metropoles.com

Pesquisa revela que depressão está associada a outras 20 doenças

Cientistas descobriram que pacientes depressivos têm mais chances de serem acometidos por problemas respiratórios, cardíacos e digestivos

atualizado

Compartilhar notícia

Unsplash/Divulgação
depressão___
1 de 1 depressão___ - Foto: Unsplash/Divulgação

Além do sofrimento inerente à depressão, pacientes com a doença precisam tomar cuidado com outras comorbidades, segundo uma pesquisa da Universidade do Sul da Austrália. Isso porque, de acordo com o estudo, o transtorno psiquiátrico foi identificado como sendo causa genética para 20 outras doenças.

A partir de informações de 337.536 participantes do banco de dados UK Biobank, os pesquisadores avaliaram fatores de risco entre depressão e 925 doenças. O trabalho foi publicado na revista especializada Molecular Psychiatry.

Eles encontraram associações entre a depressão e uma série de doenças respiratórias, cardíacas e digestivas, incluindo asma, doenças coronarianas, colesterol alto, esofagite, gastroenterite, infecções por Escherichia coli (bactéria que atinge o trato intestinal) e distúrbios do sistema urinário.

O levantamento também mostrou que a depressão está associada a múltiplas complicações hemorrágicas inflamatórias e até gastrointestinais, que podem acontecer devido a efeitos colaterais de medicamentos usados ​​para tratar a doença ou mesmo devido à maior ocorrência de infecções por e-coli. Ambas as situações podem ser evitadas, de acordo com os cientistas.

Segundo os pesquisadores, entender a relação entre a depressão e outras doenças pode reduzir a incidência das comorbidades. A pesquisa serviria como alerta para pacientes depressivos, que devem ser acompanhados mais de perto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações