Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Veja 10 alimentos que turbinam o efeito da rotina de skincare na pele

A nutricionista Andréia Camilla Oliveira explicou como os alimentos beneficiam a pele e, consequentemente, impulsionam a rotina de cuidados

atualizado 27/03/2022 17:45

Foto colorida. Rotina de skincareRicardo Valadares Barroso/Getty Images

Limpar, hidratar e prevenir o surgimento dos sinais de envelhecimento na pele são algumas das vantagens de manter diariamente a rotina de skincare. Os dermatologistas orientam usar na seguinte ordem: sabonete; tônico facial; sérum; e hidratante. Na busca de potencializar o efeito das fórmulas, vale deixar os produtos longe da exposição solar, dentro de uma geladeira ou ingerir alimentos com potencial de turbinar a eficácia das composições.

Nunca imaginou que há ingredientes capazes de turbinar o efeito dos itens de skincare? A coluna Claudia Meireles também compartilha do sentimento e promete fazer mudanças nas refeições. Atendendo pela plataforma GetNinjas, a nutricionista Andréia Camilla Oliveira listou 10 alimentos com nutrientes que favorecem a saúde da derme e, consequentemente, intensificam a ação das fórmulas de tratamento aplicadas na cútis.

0
 1 — Cenoura

Em primeiríssimo lugar está a cenoura. De acordo com a nutricionista, o legume encabeça a lista por ostentar o título de “maior aliado da cútis”. “Esse vegetal é rico em betacaroteno, substância que estimula a melanina, proteína responsável pela coloração da pele e que a protege contra os raios ultravioletas”, explica. A especialista conta que o ingrediente, quando consumido no verão, tende a deixar o bronzeado mais bonito.

Foto colorida. Cenouras inteiras e cortadas
Cenoura é uma grande aliada da pele, ponderou a nutricionista
2 — Tomate

“Citarei o tomate em segundo lugar porque é ótimo para evitar e melhorar a acne”, esclarece Andréia. Segundo a expert, a acidez do fruto tem agentes poderosos o suficiente para amenizar espinhas e manchas. Substância presente no alimento, o licopeno torna a pele menos sensível aos danos da luz ultravioleta, um dos fatores que causam linhas finas e rugas no rosto.

Foto colorida. Mulher come tomate
O tomate tem propriedades que melhoram a acne
3 — Gengibre

Quem tem repulsa ao sabor do gengibre pode mudar de ideia quando descobrir os poderes do ingrediente, como o efeito tônico capaz de aliviar a aparência de cicatrizes. “Tem ação coagulante, vasodilatadora, digestiva e anti-inflamatória”, esclarece Andréia Camilla Oliveira. Por conta das especificidades, o ingrediente costuma ser indicado para melhorar a celulite, as estrias e a flacidez da derme.

gengibre
O gengibre é considerado um superalimento por integrar um leque de nutrientes
4 — Linhaça

Considerada uma inibidora de tumores, a linhaça ajuda na prevenção de doenças inflamatórias e autoimunes, conforme destaca a nutricionista: “Seu poder anti-inflamatório contribui com a redução da acne”. A gordura presente no grão tem potencial antioxidante. No caso da cútis, as fontes poderosas atuam no combate ao envelhecimento precoce.

Foto colorida. Linhaça em uma colher e em cima da mesa
A linhaça tem poder anti-inflamatório
5 — Abóbora

A abóbora é rica em fibras e zinco, nutrientes capazes de regular a oleosidade gerada pelas glândulas sebáceas. “Sendo assim, o legume tem um papel importante no equilíbrio do pH da derme”, garante Andréia Camilla Oliveira. Graduada em nutrição pela Faculdade Metropolitana Unidas (FMU), a especialista atende pela plataforma on-line GetNinjas.

Foto colorida. Uma mão segura uma bóbora
O legume integra zinco e fibras
6 — Batata doce

Caso tenha incluído a batata doce nas refeições por querer emagrecer, saiba que a raiz dispõe de nutrientes “mágicos” para a derme. Por exemplo, o betacaroteno, substância que o organismo converte em vitamina A. Conhecida como retinol, o componente protege a cútis da obstrução dos poros e da despigmentação. “Também atua contra os radicais livres, ajudando a minimizar inflamações e o aparecimento de linhas de expressão”, sustenta.

Foto colorida. Batata doce cozin
A batata doce possui nutrientes “mágicos” para a derme
7 — Couve

A couve tem poderosas fontes de fibras e vitaminas, como a K, que tem a função antienvelhecimento. “O nutriente atua na coagulação, aumenta a elasticidade da cútis, reduz rugas e linhas de expressão, além de colaborar para que a pele fique jovem por mais tempo”, acentua a expert, com pós-graduação em nutrição clínica e esportiva.

Foto colorida. Mãos segura folha de couve
A couve tem propriedades anti-envelhecimento
8 — Amendoim, nozes, castanhas e avelãs

As oleaginosas — amendoim, nozes, castanhas e avelãs — são excelentes fontes de fibras e gordura positiva, como o ômega 3. “As substâncias melhoram o trânsito intestinal e, consequentemente, diminuem as toxinas, colaborando para o bem-estar da pele”, ressalta a nutricionista. Segundo Andréia, as propriedades tornam os ingredientes desintoxicantes e antioxidantes.

Foto colorida. avelãs, nozes e castanhas
As avelãs, nozes e castanhas são fontes de fibras e gordura positiva
9 – Gelatina incolor

Alternativa ideal para saciar a vontade de comer doce, a gelatina incolor integra o colágeno, substância que dá firmeza à cútis. Somada a uma alimentação saudável, o consumo do ingrediente reduz os efeitos negativos dos raios solares e previne o aparecimento de rugas precoces.

“Apesar de funcionar muito bem na culinária, temos diversos benefícios para saúde do cabelo e da pele. A gelatina é um alimento com alta concentração de aminoácidos que ajuda na manutenção da saúde do osso e da cartilagem. Além disso, o colágeno, outra substância presente no alimento, é um grande aliado da pele, que ajuda a manter a firmeza da cútis”, destaca a nutricionista.

Foto colorida. Gelatina incolor em um recipiente azul
Gelatina incolor dispõe de colágeno na composição
10 – Frutas

O que o limão, laranja, abacaxi, maracujá, tangerina, acerola e kiwi têm em comum? De acordo com a nutricionista, as frutas cítricas são alimentos que melhoram bastante o aspecto da pele. “São riquíssimas em vitamina C, uma das principais vitaminas responsáveis pela produção de colágeno. Esses alimentos ajudam a dar um up na sustentação da derme”, conforme enfatiza Andréia.

Acerola
Acerola tem alta concentração de vitamina C, nutriente benéfico para a cútis

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Mais lidas
Últimas notícias