*

A forma como se inicia o dia pode definir aspectos ligados à produtividade e ao estado emocional ao longo da jornada. De acordo com Neder Izaac, autor do livro Manhãs Poderosas, o essencial é usar o começo da manhã para tirar um tempo para si mesmo.

“O principal desafio para quem quer mudar os hábitos é não começar o dia pisando no acelerador. É preciso tirar um tempo para si e iniciar o dia com clareza. Organize a mente e visualize as tarefas, dessa forma você não cairá na tentação de procrastinar ou realizar ações que não são suas prioridades”, explica.

Entre as iniciativas que Neder indica para garantir mais produtividade estão exercícios diários de 25 minutos. Ele ressalta que não é obrigatório acordar cedo, mas a rotina precisa ser feita antes de se sair de casa. Por isso, ele recomenda adiantar em meia hora o despertador.

Confira cinco práticas para tornar as manhãs mais produtivas:

1) Energize-se
Para começar, Neder indica a técnica do tapping. O método nasceu na medicina alternativa e é usado para ativar o físico antes de lutas ou atividades físicas. “Tateie o corpo, pressionando com os dedos, e dê pequenos tapinhas durante três minutos. Uma sugestão é aproveitar os pontos de acupunctura e liberar o estresse.”

2) Pratique a meditação
O segundo passo é ativar a atenção plena (mindfulness) e meditar por cerca de 15 minutos. O coach aponta que existem várias técnicas, mas ele recomenda uma prática de quatro etapas. O objetivo é o esvaziamento completo da mente, reduzindo o estresse e equilibrando as emoções para iluminar o propósito do seu dia.

3) Escreva num diário
A terceira parte envolve sete minutos dedicados a escrever cinco coisas pelas quais se é grato nas últimas 24 horas. Neder ressalta que gratidões genéricas (por família, saúde, etc.) não valem e é preciso ser específico. Ele sugere escrever à mão para reduzir a velocidade de pensamento.

Depois, aponte três ações que você não pode deixar de fazer no seu dia para alcançar sonhos e metas maiores. “É interessante voltar para ver se conseguiu completar o objetivo. Caso contrário, você pode repetir ou escolher novas ações e acabar se cobrando mais inconscientemente”, explica.

4) Pratique o pensamento positivo
O escritor pondera que pessoas positivas geralmente são aquelas focadas em metas. “Elas aceitam 100% da responsabilidade da sua vida, sem reclamar, delegar ou criar desculpas. Praticar a gratidão é uma forma de ficar mais positivo. Mas é uma prática, não vai ser da noite para o dia, sem ação”, opina.

Só pula da cama com motivação, quem sabe para onde está indo"
Neder Izaac

5) Mentalize mantras
Por fim, para que qualquer meta seja realizada, é preciso visualizá-la e definir prazos. As afirmações por mantra ajudam a fortalecer a crença nos objetivos e no seu merecimento da visão de futuro, para que posteriormente ele vire uma ação concreta e seja alcançado.