metropoles.com

Pessoas que despertam às 5 da manhã têm melhor qualidade de vida

Aplicativo voltado para quem gosta de acordar bem cedo está dando o que falar, especialmente porque quem gosta da manhã tem melhor qualidade de vida

atualizado

Compartilhar notícia

Istock Photo
1 de 1 - Foto: Istock Photo

Em um estudo realizado recentemente, o pesquisador Paul Kelley, da Universidade de Oxford, revelou que forçar as pessoas a trabalhar e estudar antes das 10 horas da manhã é equivalente à tortura, no qual performance, humor e saúde – mental e física – seriam afetados. No entanto, uma corrente de pessoas bem-sucedidas desacredita dessa afirmativa e garantem que a frase “Deus ajuda quem cedo madruga” tem seu valor.

A começar por Bryan Harris que gosta tanto de acordar pela manhã que criou um aplicativo voltado para isso. Para entrar no 5 Club, não precisa de nenhuma associação formal – isto é, a não ser morar nos EUA e ter um Iphone, porque o app ainda não está disponível no Brasil e só tem versão para iOS. Além desses, o único critério é se levantar às 5h e começar a trabalhar. Em sua mensagem de divulgação, o programa convida os usuários a deixarem as desculpas de lado e se reunir uma vez por mês para interagir com outras pessoas que acordam antes mesmo de o galo cantar.

5am Club/ Divulgação

 

Mas quando falamos de saúde, será que acordar cedo é realmente o mais indicado? Contrariando o que o Dr. Paul Kelley disse, o psiquiatra e pesquisador da USP, Diego Tavares, acredita que sim. Para ele, o nosso organismo é programado para se ligar pela manhã e se desligar a noite. Pela manhã, fatores hormonais como o cortisol, responsável por gerar energia e ânimo para o exercício e locomoção, hormônios sexuais como a testosterona e hormônios relacionados ao nosso metabolismo como insulina e hormônios da tireoide, se ativam de manhã preparando o indivíduo para enfrentar o dia.

“Ao acordar cedo, o indivíduo funciona melhor e respeita os parâmetros fisiológicos do corpo colocando todos os sistemas no seu devido lugar. Com isso, tende a engordar menos, porque os hormônios do metabolismo estão no ciclo certo, a se estressar menos, porque os hormônios do estresse são produzidos justamente quando são necessários, e a viver melhor porque o equilíbrio está mantido, o que repercute em questões mais complexas como imunidade e humor”

Diego Tavares, Psiquiatra

Além disso, o profissional também afirma que o nosso corpo tem uma “rotina mecânica” que precisa funcionar logo no início da manhã. Dessa forma, se a pessoa acorda tarde, ela força o sistema a se adequar com um ciclo equivocado que piora quando não se tem um horário fixo para sair da cama. Contudo, o profissional discorda que o horário precisa ser necessariamente às 5 da manhã. Para ele, o melhor horário para se levantar é aquele que, depois de um sono profundo e relaxado, permite ao indivíduo acordar sem sentir-se mal ou assustado por estímulos externos.

“Normalmente, nesse período entre 5h e 8h é quando nosso corpo começa a deixar o sono superficial e a pessoa se acordada irá se sentir melhor e mais disposta para começar o dia. Mas para criar esse padrão do sono é necessário criar uma rotina de sono, pois o corpo precisa de padrões para dormir e levantar adequadamente”.

Us Weekly/Vogue/Washington Post

Rotina é o que não falta na vida de famosos como Gwyneth Paltrow, Anna Wintour, Gisele Bündchen e empresários de sucesso como Tim Cook (CEO da Apple), Richard Branson (da Virgin). Todos eles já admitiram que acordam bem antes do sol raiar. Para o endocrinologista Ricardo Franco, acordar cedo pode fazer bem para o corpo, estimular a produtividade e potencializar a memória, desde que, é claro, o sono seja adequado.

Todas essas pessoas têm sucesso porque respeitam toda a produção hormonal do corpo. Tanto o de cortisol, que tem seu pico pela manhã, quanto a melatonina que ocorre durante a noite e é o hormônio que regula o relógio biológico e funciona como agente anti-inflamatório. Porém, muito mais do que acordar cedo e dormir cedo, as pessoas têm que ter um hábito de dormir bem.

Ricardo Franco, Endocrinologista

Uma noite bem dormida também é a melhor alternativa para a psicóloga Lia Clerot. A profissional reconhece que acordar cedo tem inúmeros benefícios para a saúde e qualidade de vida como reduzir o estresse e a ansiedade, no entanto, afirma que o que mais prejudica o organismo é a privação do sono.

O ideal é acordar por volta das 6h. Levando em consideração que o pico da melatonina é por volta das 22h e o ideal é estabelecer uma média de 8h de sono, esse é o horário ideal para que o corpo continue dentro de um ciclo.

Lia Clerot, Psicóloga

Vale lembrar que os três profissionais também concordam com os resultados de uma pesquisa recente da National Center for Biotechnology Information que indicava a suscetibilidade maior que pessoas com hábitos noturnos a terem depressão, quando comparadas a pessoas que são fãs do ritmo diurno.

Para Lia, pessoas noturnas tendem a ter dificuldade de se encaixar dentro da rotina considerada habitual, por isso não conseguem desempenhar as atividades com todo seu potencial. “Ou acordam tarde e o tempo não é suficiente, realizando as tarefas de forma acelerada. Ou acordam cedo e ficam sonolentas, com mau humor, memória e raciocínio lentos.”

Já para Diego, a falta de ritmo do sono e acordar tem se mostrado um fator cada vez mais relevante na causa da depressão e na sua manutenção. Dessa forma, não desligar o cérebro quando ele deveria ser desligado é sim um fator que pode prejudicar a “regeneração” da química cerebral e predispor a pessoa a ter depressão – caso ela tenha genética e outras condições ambientais para que isso ocorra.

Além disso, o profissional ressalta que é possível treinar o cérebro para acordar cedo, desde que o organismo, ao longo de várias repetições, entenda que esse é o padrão e se “acostume” a funcionar desse jeito. “Mesmo nas férias ou quando a pessoa se vê numa situação em que sua rotina muda muito, é necessário não perder de vista ou baguncear muito os horários porque o corpo segue nosso comando e também se torna preguiçoso e se desorganiza em suas funções”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?