metropoles.com

Meditação sem tabus: guru ensina a aumentar performance com a prática

Antes de tornar-se expert de meditação, Emily Fletcher atuou nos palcos da Broadway, onde precisou lidar com estresse e insônia

atualizado

Compartilhar notícia

@emilystellafletcher/Reprodução/Instagram
Emily Fletcher
1 de 1 Emily Fletcher - Foto: @emilystellafletcher/Reprodução/Instagram

Já foi-se o tempo em que o conceito de meditação esteve atrelado, unicamente, ao “universo hippie“. Após um extenso conjunto de estudos e conclusões, a técnica caminha lado a lado com a ciência. Comprovadamente, a meditação é capaz de proporcionar inúmeros benefícios ao corpo humano. Quem sabe perfeitamente sobre isso é Emily Fletcher, atriz americana que foi “salva” pela prática para manter o equilíbrio, voltar a dormir bem e se livrar do estresse.

A personalidade esteve na Broadway por 10 anos. A atriz fazia shows de seis a oito vezes por semana e enfrentava muita rejeição e desgostos. Com o tempo, a artista notou que a profissão trazia muito estresse, ansiedade e insônia. Até que a meditação chegou em sua vida.

Depois de estudar sobre o assunto e buscar mais contato com técnica, viajou para a Índia e fez treinamento durante três anos. Formada, ela ensinou cerca de 15 mil pessoas. O engajamento foi imenso, a ponto de criar o primeiro treinamento de meditação on-line do mundo, o zivaONLINE.

Emily Fletcher
Antes de tornar-se guru da meditação, a norte-americana fez parte do elenco da Broadway

Fletcher virou uma nova pessoa. Em um podcast com o médico Joe Tatta, ela revelou que parou de ficar doente, diferentemente de seu passado, pois a atriz, ainda jovem, já tinha os cabelos grisalhos de tanto estresse.

Ao perceber as dificuldades de muitos praticantes de meditação, Emily Fletcher desenvolveu o método Ziva, focado no alto desempenho. Para ela, a técnica nos permite acessar nossa própria bem-aventurança e satisfação, inundando cérebro e corpo com dopamina e serotonina, diminuindo a inflamação e a dor. Sua estratégia é usar a atenção plena, o que significa trazer a consciência para o momento presente.

Emily Fletcher
A especialista desmistifica a meditação como uma prática “hippie” 

Além disso, outro fator integra o método: a manifestação, projetada para desbloquear todo o potencial de cada indivíduo. De acordo com a guru de sucesso, trata-se de uma técnica avançada para recebermos o que acreditamos que merecemos na vida. Para ela, a meditação não é algo “hippie“, e sim o segredo para a produtividade, a criatividade e a compaixão. Os proveitos são muitos, e vão desde um sono mais profundo a melhora na imunidade, além de permitir que as pessoas consigam um “desempenho extraordinário”.

“É emocionante ver a meditação se tornando mais popular e as pessoas usando-a como uma ferramenta para curar não apenas suas mentes, mas também seus corpos”, disse a especialista, em conversa com Joe Tatta.

Livro de sucesso

Considerada a maior especialista em meditação para alto desempenho, Fletcher é autora do livro Stress Less, Accomplish More (traduzido no português como Menos Estresse, Mais Conquistas). Na obra, ela aborda os três agentes que completam seu método de meditação para que os leitores aprimorem o desempenho pessoal e profissional. O livro possui relatos de transformações de pessoas, exercícios interativos e conhecimentos práticos para serem aplicados na vida moderna.

Livro Menos Estresse, Mais Conquistas: Meditação para um desempenho extraordinário
Livro Menos Estresse, Mais Conquistas: Meditação para um desempenho extraordinário

Proprietária de um estúdio em Nova York, a especialista já foi citada no The New York Times, no The Today Show, na Vogue e na ABC News. Alunos formados por ela, por exemplo, são vencedores dos prêmios Oscar, Grammy, Emmy e Tony, como também jogadores da NBA e grandes empresários.

Sem empecilhos para meditar

Para Emily Fletcher, primeiramente, as pessoas precisam reconhecer que a meditação é uma habilidade. Ou seja, se pretendemos melhorar, devemos investir e nos entregar. No Ziva (palavra sânscrita que significa felicidade), por exemplo, ela chama a atenção dos internautas para uma dedicação de 15 minutos, duas vezes ao dia.

Emily Fletcher
No perfil Ziva Meditation, a guru ensina técnicas e aborda assuntos relacionados à meditação

Ao contrário do que alguns podem pensar, com a meditação, não paramos de sentir. Fletcher defende que os problemas da vida ainda podem existir, mas a forma como lidamos com eles é o que se diferencia. “É aquela pequena lacuna entre o estímulo e sua resposta ao estímulo”, explicou no podcast.

A guru da meditação manda um recado aos que acreditam que não conseguem meditar: “Se você não consegue impedir sua mente de pensar, isso significa que você não está morto. Você ainda está vivo. Se você já se sentiu frustrado porque queria meditar, mas não conseguiu limpar sua mente e há tantos pensamentos passando, você não é um fracasso na meditação. A mente pensa involuntariamente, assim como o coração bate involuntariamente”, sentencia a especialista.

Eu acredito que meditamos para ser bons na vida, não para nos tornarmos bons na meditação

Emily Fletcher
Emily Fletcher
No perfil do Instagram, Emily indica livros para os seguidores
Afinal, dá para aprender a meditar?

Emily Fletcher ensina três maneiras de aderir à técnica. Uma delas é lendo o livro que comentamos acima. Outra forma de treinar é pelo curso zivaONLINE, que leciona 15 minutos por dia durante 15 dias. Neles, é possível conhecer mais sobre a atenção plena, a meditação e a manifestação, pilares da fórmula da expert. As maneiras de aprendizado diferenciam-se pela intensidade de meditação e pelo tempo de duração.

0
Desvendando mitos

Está enganado quem pensa que meditar nos deixa “zen” demais e até mesmo desacordados. Para a fundadora do método Ziva, tomar café o dia todo e depois ingerir pílulas para dormir a noite toda é algo insustentável. Por isso, ela confia no poder da técnica que ama, e assegura que a atividade dá mais energia e produtividade durante o dia. “Eu quero ver isso em hospitais e nas escolas. Eu quero ver isso como escovar os dentes. Minha missão com Ziva é tornar tão rude sair de casa sem meditar quanto seria sair de casa sem escovar os dentes”, disse no podcast.

Emily Fletcher
Em palestras, a expert ensina técnicas de respiração
“Me estressar menos”

Antes de começar a meditar, ela recomenda preparar o corpo com uma técnica de respiração. O exercício consiste em fechar as narinas direita e esquerda com o objetivo de ativar os dois hemisférios do cérebro. Segundo a especialista, a técnica fortalece o corpo caloso, fina faixa branca entre os dois hemisférios cerebrais.

Com o dedo polegar da mão direita, feche a narina direita e expire pela esquerda. Inspire pela narina esquerda e, em seguida, feche a esquerda com o dedo anular da mesma mão. Depois, expire pela narina direita, inspire por ela, feche-a com o polegar e expire pela narina esquerda até esvaziar.

Durante o exercício, Emily recomenda fechar os olhos e fazer cada etapa da técnica de respiração no próprio tempo, além de pensar em mensagens positivas. “Eu sou o suficiente. Eu tenho o suficiente. Eu não posso mudar o meu destino. Estou disposto a me estressar menos para poder realizar o que me foi atribuído neste planeta”, disse a especialista no podcast. A prática termina com um agradecimento interno e a análise de como sentia-se antes da atividade e o depois. “Quando estiver pronto, abra os olhos lenta e suavemente”, explicou.

Check nas metas

Faltam menos de 40 dias para a chegada de 2021. Como uma boa guru, Emily desenvolveu maneiras de como alcançar as metas. Uma forma indicada pela norte-americana é criando um quadro de visão. Deixe seus planos e projetos anotados em um local estratégico. “Aquilo em que colocamos a nossa atenção cresce”, explicou a expert no Ziva Meditation. Ela garante que a atividade funciona como uma prática de visualização poderosa, principalmente em um “universo dependente de intenção”.

Emily Fletcher
Emily ministra palestras
Sono dos justos

Na coluna Claudia Meireles, o sono é um assunto recorrente. Recentemente, o neurocientista de Harvard Matthew Halker abriu os olhos dos leitores sobre como dormir mais garante uma vida longeva. Emily Fletcher também tem dicas a quem enfrenta problemas na hora de adormecer. Antes da meditação ser sua aliada, a guru lutou contra a insônia, chegando a passar 1 ano e seis meses sem desfrutar de uma noite inteira de descanso. Devido a dificuldade, ela testou táticas e descobriu o que realmente funciona. Confira!

1 – Óleo de lavanda nos pés, mais precisamente na sola. Como a área possui poros grandes, é a ideal para a absorção do óleo essencial. Aplique um pouco da substância na região e faça uma massagem rápida. Em seguida, calce meias confortáveis e vá direto para a cama;

2 – Tomar banho para relaxar o corpo e, em seguida, descansar são alternativas executadas por algumas pessoas. A expert ensina a usar flocos de magnésio no momento da chuveirada, pois os componentes contribuirão com o sono horas depois. O mineral ajuda a acalmar o sistema nervoso e regular o organismo em relação ao estresse.

3 – Nada de tecnologia no quarto. Por ser considerado um lugar sagrado, o cômodo não deveria ter dispositivos eletrônicos, como celulares, televisão e computadores. Os aparelhos emitem luz azul, o que afeta o ritmo circadiano e engana o cérebro, fazendo a noite parecer dia. Mantenha os equipamentos bem longe a fim de evitar olhadinhas desnecessárias.

Emily Fletcher
Pegou as dicas de Emily para viver bem, alcançar os objetivos e dormir melhor?

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia