Novo “eu”: desafio divertido ajuda a construir sua personalidade do zero

A ideia é aprimorar as virtudes para fazer surgir uma pessoa que supere as expectativas e melhore a própria vida e a conexão consigo mesmo

atualizado 31/07/2020 16:57

Mulher sorrindo Marcelo Chagas/Pexels

Adaptação. Autoconhecimento. Ressignificação. Reinvenção. As palavras foram repetidas diversas vezes durante o período da pandemia com o objetivo de motivar uma mudança de comportamento rumo a tornar-se alguém melhor para si, aos próximos e ao mundo. No interior de algumas pessoas, o momento de voltar ao normal após distanciamento social é visto como a chegada de um novo ano, tempo de refletir e deixar para trás sentimentos ruins.

Famoso pelos artigos de motivação pessoal, o portal ShineSheets criou o desafio de como construir a personalidade do zero de uma maneira divertida, interessante e guiada por lições de vida. Mas, antes de seguir as instruções, vale mentalizar que suas características marcantes não precisam ser revistas em razão do juízo de alguém.

O mantra é: “O que pensa da sua própria personalidade e se gosta ou não”. Quer saber mais detalhes? Responda às seguintes perguntas e veja como se sente:

  1. Acredita que sua personalidade (e vida) é chata e sombria?
  2. Almeja destacar-se um pouco mais no círculo de amigos e colegas?
  3. Sempre admira os outros, mas nunca se admira?
  4. Sente dificuldade para acompanhar as transformações interessantes do mundo?
Mulher toca no espelho
Acredita que sua personalidade é chata e sombria?

Se respondeu “sim” a algum dos questionamentos, a imagem fixa em sua mente de quem gostaria de ser é diferente de quem realmente é. Segundo o ShineSheets, dentre efeitos de não reconhecer-se com otimismo está a insegurança, uma das principais fontes de infelicidade na vida de inúmeras pessoas.

O desafio do portal busca incentivar a construção da personalidade “em cima do que já tem”. Qualidades e valores essenciais ficarão quase intactos. A ideia é aprimorar as virtudes e habilidades para fazer surgir uma pessoa que supere as expectativas e melhore a própria vida e a conexão consigo mesmo. Leia atentamente as etapas abaixo!

Passo 1: Revisar-se

Primeiramente, avalie a sua personalidade e decida o que gosta (e o contrário também). Para isso, pegue duas folhas. Em uma, escreva observações positivas e, na outra, negativas. Os comportamentos devem seguir como uma prática ao longo da vida, enquanto os negativos, você terá de dar adeus. Um lembrete especial: nada de tocar no quesito aparência.

Mulher faz anotações
Faça duas listas: uma de hábitos bons e, outra, de maus

“Escreva tudo e pense como se estivesse organizando sua personalidade. Mantenha o que faz feliz e descarte o que deixa triste”, destacou a editora-chefe do ShineSheets, Amber, no artigo. Vale incluir hábitos como apreciar por manter-se otimista diante de situações complicadas ou detestar procrastinar antes uma tarefa importante.

Ao término da atividade, releia as duas listas. As anotações te darão um norte para construir o seu “novo eu” do zero.

Passo 2: Encontre uma inspiração

A parte mais divertida do desafio! Com o ponto de partida nas mãos, ou seja, as duas listas, o segundo passo te aproximará a encontrar quem gostaria de ser. Nesse momento, pense em uma pessoa, personagem de filme ou influenciador digital que o motiva. “As pessoas geralmente são inspiradas pelo que vê nos outros. Uma ótima maneira de explorar esse viés”, traz o artigo do ShineSheets.

Nada de autossabotagem. Abra a mente à atividade e seja sincero com você, afinal, ninguém julgará a referência eleita. Se pergunte: “Como eu gostaria de ser? Quem é a minha inspiração?”. A pessoa escolhida poderá ser sua mãe, pai ou avó. A quem preferir, dá para selecionar um famoso, como Michelle Obama, ou um personagem expressivo das telas.

Michelle Obama
A ex-primeira-dama dos EUA é um ícone de vida para muitas mulheres

Se imaginou que irá copiar a personalidade de alguém, eis um ledo engano. Busque analisar o que o seu ícone de vida faz a fim de melhorar a si e suas ações. Escreva os comportamentos, hábitos e valores que a pessoa costuma mostrar. Na missão de descobrir detalhes, o Google será um grande aliado, além das fotos postadas no Instagram e entrevistas salvas no YouTube.

Amber elegeu como musa inspiradora a estilista Victoria Beckham. Em uma simples busca na internet, a editora-chefe do ShineSheets notou que a diretora criativa de marca homônima acorda cedo, se exercita diariamente, faz uma dieta orgânica e saudável, é disciplinada, gosta de autodesafios, e é focada em ajudar o próximo.

Caso se inspire em um personagem de filme, assista à produção e faça pesquisas a respeito. Não esqueça de anotar os apontamentos.

Victoria Beckham
Victoria Beckham faz atividade física todos os dias
Passo 3: Faça seu plano

À frente estão três listas em que contém traços agradáveis da própria personalidade; particularidades negativas sobre si; e caraterísticas de alguém inspirador. Com esse leque de observações em mãos, a terceira etapa é delimitar um plano para definir sua nova individualidade pessoal e social.

  1. Revise a listagem positiva e pense em maneiras de nutri-los ainda mais. “Nunca é demais tentar opções diferentes com algo que te faz sentir bem. Escreva suas ideias”, abordou Amber no portal no ShineSheets.
  2. Em seguida, dê uma olhada nas anotações que não gosta a respeito de si. Para livrar-se dos maus hábitos, escreva de 1 a 3 medidas a fim de combatê-los. Por exemplo, consumir alimentos nada nutritivos. Primeiro, terá de pesquisar receitas saudáveis. Em segundo, deverá encontrar alternativas para comer bem ao longo das refeições e, por fim, avaliar quais motivos colaboram a alimentar-se mal.
  3. Pegue a lista do ícone inspirador e decida quais características deseja implementar na própria vida. O objetivo é desenvolver novas atitudes e crescer pessoalmente de modo satisfatório.
Mulher olha-se no espelho
Estar feliz com a própria personalidade é sinônimo de satisfação e autoconhecimento
Passo 4: Execução

Se chegou até aqui percebeu que hábitos positivos devem ser mantidos, aprimorados ou adicionados, enquanto as caraterísticas negativas removidas. Fica a dica de começar com algumas mudanças ou “reforma” completa aos mais radicais. “Só depende de você. Apenas não deixe os exercícios para trás, porque qualquer mudança positiva só acontecerá com uma decisão e você é o único que pode realizá-la”, pondera o artigo do Shine Sheets.

De acordo com a fundadora do portal, o desafio proposto estimula a capacidade de revisar e remodelar a si mesmo, além de motivar inspirar-se nas qualidades de alguém que considera importante: “Uma maneira fácil de construir a personalidade que realmente almeja, pois pode escolher o que adicionar na vida e moldar-se”.

Mulher feliz
Hábitos positivos devem ser mantidos no “novo eu”, segundo o desafio do portal ShineSheets
Resultados

Depois dar start no desafio de construir a personalidade do zero, experimente novas vivências, como ficar completamente feliz com o “novo eu”, descobrir maneiras de desenvolver ideias de autodesenvolvimento ou encontrar o lado bom de um familiar, amigo ou conhecido e integrar na própria vida.

Não fique surpresa caso a atividade de aperfeiçoamento renda frutos na carreira, relacionamentos, negócios e no corpo, que tende a ficar mais saudável. A experiência pessoal também pode seguir outro rumo. “Você pode achar que realmente não quer mudar a si mesmo – o que é ótimo se abrir os olhos para ver o quão suficiente é ao próprio jeito”, escreveu a mente por trás do ShineSheets, Amber, no artigo.

 

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias