Com a morte do avô paterno, Philip, no último dia 9, o príncipe Harry adiantou o retorno ao Reino Unido para acompanhar a cerimônia fúnebre, ocorrida uma semana depois de o marido da rainha Elizabeth falecer. A próxima volta do duque de Sussex para a Europa, supostamente, seria em 1º de julho. Na ocasião, ele participaria da inauguração de uma estátua em homenagem à sua mãe, a princesa Diana. Entretanto, o especialista real Russell Myers acredita que não haverá mais viagem devido ao “tratamento gelado” dado ao marido de Meghan Markle durante o funeral.
Em entrevista ao programa talkRADIO, Myers afirmou que Harry pode desistir da viagem dedicada a homenagear a mãe, Lady Di, por ter ficado abismado com a indiferença com que foi recepcionado no enterro. Na avaliação do especialista em realeza, o duque de Sussex pode dar uma “desculpa” e não comparecer ao tributo a ser realizado nos jardins do Palácio de Kensington. “Alguns membros da família deram-lhe uma recepção fria e talvez isso o tenha chocado um pouco”, disse o editor.
Na avaliação de Myers, o príncipe Harry usará o nascimento da segunda filha, previsto para junho, como justificativa “conivente” pela ausência na homenagem à mãe e como forma de não enfrentar os familiares. Fruto do casamento com Meghan Markle, a menina deverá vir ao mundo semanas antes do lançamento da estátua em comemoração aos 60 anos da princesa Diana. Ela morreu em um acidente de carro em 1997.

Harry e William no funeral do avô paterno, PhilipMark Large-WPA Pool/Getty Images

Príncipe Harry viajou dos Estados Unidos para o Reino Unido a fim de participar do funeral do avôYui Mok-WPA Pool/Getty Images

Cortejo fúnebre de PhilipPool/Max Mumby/Getty Images

Em abril, Harry retornou ao Reino Unido para a cerimônia fúnebre do avôGareth Fuller/WPA Pool/Getty Images

Funeral do príncipe Philip. O duque morreu aos 99 anosPress Pool/UK Press via Getty Images

Cortejo fúnebre do príncipe PhilipLeon Neal/WPA Pool/Getty Images

Ao abdicar do posto na realeza, Harry perdeu os títulos militaresMax Mumby/Indigo/Getty Images

Príncipe Harry e o avô, Philip, eram bem próximosMax Mumby/Pool/Indigo/Getty Images

Príncipe Harry deixou a família real Tolga Akmen/Anadolu Agency/Getty Images
Desprezo
Apresentador do programa talkRADIO, Kevin O’Sullivan comentou a respeito de Harry aparecer “muito abatido” ao longo do cortejo fúnebre do príncipe Philip, realizado no último dia 17. “Li que algumas partes da família real literalmente o excluíram e nem mesmo falaram com ele”, destacou o jornalista. De acordo com o Mail on Sunday, o duque de Sussex foi desprezado por três membros da realeza no enterro do avô. A princesa Anne e os condes de Wessex, Edward e Sophie-Rhys-Jones, esnobaram o sobrinho.
Segundo fontes próximas da Coroa britânica, o sentimento em relação a Harry é de frieza por causa da entrevista bombástica concedida por ele e a mulher, Meghan Markle, à apresentadora Oprah Winfrey, no início de março. Quando a conversa polêmica foi ao ar, o príncipe Philip estava internado. Alguns especialistas reais defenderam que o bate-papo contribuiu para o estado de saúde do duque de Edimburgo, deixando-o “bastante abalado”. Os duques de Sussex renunciaram aos cargos seniores na realeza no ano passado.

Viajar ou não?
“Com a recepção fria que teve da sua família, levanta-se a questão: ele [Harry] voltará para a inauguração do memorial de Diana com o seu irmão em julho? Ou vai sair disso?”, declarou O’Sulliavan no talkRADIO. O expert em realeza Russell Myers respondeu: “Certamente, Kate e William vão recebê-lo se ele quiser voltar”.
Apesar das opiniões contrárias dos especialistas, os súditos esperam que o duque de Sussex possa retornar ao país de origem em julho e dar mais um passo rumo à reconciliação com os familiares. No funeral de Philip, o vídeo de Harry conversando com o irmão, William, e a cunhada, Kate Middleton, “rodou” o mundo. Os dois príncipes estavam brigados desde o ano passado.
“Eu amo William demais. Ele é meu irmão. Nós passamos por um inferno juntos. Quer dizer, temos uma experiência compartilhada. Mas estamos em caminhos diferentes”, frisou Harry na entrevista dada à Oprah. Informantes revelaram à imprensa britânica que o duque de Cambridge, William, ficou profundamente magoado com as alegações do irmão na conversa televisionada. O duque de Sussex chegou a contar que um integrante da realeza havia feito um comentário racista antes do nascimento de seu filho, Archie, atualmente com 1 ano.



Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.