Está perdido? 9 dicas para montar quebra-cabeça de várias peças

Além disso, o Metrópoles selecionou os melhores designs para você se entreter nessa quarentena

atualizado 29/04/2020 11:42

Casal montado quebra-cabeça de várias peçasRoyalty-free/ GETTYIMAGES

O quebra-cabeça é um passatempo capaz de encantar adultos e crianças. Além disso, é uma boa alternativa para ocupar o tempo livre e relaxar em meio ao caos do isolamento social.

Existem muitos benefícios por trás dessa simples brincadeira. Montar as peças estimula habilidades importantes tanto para o desenvolvimento cognitivo na infância como para a manutenção da saúde mental ao longo da vida adulta.

Para você que comprou uma caixa e não sabe por onde começar, tenha calma e não desista. O Metrópoles separou nove dicas essenciais que vão te ajudar a montar sem estresse, afinal, o objetivo é relaxar.

Boa diversão!

1. Comece com um quebra-cabeça pequeno
Compre, primeiro, aqueles com imagens de cenas simples ou peças grandes. Algo retangular com 50 a 300 peças é a ideal para experimentar alguns métodos diferentes em pouco tempo.

Passe para as opções mais complexas, com 300 a 1000 peças (ou até mais), quando começar a desenvolver mais estratégias e habilidades.

2. Organize o espaço onde vai brincar
Opte por uma superfície reta e resistente, como uma mesa. Ela deve ser grande para acomodar o desenho.

3. Isole as peças de acordo com a cor
Crie grupos de cores diferentes na superfície e tente encontrar e separar peças que se encaixam. Ponha todos os itens com palavras em uma outra pilha.

4. Separe as peças das bordas
Tente encontrar as peças que tenham um lado reto, que fiquem nas extremidades do quebra-cabeça, e ponha-as em uma pilha. Além disso, separe também tudo o que tiver formatos variados.

5. Pernas externas
Monte todos os cantos do quebra-cabeça com as pernas externas. Tente encontrar os itens que tenham informações como direitos autorais (símbolo de marca registrada, por exemplo) e que fiquem nos cantos.

6. Imagem na caixa do quebra-cabeça para se orientar
Estude os detalhes enquanto monta as subpilhas de peças a partir das cores ou das formas que já separou. Tente descobrir onde eles ficam no produto final.

7. Complete grupos de cores diferentes
Use as pilhas coloridas para terminar seções inteiras do quebra-cabeça. Comece com o que for mais destacado na imagem, como as peças azuis, que provelmente remetem ao céu.

Logo após, tente encontrar peças que formem objetos de fácil identificação, como casas ou animais.

8. Formas das peças
Separe as peças que sobraram e tente encontrar todas as que se encaixam. Busque desenhos e detalhes repetidos para acelerar o processo.

9. Emoldure o quebra-cabeça
Compre uma moldura. Lembre-se também de colar o quebra-cabeça antes de emoldurá-lo.

Opções on-line

Curtiu as dicas? Para facilitar ainda mais esse processo, o Metrópoles selecionou alguns quebra-cabeças de lojas on-line para te ajudar a mater o tédio da quarentena.

Veja!

0

Mais lidas
Últimas notícias