metropoles.com

W3: Rollemberg sinaliza com isenção de IPTU e instalação de pousadas

Para o governador, candidato à reeleição, medidas poderiam ser usadas para estimular o processo de revitalização da avenida

atualizado

Compartilhar notícia

Walterson Rosa/ Especial para o Metrópoles
rodrigo rollemberg
1 de 1 rodrigo rollemberg - Foto: Walterson Rosa/ Especial para o Metrópoles

Em agenda desta quarta-feira (12/9), o candidato à reeleição ao GDF, Rodrigo Rollemberg (PSB), afirmou aos representantes do comércio das quadras 107/108 e 207/208 Sul que, se reeleito, irá revitalizar a W3. O governador disse acreditar que a isenção do Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU) para as empresas envolvidas no processo pode ser uma saída para o local.

“Teremos que definir bem quais serão as atividades urbanas desenvolvidas na região e os instrumentos urbanísticos que permitam essa revitalização. Tenho convicção de que a isenção de IPTU àquelas atividades definidas no projeto é uma medida inteligente”, disse.

Durante o encontro, Rollemberg foi questionado pelos empresários sobre a possibilidade de instalação de hospedagens alternativas nas quadras 500 da W3 Sul. “Talvez, possamos fazer do limão uma limonada [referindo-se à atual proibição de pousadas nas quadras 700]. Mas pode ser uma boa ideia autorizar as pousadas nessas quadras [500] e na própria W3, utilizando-as como instrumento de renovação do espaço urbano”, explicou.

Ainda no evento, o candidato foi confrontado pelos empreendedores a respeito do valor cobrado para o remanejamento da rede de água e esgoto nos comércios que tentam regularizar os puxadinhos.

“A maioria das redes passa a mais de um metro dos estabelecimentos. Por que temos de arcar com um custo por algo que passa em terreno público?”, perguntou a presidente da Associação Empresarial dos Lojistas de Brasília, Lúcia Ottoni, comerciante há 43 anos. Segundo a empresária, o valor para essa mudança seria por volta de R$ 50 mil por bloco.

Rollemberg afirmou considerar a Lei do Puxadinho, implementada em sua gestão, um avanço para o comércio da capital, mas não se comprometeu em realocar as redes. “Sobre essa questão, vou estudar melhor para saber o tamanho do problema. Provavelmente, a Caesb e a CEB já possuem um estudo sobre o impacto e o custo do remanejamento. Só depois de ver esses dados é que poderei assumir um compromisso”, afirmou cauteloso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?