Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Qual o segredo dos poderosos? Exercite um hábito que todos têm em comum

Ser um leitor voraz não garante o sucesso, mas é um ingrediente da carreira de Jeff Bezos, Bill Gates, Oprah Winfrey e Jorge Paulo Lemann

atualizado 26/06/2020 13:42

Bill Gates, Oprah Winfrey e Jeff BezosLeigh Vogel/Steve Granitz/Allen Berezovsky/Getty Images

Em um mundo com 7,7 bilhões de pessoas, há apenas 46,8 milhões de ricos, segundo dados recentes da Global Wealth Report. A trajetória pessoal e profissional dessas personalidades são inspiração para quem almeja se tornar um magnata. Mas, não é segredo que a maioria dos poderosos desfrutam de um hábito em comum: ler.

O segundo homem mais rico do planeta, Bill Gates afirmou que lê, em média, 50 obras por ano, ou seja, uma por semana praticamente. “Viciado em livros ao extremo”, explicou o pai de Bill Gates, William H. Gates, em entrevista à Forbes. Ele contou que a paixão do filho pelas páginas de ficção científica, enciclopédias e romances começou na infância.

“Fiquei emocionado por meu filho ser um leitor tão ávido, mas ele leu tanto que a mãe de Bill e eu tivemos de instituir uma regra: nenhum livro na mesa de jantar”, revelou. Atualmente, Bill recomenda títulos literários no blog Gates Notes.

Assim como o fundador da Microsoft, o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, também é viciado em literatura. Ele decidiu “mergulhar no universo das palavras” em 2015, quando resolveu ler um livro a cada duas semanas.

Bill Gates
Bill Gates é um leitor voraz desde a infância

A apresentadora Oprah Winfrey seleciona um livro mensalmente para os leitores discutirem on-line no Clube do Livro. Ela indica as obras pelo Instagram. Quando recomendados pela personalidade, alguns títulos chegam ao topo da lista de best-seller. A última sugestão dela foi Deacon King Kong, de James McBride.

CEO da SpaceX, Elon Musk costuma ouvir a pergunta sobre como aprendeu a construir foguetes. A resposta do magnata é: “Eu li livros”.

Um dos investidores mais importantes do mercado financeiro global, Warren Buffet também compartilha o hábito. Na avaliação do diretor executivo da Berkshire Hathaway, a leitura é a chave de seu sucesso. O ricaço acumulou um patrimônio de mais de US$ 71,4 bilhões de dólares, o equivalente a R$ 376,58 bilhões, segundo a revista Forbes.

“Leia 500 páginas como essa todos os dias. É assim que o conhecimento funciona. Ele aumenta, como juros compostos. Você pode fazê-lo, mas garanto que muitos de vocês não o farão”, disse Buffet. Aos 89 anos, o empresário continua a levar a prática à risca. Ele dedica 80% do dia à atividade. No início da carreira de investidor, o bilionário lia entre 600 e 1.000 páginas em 24 horas.

O famoso escritor Steve Siebold já viveu como um universitário falido que quer enriquecer. O primeiro passo dele para alcançar a meta foi entrevistar um milionário. Desde então, ele conversou com mais de 1,2 mil das pessoas mais endinheiradas do planeta nas últimas três décadas. Diante de tanto conhecimento e cases, Siebold acabou colocando em prática e acumulou sua própria fortuna.

Oprah Winfrey
Oprah Winfrey tem um clube do livro, um dos mais famosos do mundo

Ao longo da análise, o escritor notou que os afortunados se autoeducam lendo. As pessoas bem-sucedidas preferem ser educadas do que entretidas, por isso, optam por livros e publicações instrutivas, em vez de romances, tabloides e revistas. As obras que mais atraem os milionários são biografias de sucesso.

Na avaliação de Siebold, os leitores dotados de extenso patrimônio não cessam a procura por orientação e referências. “Entre na casa de uma pessoa rica e uma das primeiras coisas que você verá é uma extensa biblioteca de livros que eles usaram para se educar sobre como ter mais sucesso”, apontou o escritor.

Ser um leitor voraz não garante o sucesso, mas é um ingrediente da receita dos milionários. Eles apresentam características em comum.

Confira quais são essas particularidades:

  • Aumentaram o foco: as pessoas bem-sucedidas conseguem se concentrar em uma atividade por um período prolongado de tempo igual quando leem um livro;
  • Estabelecimento de metas: os leitores ávidos definem metas sempre que mergulham em um novo livro, seja para ler uma determinada quantidade de páginas antes de passar para outra tarefa, seja conseguir que o ponto de vista do escritor fique solidificado na mente. Os indivíduos de sucesso estabelecem objetivos e trabalham até conquistá-los;
  • Gastam tempo com sabedoria: 15 minutos são suficientes para pegar uma publicação e ler. Os endinheirados veem o tempo como precioso e aproveitam ao máximo para aprender algo novo;
Segundo estimativas, Jeff Bezos será o primeiro trilionário do planeta
  • Têm perspectiva: os indivíduos abonados conseguem avaliar todos os ângulos de uma questão, porque leram uma variedade de histórias, trajetórias e cases de sucesso. O interesse por mergulhar nas páginas permite se colocar no lugar do próximo e lembrar das experiências lidas.
  • São mais reflexivos: raciocinar o que leram, esse é um dos princípios dos milionários. Eles acreditam que um texto não pode ser consumido de qualquer forma, pois sabem do potencial da leitura em transformar a mente e a vida de uma pessoa;
  • Melhoria na escrita e fala: os melhores oradores da história da humanidade são fascinados por uma leitura produtiva. Dentre os nomes, estão Barack Obama, Nelson Mandela, Steve Jobs, Mahatma Gandhi e Abraham Lincoln. As pessoas bem-sucedidas se inspiram em seus modelos de discursos e utilizam como referência para promover a causa;
Barack Obama
O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama
  • Memória extensa: quanto mais a pessoa lê e aprende, mais fácil reter o que é aprendido. Os indivíduos abonados não param de adquirir conhecimento e, devido a isso, a memória deles é poderosa, por conter uma capacidade ilimitada de informações;
  • Cérebro afiado: os milionários exercitam a mente diariamente com a leitura e outras atividades, como desafios, palavras cruzadasquebra-cabeças. Ao superarem os obstáculos propostos, eles procuram resolver problemas ainda maiores visando preparar a mente para quando, de fato, a dificuldade surgir.
Mark Zuckerbeg
CEO do Facebook, Mark Zuckerberg é um leitor ávido
  • Educados e informados: quando os ricaços decidem ler um livro, eles têm como objetivo extrair algo pertinente da atividade. Não importa qual seja a publicação: romance, autobiografia ou ficção científica, o propósito é tirar lições de vida e colocar em prática na rotina;
  • Momento relax: para os magnatas, ler um bom livro é muito mais benéfico do que assistir televisão ou “sextar” em um bar. Na avaliação das personalidades de sucesso, desligar do mundo ajuda a tornar-se uma pessoa melhor.
Elon Musk
CEO da SpaceX, Elon Musk credita o seu sucesso aos livros

De acordo com especialistas na mente humana, a leitura traz melhorias à saúde ao prevenir o estresse, a depressão e a demência, enquanto contribui para a autoconfiança e a tomada de decisões. Passou pela sua mente ser um milionário?

Confira quais títulos foram fundamentais para enriquecer o conhecimento dos endinheirados:

1 – Futuro primeiro trilionário do planeta, Jeff Bezos. O gestor eficaz: O guia definitivo para fazer as coisas certas, de Peter Drucker; Os vestígios do dia, de Kazuo Ishiguro; e A meta: Um processo de melhoria continua, de Eliyahu Goldratt.

Livros de Jeff Bezos
Sugestões de Jeff Bezos

2 – Segundo homem mais rico do mundo, Bill Gates. O caminho para o caráter, de David Brooks; Explica tudo: Coisas difíceis em palavras fáceis; de Randall Munroe; e Mindset: A nova psicologia do sucesso, de Carol S. Dweck.

3 – Criador do Facebook, Mark Zuckerberg. O fim do poder, de Moisés Naím; Gang Leader for a Day: A Rogue Sociologist Takes to the Streets, de Sudhir Venkatesh; e Criatividade S.A.: Superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração, de Ed Catmull.

Livros favoritos de Bill Gates e Mark Zuckerbeg
Livros favoritos de Bill Gates e Mark Zuckerbeg

4 – CEO da SpaceX Elon Musk. O guia do mochileiro das galáxias, de Douglas Adams; O senhor dos anéis, de J.R.R. Tolkein; e Estruturas: Ou porque as coisas não caem, de J.E. Gordon.

5 – Apresentadora Oprah Winfrey. A morada da alma, de Gary Zukav; Um novo mundo – O despertar de uma nova consciência, de Eckhart Tolle; e O sol é para todos, de Harper Lee.

Livros favoritos de Elon Musk e Oprah Winfrey
Os títulos prediletos de Elon Musk e Oprah Winfrey

6 – Ex-presidente dos EUA Barack Obama. The Lowland, de Jhumpa Lahiri; A era da ambição: Em busca da riqueza, da verdade e da fé na nova China, de Evan Osnos; e Os nus e os mortos, de Norman Mailer.

7 – Ativista vencedora do prêmio Nobel da Paz Malala Yousafzai. O Alquimista, de Paulo Coelho; Ratos e homens, de John Steinbeck; e Uma breve história do tempo, de Stephen Hawking.

Os livros de Barack Obama e Malala Yousafzai
Um livro de Evan Osnos está na lista de Barack Obama, enquanto o escritor brasileiro Paulo Coelho consta entre os queridinhos de Malala

8 – Ex-candidata à presidência dos EUA Hillary Clinton. Os irmãos Karamazov, de Fiódor Dostoiévski; A lebre com olhos de âmbar, de Edmund de Waal; e Um garoto adequado, de Vikram Seth.

Livros indicados por Hillary Clinton
Títulos indicados por Hillary Clinton

9 – Jorge Paulo Lemann. Mente à frente da Ambev e das Lojas Americanas Jorge Paulo Lemann: Gestão do Amanhã, de Sandro Magaldi e José Salibi Neto; Garra. O poder da paixão e da perseverança, de Angela Duckworth; e Faça acontecer, de Sheryl Sanderberg.

10 – Presidente da BRF e cofundador do Grupo Pão de Açúcar Abilio Diniz. Vencedoras por opção, de Jim Collins e Morten T. Hansen; Como chegar ao sim com você mesmo, de William Ury; e Um Lugar chamado liberdade, de Ken Follet.

Livros recomendados por Jorge Paulo Lemann e Abilio Diniz
Livros recomendados por Jorge Paulo Lemann e Abilio Diniz

 

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Mais lidas
Últimas notícias