Descubra qual é o melhor exercício para a memória e aprendizado

Com o avançar da idade, existe uma tendência ao declínio cognitivo. A prática regular de exercícios físicos parece controlar esse quadro

iStockiStock

atualizado 18/12/2019 14:59

O exercício e o treinamento físico promovem diversas alterações no organismo, incluindo benefícios cardiorrespiratórios, aumento da densidade mineral óssea e diminuição do risco de doenças crônico-degenerativas.

Recentemente, outro aspecto tem ganhando notoriedade: a melhoria na função cognitiva.

O exercício é uma excelente opção para desenvolver essas funções, que são uma das fases do processo de informação, como percepção, aprendizagem, memória, atenção, vigilância, raciocínio e solução de problema.

Com o avançar da idade, existe uma tendência ao declínio cognitivo. No entanto, a prática regular de exercícios físicos parece controlar esse processo.

Mas qual seria o melhor tipo de exercício físico para promover a melhora da função cognitiva?

Um estudo recente comparou, por 16 semanas e em 72 idosos, três tipos de exercícios:

Musculação: 3 séries de 10 exercícios (variando de 50% a 100% de 10RM, ou repetição máxima);

Aeróbico contínuo: 47 minutos de caminhada entre 70-75% da frequência cardíaca máxima;

Aeróbico intervalado (HIIT): 4 rounds de 4 minutos de esforço (90-95% da frequência cardíaca máxima) por 3 minutos de recuperação ativa (70% da FCmax).

Os resultados mostraram que a musculação e o aeróbico contínuo foram superiores ao HIIT na melhora da função cognitiva executiva. Por outro lado, o HIIT foi superior a ambos na velocidade de processamento de informações e na melhora da função física.

Essas informações nos levam a entender o quanto o treino multimodal pode ser importante para este público, e destacar o importante papel da periodização na gerência dessas atividades, já que elas parecem complementares em relação à função cognitiva.

Nunca é tarde para iniciar um programa de exercícios. Busque ajuda de um profissional qualificado para te orientar!

SOBRE O AUTOR
Sabrina Mundim

Graduada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB), é especialista em Emagrecimento e Treinamento Resistido pela Universidade Gama Filho. Atualmente, colabora com o portal Metrópoles na coluna Na Medida.

Últimas notícias