em algumas ocasiões, a chance surgiu e foi embora sem sequer você perceber.

Recheado de dicas de desenvolvimento pessoal e autoaperfeiçoamento, o portal ShineSheets lançou o desafio “Como parar de ser indeciso”. Quem compartilha da condição está ansioso para saber o passo a passo e o que precisa ser feito para conseguir resolver as situações da vida sem hesitação.

De acordo com a editora-chefe do portal, Amber, a indecisão deve ser superada, pois ajudará a pessoa tornar-se alguém melhor e tirar o máximo de proveito da vida. “É importante que você decida e aprenda a deixar de ser indeciso para tomar decisões de maneira rápida e eficaz. A vida é rápida e não vai esperar por você”, frisou a fundadora do ShineSheets.

Por que somos tão indecisos?

Antes de conferir qual trajeto seguir para virar um indivíduo bem resolvido, vale descobrir por que algumas pessoas são mais indecisas em relação a outras. Segundo Amber, existem diferentes tipos de decisões. Alguns vereditos são particulares, enquanto outros envolvem pessoas próximas. No segundo caso, a condição poderá afetar a convivência com familiares, companheiros, amigos e até desconhecidos, como um atendente de uma loja.

“A indecisão irrita as pessoas e as torna menos propensas a querer estar ao seu redor. Se elas sempre tiverem de esperar que você se decida, eventualmente, começarão a vê-lo sob uma perspectiva negativa”, garantiu Amber.

Por trás dos indivíduos nada resolvidos, há um senso de gentileza. Geralmente, eles são tímidos, não querem parecer intrometidos ou não têm confiança de falar e dar sua opinião.

A condição também pode ser proveniente do medo de tomar a decisão errada. Se for o seu caso, vale primeiramente superar a dificuldade e, em seguida, ter em mente que os efeitos de um veredito nem sempre são tão importantes o quanto imagina. Busque mentalizar pensamentos positivos.

Homem Indeciso
Eis a questão: este ou aquele?

Deseja deixar para trás a fama de indeciso? A partir de agora, carregue como mantra a reflexão: “Preciso parar de ter medo de tomar a decisão errada”. Como não dá para ficar somente nas palavras, veja o passo a passo a seguir rumo à vida sem dilemas.

Como parar de ser indeciso?

Uma forma de deixar de ser indeciso é desprender-se dos pensamentos exagerados sobre algo. “Dedique apenas um tempo para bater o martelo e siga em frente”, sugeriu Amber no ShineSheets. Não se esqueça que a maioria das indecisões provém do medo de fazer a escolha errada. “Isso realmente importa?”, ressalta a editora-chefe.

Haverá momentos em que escolher exigirá fazer críticas, por exemplo, eleger o curso da faculdade ou aceitar uma proposta de emprego. Nesses casos, será necessário avaliar as sugestões até definir de fato uma opção. “Você precisa obter o máximo de informações possíveis, analisar o que é oferecido e, depois, basear sua decisão”, ponderou a fundadora do portal.

Mulher anotando
Refletir sobre os prós e contras de uma decisão importante

Outra dica é parar de adiar as decisões, o que tornará a escolha mais difícil. Sente-se, reflita e faça uma lista dos prós e contras de ambas as opções. “Coloque na balança as alternativas. Isso ajudará a definir com confiança”, salientou Amber.

Pare de adiar

A procrastinação é inimiga da boa tomada de decisão! Ao postergar uma escolha, você não facilita o veredito e ocasiona sensações ruins em si. “Adiar faz com que se mantenha em um estado de dor e infelicidade. Portanto, bata o martelo e acabe com isso. Quanto mais cedo resolver o problema, tomar a decisão ou fazê-la, melhor. Sentirá mais leve depois, confie em mim”, sustentou Amber no artigo do ShineSheets.

Mulher indecisa
Para vencer a indecisão, pare de procrastinar
Começando com sua vida

Mesmo que pareça complicado no início, parar de ser indeciso requer trabalho. Quanto mais rápido escolher uma alternativa, mais fácil tornará a ação e, antes que perceba, não sofrerá com a condição de hesitar diante de uma oportunidade ou opção. “Será algo do passado sentir-se desconfortável e ansioso quando tiver de tomar decisões diárias”, reforçou a fundadora do portal.

Segundo Amber, decidir é um hábito que deve ser construído. Quanto mais é praticado, melhor o desempenho. Com a atitude, o indivíduo tende a tornar-se mais feliz por ficar orgulhoso das escolhas feitas. De quebra, a ação desencadeia o olhar otimista, anteriormente desconhecido de quem dava enfoque no lado negativo.

“Exerça a tomada de decisões com frequência. Tenha coragem de falar por si mesmo, saia para o mundo e faça sua escolha. Com um pouco de prática, dominará o hábito e esquecerá o que é indecisão”, concluiu Amber, do ShineSheets.

Mulher indecisa sobre viagem
Na dúvida para onde ir? Só vai e aproveite o destino!

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias