Escuta, respira e não pira: 9 podcasts para manter a saúde mental

Dê play na seleção good vibes do Metrópoles e fortaleça o equilíbrio emocional

atualizado 22/10/2019 23:03

Divulgação/ Obvious

O Brasil é o país mais deprimido da América Latina. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o problema acomete 5,8% da população, o que representa, em números absolutos, 11,5 milhões de indivíduos. A doença já é considerada uma epidemia. Em tempos de instabilidade emocional, é importante consumir conteúdos com foco no bem-estar psicológico. Afinal, práticas good vibes tiram o protagonismo dos pensamentos negativos e, consequentemente, dão um “up” na saúde mental.

Embarcar na onda dos podcasts é uma boa maneira de implementar ideias positivas no dia a dia. Os programas de áudio destacam-se pela praticidade: podem ser ouvidos em qualquer lugar e a qualquer hora.

Outra supervantagem é que eles divertem enquanto propõem reflexões. Ao escutá-los, por exemplo, é possível quebrar tabus e fortalecer a autoestima de maneira leve e despretensiosa.

Pensando em te guiar no mar aberto de conteúdos disponíveis no Spotify – plataforma de streaming amplamente utilizada pelos brasileiros -, o Metrópoles elaborou uma lista com nove podcasts com potencial de proporcionar o tão almejado conforto emocional.

Confira:

É nóia minha
A roteirista, escritora e paranoica de plantão Camila Fremder divide maluquices que passam pela sua cabeça com convidados. Temas como rede de apoio, insegurança e diversidade são abordados com boas doses de bom-humor.

Meio fio
Quatro mulheres, uma questão por vez – ou não. Assim é descrito o podcast Meio fio, protagonizado pela designer Antonella Vanoni, a publicitária Stephanie Noelle, a produtora Julia Ribeiro e a pesquisadora de tendências Stella Spinola. O quarteto bate um papo sincerão sobre múltiplos aspectos da vida contemporânea, entre eles, a tal da saúde mental.

Bom dia, Obvious
Marcela Ceribelli, diretora criativa da agência de publicidade Obvious, recebe convidadas para falar sobre variados assuntos que permeiam o universo feminino, como maternidade e autoestima.

Prana Yoga
Tendo em vista que o yoga é um darshana do hinduísmo, ou seja, um ponto de vista, este podcast aborda os mais variados temas e práticas orientais. O professor Carlo Guaragna é quem comanda o talk. A proposta é ampliar a perspectiva dos ouvintes por meio das lições milenares que permeiam a modalidade.

Imagina juntas
Toda quarta-feira, Carol Rocha, Jessica Grecco e Gus Lanzetta reúnem-se para discutir questões existenciais e dar pitacos na vida dos ouvintes. Ouça discussões sobre cultura pop, trabalho, dinheiro (e falta dele) e relacionamentos.

Mamilos
O Mamilos – Jornalismo de Peito Aberto é um dos podcasts brasileiros de maior sucesso. Com posts semanais, o programa busca nas redes sociais os temas mais polêmicos e traz para roda de conversa um aprofundamento da questão com empatia, respeito e tolerância. É apresentado por Cris Bartis e Ju Wallauer.

Projeto Piloto
Projeto Piloto é o podcast da blogueira Lu Ferreira e da consultora de estilo Thais Farage. É indicado para quem tem afinidade com o universo da moda e beleza. Provoca reflexões, por exemplo, sobre Body Positive e autocuidado.

Psicologia cotidiana
Sergio Manzione é psicólogo clínico que, semanalmente, fala sobre temas da psicologia, entre eles, depressão, assédio moral, bullying, suicídio e machismo. O profissional ensina como digerir as frustrações para ir em busca do equilíbrio emocional.

Autoconsciente
A coach especializada em autoconhecimento Regina Giannetti dá dicas preciosas para compreender as emoções. A profissional divaga, acima de tudo, sobre mindfulness e autoaceitação.

Últimas notícias