Saúde mental: workshop promete ajuda para acabar com a procrastinação

Evento tem como mote entender os mecanismos de organização, tomada de decisão e formas de evitar o adiamento da realização de projetos

Unsplash/DivulgaçãoUnsplash/Divulgação

atualizado 14/08/2019 7:57

Você sente que tem dificuldade em colocar suas ideias em prática? Deixar para outro dia ou para depois decisões e projetos é uma realidade para muita gente. A procrastinação é motivo de angústia e pode gerar intensa culpa e frustração, uma vez que causa a sensação de dar voltas sem sair do lugar. Pensando nisso, os psicólogos Patrícia Galvão e Otávio Guimarães resolveram ajudar quem sabe que tem condições de ser mais produtivo, mas por algum motivo não consegue. O workshop Realize, uma parceria entre as empresas Vivant Psicologia e Habilitar, acontecerá no dia 31 de agosto, das 8h às 17h30.

Durante o evento, a proposta é conversar sobre memória, processamento cerebral, fatores que influenciam na tomada de decisões, hábitos que ajudam na produtividade e como eliminar a procrastinação. De acordo com Otávio Guimarães, são várias as razões que nos fazem protelar objetivos. A primeira delas seria a necessidade do cérebro de buscar recompensas de curto prazo. “Por conta disso, procuramos em nossas ações recompensas imediatas e, quando estamos diante de tarefas que só vão dar resultados no futuro, tendemos a adiar”, detalha o psicólogo.

Outro fator, que pode até não parecer um problema, também nos faz enrolar: ter opções demais na vida e muitas delas serem atraentes. Falta de motivação intrínseca e de confiança em si mesmo também podem atrapalhar a produtividade. “Não há estudo mostrando a existência de um perfil psicológico mais propenso a procrastinar. No entanto, uma pesquisa de Harvard relaciona o procrastinador a uma autoestima elevada e frágil. São aquelas pessoas que parecem muito confiantes, mas que se tornam vulneráveis diante de situações ameaçadoras”, explica Otávio.

Deixar de adiar tarefas contribui para que você viva melhor. Isso porque procrastinar causa culpa pela não conclusão de atividades, bem como angústia, vergonha e mal-estar. “Quando se consegue romper esse padrão de pensamento, a pessoa se torna mais produtiva e confiante”, justifica Otávio Guimarães. “A pessoa sente ter mais controle sobre a própria vida e acaba elencando mais objetivos positivos para si.”

Mas, o que fazer para nunca mais deixar para amanhã o que se pode fazer hoje? Para mudar um hábito, Otávio explica que um caminho é substituí-lo por outro que seja mais gratificante. O segredo, então, seria pensar em alternativas que sejam mais interessantes emocional ou fisicamente. “Outra solução é dividir uma tarefa grande em pequenas unidades, a fim de que se tenha uma noção melhor a respeito dos avanços em relação ao objetivo”, ensina o psicólogo. “Muito importante é também comemorar cada etapa realizada”.

Serviço
Workshop Realize!
Em 31/08/2019 (sábado), das 8h30 às 17h30, no SGAS 614 L2 Sul – auditório do Vitrium Centro Médico. Inscrições pelo e-mail realizeworkshop@gmail.com. Investimento: R$ 80 até dia 15/08. Após essa data, R$ 100.

Últimas notícias