Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Harry punido? Descubra quem terá direito à herança do príncipe Philip

Não serão só os familiares de Philip que terão direito a uma fatia da fortuna deixada por ele, conforme revelou uma fonte

atualizado 27/05/2021 13:35

Príncipe Philip e HarryMax Mumby/Indigo/Getty Images

Na entrevista concedida à Oprah Winfrey em março, o príncipe Harry revelou que teve o salário cortado ao abdicar dos cargos seniores na realeza. Quando teve a remuneração suspensa, ele havia se mudado com a esposa, Meghan Markle, e o filho, Archie, do Reino Unido para o Canadá. Atualmente, a família mora nos Estados Unidos. Se a preocupação era dinheiro, o neto da rainha Elizabeth II pode ficar um pouquinho mais aliviado. O duque de Sussex ficará com uma fatia da herança polpuda do avô paterno, o príncipe Philip.

A fortuna do marido da monarca britânica está estimada em 30 milhões de libras, o equivalente a R$ 224 milhões. Philip morreu em abril, aos 99 anos. Embora o testamento não tenha sido revelado, especialistas acreditam que a maior parte do patrimônio do duque de Edimburgo provavelmente foi deixada para a mulher, a rainha Elizabeth II. “Este é um assunto pessoal para a família e, como tal, os acordos são privados”, declarou um informante ao The Fabulous.

A fonte ligada ao Palácio de Buckingham contou que Philip não puniu o caçula do príncipe Charles e de Lady Di por abalar as estruturas da monarquia. Em janeiro de 2020, Harry renunciou ao ofício na realeza e, nos últimos meses, fez declarações bombásticas sobre os parentes em entrevistas. “Philip não era o tipo de personagem que pune um neto por mau comportamento. Ele era um homem muito justo, imparcial e adorável. Nunca guardou rancor”, enfatizou o mensageiro não identificado.

Príncipe Harry e Philip
Avô e neto eram bem próximos. Philip não deixou Harry de fora do testamento

O marido de Meghan Markle deverá receber uma boa quantia, assim como os outros netos do duque de Edimburgo. Além de Harry, Philip tinha mais sete netos — William, Zara Tindall, Peter Phillips, Eugenie, Beatrice, Louise Windsor e Jaime. Recentemente, os quatro filhos do falecido príncipe — Charles, Anne, Andrew e Edward — souberam que estão liberados para “pegar o que quiserem” da coleção de 13 mil livros da biblioteca do pai no Palácio de Buckingham.

0
Assessores

Antes de morrer, Philip passou uma temporada internado em um hospital e, ao voltar para casa, assinou fotos de si mesmo. As imagens foram colocadas em porta-retratos e, a pedido dele, teriam sido destinadas aos seus cuidadores. Enquanto alguns colaboradores ganharam um simples mimo, um trio será bem recompensado com parte da riqueza deixada pelo duque de Edimburgo, conforme explicou o informante do The Fabulous.

“Ao contrário de alguns outros membros da realeza, o príncipe Philip será generoso com os três homens que cuidaram dele”, afirmou o mensageiro. Quem deverá aumentar os dígitos na conta bancária é o secretário particular do falecido príncipe, o brigadeiro Archie Miller-Bakewell, além do pajem William Henderson e do criado pessoal, Stephen Niedojadlo. O trio apoiou o marido da rainha nos últimos anos de vida.

Príncipe Charles no funeral de Philip
O príncipe Charles liderou o cortejo fúnebre do pai, Philip

Bakewell chegou a substituir o duque de Edimburgo em um noivado. Já Henderson e Niedojadlo auxiliavam Philip na propriedade de Sandringham, local onde o príncipe escolheu permanecer, após se aposentar dos compromissos reais. De acordo com informações, o pajem esteve com o príncipe nos últimos dois dias de vida. O avô paterno de Harry morreu no Castelo de Windsor.

Distribuição

Antes de falecer, Philip recebia anualmente do Subsídio Soberano o valor de 359 mil libras, quase R$ 2,7 milhões. De acordo com o mensageiro do palácio, a quantia “não era suficiente” e a rainha precisava complementar. Grande parte dos bens do duque era copropriedade da monarca e, agora, ela assumirá a posse total. Documentos apontam que ele investiu o patrimônio em ações e peças de arte caras.

Rainha Elizabeth e príncipe Philip
A maior parte da herança do duque de Edimburgo foi deixada para a esposa, rainha Elizabeth

Especialista em realeza, David McClure escreveu um livro sobre as finanças da monarca do Reino Unido. A publicação recebeu o título The Queen’s True Worth (O Verdadeiro Valor da Rainha, em tradução do inglês). O autor concedeu entrevista ao iNews no ano passado e forneceu detalhes do testamento dos integrantes da família real: “A maneira mais eficiente é passar de cônjuge para cônjuge. Se ele deixasse todo o patrimônio para a rainha, não haveria imposto a pagar sobre ele”.

“Philip não era fã de deixar seu dinheiro para o Tesouro, mais do que qualquer outra pessoa. [Ele] tinha tempo de sobra para resolver todas as questões legais para que não atraísse imposto sobre herança”, salientou o informante ao The Fabulous.

Itens menores e mais pessoais de Philip provavelmente serão repassados aos familiares, como as carruagens herdadas pela neta Louise Windsor. O primogênito Charles ficou com lembranças preciosas pertencentes ao explorador Robert Falcon Scott, de quando fez expedição pelo Polo Sul, em 1912. Até a morte do rei Edward VII, em 1910, os testamentos dos monarcas eram liberados para inspeção pública. Desde então, a realeza optou por ocultar a documentação.

Rainha e príncipe Philip com alguns bisnetos
Rainha e o príncipe Philip com sete bisnetos. À época, as outras crianças ainda não haviam nascido
Príncipe Philip
Príncipe Philip deixou uma herança polpuda
Funeral do príncipe Philip
Funeral do príncipe Philip. O duque morreu aos 99 anos

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias