metropoles.com

Após pesquisas, buritizáveis se atacam em busca de eleitores

Candidatos ao GDF ampliaram a mira, antes focada no candidato à reeleição, Rodrigo Rollemberg (PSB), e passaram a se alfinetarem

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Palácio do Buriti
1 de 1 Palácio do Buriti - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Os resultados das pesquisas Datafolha, Ibope e FSB/Metrópoles dos últimos dias inflamaram os discursos dos candidatos ao Palácio do Buriti. Como o principal alvo dos adversários, Rodrigo Rollemberg (PSB), não decola na campanha, os postulantes que têm crescido nas sondagens deixaram a política de boa vizinhança de lado e ampliaram a mira.

Já o candidato à reeleição abriu fogo contra Eliana Pedrosa (Pros), que, nos últimos levantamentos, consolidou sua liderança. Sem citar o nome da rival, Rollemberg alfinetou a ex-distrital durante reunião com militantes e postulantes da Rede e do PV na noite de quarta-feira (12/9): “Tem candidata que se faz de boazinha, mas todos sabem das relações dela com os governos. Sempre teve contratos milionários com o DF e, sempre que esteve em cargos públicos, esses contratos cresceram exponencialmente”.

Outro embate entre buritizáveis envolveu dois nomes aliados até poucos dias antes do início do período eleitoral. Ibaneis Rocha (MDB) e Alberto Fraga (DEM) eram da mesma coligação, quando o grupo orbitava em torno de Jofran Frejat (PR), que acabou desistindo de concorrer.

A proximidade, no entanto, não impediu a troca de acusações. O pontapé que deu início ao imbróglio foi dado pelo democrata. Fraga acusou Ibaneis de comprar pessoas “com malas de dinheiro” e lembrou escândalos envolvendo correligionários do ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF), como os ex-deputados federais Rocha Loures (MDB-PR) e Lúcio Vieira Lima (MDB-BA).

O advogado contra-atacou citando as ações referentes ao coronel reformado da Polícia Militar que tramitam na Justiça. Ibaneis adiantou que vai processar o democrata, tanto na Justiça Eleitoral quanto na área criminal, além de pedir danos morais.

“Com um histórico desses, Fraga não tem a menor moral para falar de mim e do meu caráter. Ele tem muito a explicar para a Justiça antes de apontar o dedo de forma leviana contra alguém. Tem de lavar muito bem a boca para falar de alguém de bem como eu”, disse Ibaneis.

Antes do ataque ao emedebista, Fraga esteve com representantes de transporte escolar, em Ceilândia, e se comprometeu a dar maior participação aos interessados nas licitações de transporte no DF. Ibaneis passou boa parte do dia no Núcleo Bandeirante. O emedebista caminhou, conversou com moradores e almoçou no mercado da cidade.

Já Rollemberg se encontrou com representantes do comércio das quadras 107/108 e 207/208 Sul e afirmou que, se reeleito, vai revitalizar a avenida W3. O governador disse acreditar que a isenção do Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU) para as empresas envolvidas no processo pode ser uma saída para o local.

Confira:

0

 

Rogério Rosso (PSD) participou de reuniões com integrantes da Associação dos Gestores Públicos do DF (Adesp), do Fórum Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate) e do Sindicato dos Enfermeiros (SindEnfermeiros). Nos discursos, manteve Rollemberg como alvo. Criticou a atual gestão e classificou a falta de planejamento como uma das principais causas para a crise no serviço público.

A candidata do PSol, Fátima Sousa, participou de reunião com os dirigentes do Sindicado dos Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde e Agentes Comunitários de Saúde (Sindivacs-DF). Fátima apresentou os compromissos do plano de governo para expandir a atenção básica à saúde e destacou que o fortalecimento dessas categorias é fundamental para “aperfeiçoar a estratégia de saúde da família no DF”.

Júlio Miragaya (PT) se reuniu com representantes da Defensoria Pública, participou de ato em defesa do ex-presidente Lula e de um debate organizado pela Faculdade de Turismo da Universidade de Brasília (UnB).

Antônio Guillen (PSTU) panfletou no Restaurante Comunitário da Estrutural, ao lado da candidata ao Palácio do Planalto pelo partido, Vera Lúcia.

Paulo Chagas (PRP) teve reuniões com coordenadores da campanha e gravou para a propaganda eleitoral. O candidato do Novo, Alexandre Guerra, cumpriu agenda em São Paulo, onde se encontrou com apoiadores. Eliana Pedrosa não participou de compromissos públicos.

Compartilhar notícia