Rotina matinal: poderosos controlam o dia na primeira hora após acordar

O que você faz ao levantar da cama influencia o resto do seu dia, segundo Bill Gates, Oprah Winfrey, Tony Robbins e Paulo Vieira

atualizado 23/08/2020 14:54

Tony Robbins, Oprah Winfrey e Paulo Vieira Jim Spellman/Steve Granitz/Getty Images - @paulovieiracoach/Reprodução/Instagram

O despertador toca. Após desligar o alarme, é hora de levantar e preparar-se para mais um dia de trabalho. Porém, algumas pessoas só saem da cama após checar a caixa de e-mails e dar uma espiada nos afazeres profissionais. Caso faça parte do grupo workaholic (viciado em trabalho), irá concordar que, antes de começar o expediente, você já costuma ficar preocupado, ansioso e estressado com as obrigações a serem realizadas.

Com rotina oposta aos trabalhadores compulsivos, estão bilionários, celebridades e gurus motivacionais. Depois de horas de sono, os famosos bem-sucedidos não correm para a labuta. Mesmo com a agenda lotada de compromissos, ambos seguem um padrão: ter o controle absoluto sobre a primeira hora do dia. Considerado um ritual matinal de autocuidado, os poderosos dedicam 1 hora, após acordarem, para cuidar do corpo, organizar a mente e fortalecer o lado emocional.

Meditação, alimentação saudável e atividade física estão entre os hábitos executados. Durante o ritual, as personalidades certificam-se de que são fortes o bastante e estão em bom estado físico e mental para lidar com os contratempos. Elas definem, também, quais metas diárias pretendem concluir. Acredite: o que você fizer ao acordar influenciará o resto do seu dia, segundo Bill Gates, Oprah Winfrey, Tony Robbins e Paulo Vieira. Conheça os rituais matinais dos poderosos!

Barack Obama

Ex-presidente dos EUA, Barack Obama começa o ritual matinal 2 horas antes de qualquer evento programado na agenda. Dentre as atividades, está malhar durante 45 minutos no início do dia. Exercitar-se vai além dos cuidados com o lado físico, a mente é contemplada com o treino, conforme analisou a personalidade: “O resto do meu corpo será mais produtivo se eu fizer exercícios”. Em seguida, Obama toma um café da manhã saudável, mas sem o tradicional cafezinho. Água, suco ou chá-verde são as bebidas presentes na refeição.

Barack Obama
Quais os segredos de Barack Obama para ter comandado a Casa Branca sem enlouquecer?
Bill Gates

Pesquisas mostram que exercícios aeróbicos, especificamente, aumentam a memória e habilidades cognitivas. O segundo homem mais rico do planeta, Bill Gates, prefere elevar o nível dos estudos científicos. Faça chuva ou sol, o magnata começa o ritual matinal cuidando do corpo ao caminhar por 1 hora na esteira. Enquanto pratica a atividade, ele aproveita para alimentar a mente ao assistir vídeos educativos ou aprender uma nova tarefa.

Bill Gates
Aos 64 anos, Bill Gates esbanja saúde. Ele corre todos os dias na esteira pela manhã
Oprah Winfrey

A famosa apresentadora Oprah Winfrey esvazia a mente pela manhã com, pelo menos, 20 minutos de meditação. Em sua casa, a artista criou um espaço exclusivo para a modalidade. Ela considera que o local tem energia elevada, onde consegue relaxar e conectar-se consigo antes de sair rumo ao trabalho. Após meditar, Oprah afirmou, em entrevistas, sentir-se mais cheia de esperança e alegria, sensações motivadoras para começar bem o dia.

Oprah Winfrey
Aprenda os hábitos praticados por Oprah e tenha uma vida mais feliz
Paulo Vieira

O coach Paulo Vieira batizou a rotina matinal de Ritual do Acordar, metodologia que funciona como uma injeção de disposição diária. Ao todo, são quatro passos, começando por espreguiçar-se com força ao despertar. Em seguida, tem de sorrir com intensidade enquanto repete sete vezes a palavra alegria. Nada de levantar da cama, continue nela para dar 12 brados de vitória, ou seja, diga “yes” com entusiasmo.

Depois, vá ao espelho, profetize como será o dia e reforce os objetivos. Por fim, entre o banho e o trajeto do trabalho, terá de proferir 40 motivos de gratidão. Cada frase precisa iniciar com: “eu sou grato por…”.

Paulo Vieira Coach
O master coach Paulo Vieira é o criador do método CIS (coaching integral sistêmico)
Mark Zuckerberg

Criador do Facebook, Mark Zuckerberg possui um ritual matinal simples e interessante. Quem já percebeu que o empresário usa blusas sempre da mesma cor? Na maioria das vezes, a peça é azul, mas também há opções de tom cinza. De acordo com o programador, não precisar selecionar a camisa é uma decisão a menos a ser tomada a fim de economizar tempo e energia. Em sua avaliação, ter de fazer inúmeras escolhas a cada dia cansa. Mark tenta simplificar ao máximo as atividades.

Mark Zuckerberg
Já percebeu que a maioria das blusas de Zuckerberg é de cor azul?
Steve Jobs

Apesar de ter despedido-se do mundo em 2011, Steve Jobs compartilhou seu poderoso ritual matinal em um discurso a uma turma da Universidade de Stanford, nos EUA. Na palestra, o cofundador da Apple afirmou olhar-se no espelho pela manhã e questionar-se: “Caso seja o último dia da minha vida, gostaria de concluir o que estou prestes a fazer hoje”. Quando a resposta perdurava por vários dias seguidos, ele mudava o objetivo. A iniciativa gerava estímulos rumo à realização e reflexões sobre como viver a vida.

Steve Jobs
Steve Jobs estipulava uma nova meta quando uma tarefa prevalecia por dias
Lady Gaga

Vencedora do Oscar, a atriz e cantora Lady Gaga dá início ao dia com 5 minutos de ioga. A técnica foi fundamental para a rápida recuperação da artista após uma crise de fibromialgia, em 2017. Também são feitos diariamente, ao amanhecer, exercícios de autoamor e gratidão por meio de mensagens compassivas. Ao término das atividades, ela começa os compromissos tendo em mente as afirmações e se mantém firme no desafio de vencer os obstáculos.

Lady Gaga
Lady Gaga exercita afirmações pela manhã
Tony Robbins

Grande guru da autoajuda, Tony Robbins reserva 1 hora à realização dos hábitos particulares. O escritor credita que sua energia e sucesso são provenientes do ritual matinal. Ao levantar da cama, o palestrante pula em uma piscina com água quente ou fria, o que o faz, literalmente, acordar. Após o exercício, o corpo e o sistema nervoso despertam, deixando-o em alerta. A atividade também o ajuda a aumentar a força de vontade para enfrentar os obstáculos.

Tony Robbins
O guru motivacional pula em uma piscina após acordar. Também vai tentar?
Richard Branson

Com um patrimônio avaliado em US$ 4,5 bilhões, o equivalente a R$ 24 bilhões, Richard Branson abre as cortinas quando o sol nasce, por volta das 5h45. Dentre os hábitos matinais do fundador do Virgin Group está a entrada dos raios solares diretamente nos olhos. Olhar o sol por 2 minutos antes das 9h gera benefícios ao funcionamento do organismo. O assunto serviu de temática a uma recente reportagem da coluna. Vale lembrar: neurocientista dá dicas valiosas para “hackear” o cérebro e dormir bem.

Richard Branson
Richard Branson criou o hábito de pegar um solzinho pela manhã
Arianna Huffington

Cofundadora do site de notícias The Huffington Post, Arianna Huffington desperta, diariamente, e logo faz 30 minutos de meditação. Em palestras, a colunista defende as vantagens provenientes do hábito. Consciente dos benefícios, a empresária passou a oferecer aulas da prática aos colaboradores a fim de que acalmem a mente e se concentrem melhor. Também adepta da ioga, ela deixa o celular longe do alcance durante o período relax.

Arianna Huffington
Arianna Huffington se considera uma fã da meditação
Siga!

Começar um novo hábito nem sempre é fácil. Mas, vale ter em mente que qualquer mudança só terá início (e efeito) se der o primeiro passo. Caso não saiba como criar sua rotina matinal, adapte as dicas dos poderosos a si próprio e estipule um tempo para cada atividade até completar 1 hora. Nos cards abaixo, confira uma opção de divisão dos exercícios:

0
Aplicativos

Pensando em ajudar as pessoas a retomarem o controle da rotina, foram desenvolvidos aplicativos de rastreamento de hábitos. As ferramentas auxiliam na definição e conclusão de metas por funcionar como um incentivo. Ao terminar uma tarefa, o usuário sente-se motivado a completar outra.

“Faça todo dia e forme bons hábitos”, essa é a proposta do aplicativo Every Day Habit Tracker. Avaliado como o melhor app de criação de hábitos, Way of Life – Habit Tracker dispõe de recursos para garantir que o usuário esteja no controle da rotina. Outra sugestão é o Habit Hub: Routine & Schedule, que opera como uma plataforma de cronômetro de produtividade e, assim, permite ao usuário monitorar cada etapa do dia. Todos estão disponíveis na App Store e somente a terceira opção não consta na Play Store.

0

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias