Dicas de exercícios e alimentação para viver uma vida saudável e sem neura

Eu tenho que fazer exercício aeróbio para emagrecer?

Emagrecer não depende de um tipo de exercício ou muito menos de um formato de treino

atualizado 11/02/2021 11:46

mulher correndo com máscaraPollyana Ventura/GettyImages

Há muito tempo, criou-se um mito, tido quase como verdade, de que quem quer emagrecer precisa suar e fazer exercício aeróbio, como corrida, caminhada, bicicleta ou esteira.

Na verdade, isso é uma grande falácia. Para perder peso, é fundamental seguir uma dieta que proporcione déficit calórico e um treino que ajude a ajustar seu metabolismo, criando as adaptações corretas para não recuperar os quilos perdidos e, assim, continuar emagrecendo. Um exemplo são as atividades resistidas com peso, também chamadas de musculação.



Emagrecer não depende de um tipo de exercício ou muito menos de um formato de treino. Precisamos ter uma rotina fitness adequada à realidade, às possibilidades, às preferências e ao objetivo desejado. Junto a isso, entra a sua alimentação.

O treino aeróbio é ótimo, ajuda o organismo sob vários aspectos (como a saúde cardiovascular) e ativa a circulação, mas, para o emagrecimento, não é determinante.

Então, dar adeus aos quilinhos extras sem subir na esteira ou bike é, sim, uma grande realidade. Isso está provado em dezenas de artigos científicos.

A maneira como se prescreve o treino é o ponto central para conseguir aplicá-lo de forma eficiente. Busque ajuda de um profissional qualificado para te orientar.

Últimas notícias