Suar emagrece? Veja perguntas e respostas sobre a transpiração

O suor é uma tentativa do organismo de equilibrar a temperatura corporal, não tem nada a ver com gasto calórico ou emagrecimento

atualizado 05/02/2019 19:36

JadeThaiCatwalk/iStock

Muitas pessoas acreditam que, para emagrecer, é preciso suar. Literalmente. A perda de fluidos durante a atividade física não é a gordura saindo do corpo, e sim uma reação do organismo ao aumento da temperatura corporal que acontece naturalmente durante o exercício.

Quando o corpo esquenta muito, como durante uma atividade física ou quando o clima está muito quente, as glândulas sudoríparas liberam o suor, que é composto por água e sais minerais, com o objetivo de evitar danos às funções vitais do organismo. O suor não representa a perda de gordura, mas sim de líquidos e, por isso, a hidratação é importante durante as atividades físicas.

Apesar de não ser parâmetro para indicar emagrecimento, o suor pode ser utilizado como ferramenta para avaliar se a atividade física está sendo praticada de forma intensa: se sim, acelera o metabolismo e aumenta a temperatura corporal, resultando em suor. No entanto, algumas pessoas podem suar mais que outras, mesmo com pequenos estímulos, sendo importante utilizar outro parâmetro para avaliar a intensidade do exercício.

Para emagrecer não é preciso suar, e sim gastar mais calorias do que se consome diariamente, ter alimentação balanceada e praticar atividades físicas regularmente, de preferência no início da manhã ou ao fim da tarde, longe das horas mais quentes do dia.

1. Quanto maior a quantidade de suor, maior é a perda de gordura?
O suor não representa perda de gordura e, por isso, não pode ser utilizado como parâmetro para emagrecimento. Ele é a tentativa do organismo de equilibrar a temperatura corporal, eliminando, através dos poros, líquidos e minerais.

É normal que haja maior produção de suor durante exercícios físicos muito intensos, e é importante que se faça uma hidratação adequada. Porém, algumas pessoas suam mesmo paradas e em qualquer situação: esta condição é conhecida como hiperidrose.

2. Eu me pesei depois do exercício e meu peso diminuiu – emagreci?
A diminuição de peso após a prática de exercícios pode ser comum, mas não indica emagrecimento e sim a perda de água. É importante que se reponha a quantidade de água perdida. Caso o peso após o exercício tenha diminuído mais de 2% em relação ao inicial, isso pode ser indicativo de desidratação.

3. Fazer exercício com roupas quentes ou com plástico ajuda a emagrecer?
Não, apenas eleva a temperatura corporal, estimulando as glândulas sudoríparas a produzirem e liberarem mais suor na tentativa de regularem a temperatura do corpo.

4. Suar desintoxica o organismo?
Suar não significa que as impurezas e toxinas do organismo estão sendo eliminadas, pelo contrário: representa a perda de água e minerais fundamentais para o funcionamento do corpo. Os rins são os órgãos responsáveis pela filtração e eliminação das substâncias tóxicas por meio da urina.

5. Como repor os minerais perdidos após atividade física intensa?
A melhor forma de repor os minerais após treino intenso é bebendo água durante e após a atividade física. Outra opção é consumir bebidas isotônicas, normalmente usadas por pessoas em atividade intensa e extensa. Esses isotônicos devem ser consumidos durante o exercício em pequenas quantidades e são contraindicados aos que possuem problemas renais.

(Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias