Confira receitas caseiras para dar adeus à insônia e dormir bem

Travesseiros com ervas, chás e sucos são algumas das dicas para uma noite de sono de qualidade

atualizado 25/01/2019 13:55

LightFieldStudios/istock

Dormir bem é essencial: é durante o sono que o corpo recupera as energias, otimiza o metabolismo e regulariza a função de hormônios fundamentais para seu o funcionamento, como o do crescimento. Enquanto dormimos, a memória se consolida e os tecidos do corpo se reparam, facilitando a cicatrização de feridas, a recuperação dos músculos e o fortalecimento do sistema imune.

Uma boa noite de sono é recomendada inclusive para prevenir doenças graves, como ansiedade, depressão, Alzheimer e o envelhecimento precoce. No entanto, para conseguir um sono regular, é preciso adotar alguns hábitos. Receitas caseiras de relaxamento podem ajudar também. Confira dicas:

Travesseiros
Os travesseiros aromatizados são uma excelente solução para quem tem dificuldade em pegar no sono ou não consegue dormir a noite toda. Eles podem ser feitos à base de ervas como melissa, lavanda, macela ou alfazema, que possuem propriedades relaxantes e aliviam o estresse, permitindo uma noite mais tranquila.

Esse tipo de almofada pode ser utilizado em qualquer idade, inclusive por bebês, mas é preciso ter cuidado com a altura, para evitar problemas na coluna. Outra opção é colocar duas gotas do óleo essencial de lavanda na fronha ou num tapa-olho. É preciso repetir o processo a cada noite.

Como fazer um travesseiro aromatizado
Pode ser facilmente criado em casa, com travesseiro de cama normal.

O que você precisa:
1 travesseiro com fronha
1 sachê
½ xícara de melissa, lavanda, macela ou alfazema (secas)
Linha

Como montar: Coloque a sua erva de preferência dentro do sachê e feche utilizando um pedaço de linha. Insira o sachê entre a fronha e o travesseiro, encostado em um dos cantos. Na hora de dormir, coloque a cabeça no centro da almofada e vire o nariz para o lado do sachê, preferencialmente.

O que fazer para o travesseiro durar mais tempo
Para manter o cheiro no travesseiro por mais tempo, é importante retirar o sachê sempre que for lavar a fronha, guardando-o no interior de uma caixa fechada. Troque-o quando deixar de liberar aroma.

Por que funciona
Por causa dos princípios da aromaterapia, um ramo da fitoterapia que utiliza aromas e cheiros diversos para atingir objetivos. Neste caso, os aromas de ervas calmantes, como a melissa ou a alfazema, ajudam os músculos a relaxar, por isso fica mais fácil pegar no sono.

A força do maracujá
Um ótimo remédio caseiro para acalmar e dormir melhor é o suco ou o chá de maracujá. A fruta e suas folhas possuem qualidades calmantes, que ajudam o sistema nervoso a relaxar. Além disso, o maracujá tem propriedades sedativas que auxiliam no combate à ansiedade, irritabilidade, insônia e transtornos nervosos.

A dica é tomar o suco de maracujá durante o dia e no final da tarde. De noite, tome o chá das folhas do maracujá morno. Este remédio caseiro só é contraindicado em caso de pressão muito baixa ou depressão, pois pode agravar esses problemas de saúde.

Suco de maracujá para dormir melhor

Ingredientes
1 maracujá
1 copo de água
Mel para adoçar

Como fazer: Bater no liquidificador, coar e tomar em seguida.

Para perceber uma melhora na qualidade do sono em poucos dias, deve-se consumir o suco diariamente após as 17h. Crianças também podem bebê-lo.

Chás
Os chás de camomila, valeriana e de erva-cidreira são excelentes para combater a insônia e contribuir para uma boa noite de sono. Possuem propriedades calmantes que ajudam a relaxar os músculos e a mente. Normalmente, essas plantas medicinais funcionam melhor quando utilizadas todos os dias, de preferência cerca de uma hora antes de a pessoa deitar, para que o corpo relaxe e entre em sono profundo.

Chá de maracujá
O chá deve ser preparado com as folhas do pé de maracujá.

  • 1 colher (sopa) dessas folhas picadas
  • 1 xícara de água fervente

Como fazer: Deixar repousar por cinco minutos, adoçar a gosto e tomar morno.

Além disso, é importante evitar consumir alimentos com propriedades excitantes, como café, chocolate e chá-preto, e procurar fazer refeições leves à noite.

Chá de camomila e tília
Este chá atua sobre o sistema nervoso, fazendo a pessoa se acalmar. É uma ótima opção contra a ansiedade.

Ingredientes
1 colher de camomila
1 colher de tília
1 colher de cravo-da-índia
1 litro de água

Como fazer: Colocar todos os ingredientes em uma panela e ferver por aproximadamente 15 minutos, esperar que esfrie, coar e beber uma xícara à noite, antes de dormir.

Chá de valeriana
Contribui para uma boa noite de sono, se tomado antes de dormir. A planta tem propriedades calmantes e é muito eficaz no combate ao estresse e à ansiedade.

Como fazer: Ferver um litro de água e acrescentar uma colher de sopa de valeriana, deixando repousar por cinco minutos. Coe e tome em seguida.

3. Chá de erva-cidreira
A erva-cidreira tem propriedades calmantes e, por isso, ajuda a melhorar a qualidade do sono.

Como fazer: Ferver um litro de água e acrescentar uma colher de sopa de erva-cidreira, deixando repousar por cinco minutos, coar e tomar em seguida.

Chá para insônia na gravidez
Uma boa receita para insônia na gravidez é o chá de alface. Suas propriedades calmantes não provocam danos ao bebê.

  • Como fazer: Ferva uma xícara de água com três folhas de alface picadas, durante três minutos. Espere esfriar, coe, adoce com mel e tome em seguida.

Este chá também é indicado para crianças com mais de 6 meses de vida.

Outras dicas pra dormir bem:

  1. . Não coma muito e evite cafeína, nicotina e álcool por pelo menos quatro horas antes de ir para a cama;
  2. . Mantenha um ritmo de sono, ou seja, vá para a cama na mesma hora todas as noites e siga a rotina nos fins de semana;
  3. . Se não dormir em 30 minutos, levante-se e procure uma atividade relaxante, como ouvir música suave ou ler;
  4. . Evite fazer anotações, ler ou assistir a TV na cama;
  5. . Tome um banho morno, tente relaxar e evite pensamentos desagradáveis. Quando o corpo está pronto para dormir, geralmente a temperatura dele cai. Um banho pode estimular a bioquímica do sono;
  6. . Exercite-se mais cedo, sempre antes e nunca depois do jantar, ou pelo menos três horas antes de dormir;
  7. . Escureça tudo! Geralmente, as pessoas dormem melhor em ambientes escuros;
  8. . Coma algo leve antes de deitar, como uma maçã;
  9. . Caso você tenha insônia ou dificuldade para dormir, evite cochilar durante o dia ou, se estiver muito cansado, o faça por menos de uma hora;
  10. . Aprenda a dominar o estresse, faça um planejamento para diminuir o ritmo do dia a dia, especialmente a partir da tarde.

Quando a insônia permanece por mais de três semanas, mesmo adotando todos esses hábitos, é recomendada uma consulta com médico especialista em distúrbios do sono – pode ser necessário investigar o que causa a insônia e se certificar de que você não está com apneia do sono (distúrbio em que a pessoa acorda muitas vezes durante a noite para conseguir respirar melhor).

(Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias