Bicicleta ou esteira? Saiba qual exercício emagrece mais

Uma análise recente comparou o ciclismo e a corrida em relação à perda de gordura. Confira os resultados

Jonny Kennaugh/UnsplashJonny Kennaugh/Unsplash

atualizado 28/07/2019 14:51

Um questionamento é comum entre praticantes de atividades físicas: qual exercício é mais eficiente para o emagrecimento, a bicicleta ou a esteira?

Uma análise publicada em 2018 na revista especializada Sports Medicine avaliou o treino intervalado de alta intensidade (HIIT) comparando o ciclismo e a corrida em relação à perda de gordura.

Revelo, abaixo, os principais resultados:

  • A corrida foi superior ao ciclismo na redução da gordura total e visceral;
  • Estímulos de alta intensidade HIIT foram mais eficientes em reduzir a gordura corporal total, enquanto intensidades menores tiveram maior efeito na gordura abdominal e visceral.

Isso não quer dizer que a “esteira” é mais eficiente e nem que a bicicleta deverá ser abolida por quem quer perder gordura ou emagrecer.

Tudo depende da maneira como será conduzido o treinamento. Assim como a corrida utilizando o HIIT pode ser muito útil no processo de emagrecimento, existem outras opções e métodos que podem ser aplicados levando em consideração o condicionamento físico e restrições articulares.

Por isso, é importante buscar ajuda de um profissional qualificado para preparar o seu programa de exercícios, pois nem todos os protocolos de HIIT se enquadram na esteira, por exemplo. E, por fim, existe uma infinidade de maneiras de tornar seu treinamento eficiente para ajudar no processo de perda de peso.

SOBRE O AUTOR
Sabrina Mundim

Graduada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB), é especialista em Emagrecimento e Treinamento Resistido pela Universidade Gama Filho. Atualmente, colabora com o portal Metrópoles na coluna Na Medida.

Últimas notícias