Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Médica explica o tempo ideal entre cada etapa da rotina de skincare

A dermatologista Anna Carolina Vasconcelos esclareceu se deve ou não esperar instantes entre a aplicação dos produtos. Confira os conselhos!

atualizado 01/09/2021 18:22

Mulher skincarePeopleImages/Getty Images

Eis a questão: as fórmulas da rotina de skincare devem ser aplicadas uma após a outra em questão de segundos ou precisa esperar um tempinho antes de passar para a próxima etapa? Se nunca tinha pensado na questão, certamente você ficou com a pulga atrás da orelha. Mas, calma! Todos os questionamentos em torno do tópico relacionado à rotina de cuidados com a pele serão esclarecidos com os apontamentos da dermatologista Anna Carolina Vasconcelos, da Clínica Adriana Vilarinho, em São Paulo.

Antes de dedicar minutos à rotina de skincare, vale saber se deve ou não esperar instantes entre a aplicação dos produtos. À coluna Claudia Meireles, a médica explicou como extrair ao máximo os princípios ativos das fórmulas, desde o sabonete ao óleo facial. Quem dispõe de um dia a dia corrido, Anna Carolina frisa: “O importante é aplicá-los”. Ao ponto de vista, ela acrescenta: “Acima disso, ter uma rotina de cuidados e constância no tratamento recomendado por um dermatologista para que os resultados fiquem visíveis”.

0
Sabonete

A rotina de skincare começa com a limpeza facial. De acordo com a especialista, é necessário fazer a higiene da pele do rosto duas vezes ao dia. “De manhã e à noite para evitar o acúmulo de oleosidade e resíduos de maquiagem, produtos, poluentes e poeira”, garante. Anna Carolina alerta a respeito de que o acúmulo de sujeira na região leva ao fechamento dos poros e, consequentemente, favorece ao aparecimento de cravos e espinhas.

O hábito de não lavar o rosto contribui para o envelhecimento precoce da pele, conforme explica a médica. Segundo a dermatologista, não existe determinação de quanto tempo deve-se manter o sabonete na cútis. “O ideal é limpar o suficiente a fim de não deixar resquícios de produtos ou até mesmo resto de maquiagens e cremes faciais”, reforça. Ela orienta fazer movimentos circulares ao aplicar a fórmula na face, mas de modo delicado para não agredir a região.

Sabonete - pele - skincare
A médica aconselha lavar a pele duas vezes ao dia
Tônicos faciais e águas micelar ou termal

Após limpar a cútis com o sabonete facial, alguns dermatologistas indicam passar tônicos ou águas micelar ou termal. Ao optar por um dos produtos e seguir para a próxima etapa da rotina de skincare, Anna Carolina Vasconcelos aconselha esperar um instante, em especial por conta do modo de uso da água termal. “Aguarde ao menos até a absorção, pois o produto é aplicado em jatos”, esclarece.

No caso dos tônicos e águas micelares, está liberado passar o sérum logo em seguida. A dupla é aplicada com o auxílio de algodão.

Sabonete - pele - skincare
Espere a pele absorver a água termal antes de passar para a próxima etapa dos cuidados com a pele
Dúvidas

Também integra a trupe que, por vezes, fica em dúvida sobre qual dos produtos levar para casa: tônico facial, água micelar ou termal? Confira a explicação da especialista: “A primeira fórmula citada tem como viés limpar e reduzir a oleosidade da pele, podendo conter na composição álcool e outras substâncias”. Há dois tipos de tônicos, sendo eles, o tradicional, com propriedades de remover as impurezas, equilibrar o pH e fortalecer o tônus. Já a segunda opção, visa diminuir a produção de sebo do rosto.

No caso da água termal, o produto acumula mais minerais do que a água comum, o que reforça as defesas naturais cutâneas. O produto ajuda a refrescar, hidratar e acalmar a cútis. “Pode ser utilizada em qualquer tipo de pele”, garante a médica. Em relação à água micelar, a principal função é limpar a pele do rosto ao remover resíduos de poluição, poeiras, partículas e oleosidade acumuladas na região ao longo do dia. “Essas impurezas tendem a entupir os poros e provocar lesões de acne e cravos”, salienta.

“A solução micelar ajuda a reequilibrar o pH da pele por entregar um efeito hidratado ao mesmo tempo que sequinho. A fórmula age como um demaquilante ao remover maquiagens leves e à prova d’água, mesmo sem precisar de enxágue”, enfatiza Anna Carolina Vasconcelos, dermatologista da Clínica Adriana Vilarinho.

Sabonete - pele - skincare
Anna Carolina explicou a diferença entre tônico e águas termal e micelar
Sérum

O próximo passo da rotina de skincare é o sérum. Existe um leque de tipos do produto à disposição em lojas de cosméticos. Como cada fórmula e cútis tem um tempo diferente de absorção, fica difícil apontar um período específico, conforme evidencia a médica. “Deve-se esperar até sentir o cosmético bem seco na pele, o que geralmente leva de 30 a 60 segundos”, afirma.

Óleo de semente de uva
Espere a pele absorver o sérum
Hidratante

Independentemente de ser ou não aficionado por cuidar da pele, hidratá-la é fundamental, em especial no inverno, época em que o corpo sofre com a falta de umidade. Em alguns casos, o último passo do skincare responde por loção hidratante. A fim de não perder o efeito durante a aplicação, a especialista indica passar o produto de modo uniforme em todo o rosto, pescoço e corpo. Para potencializar o efeito das fórmulas específicas, não esqueça de beber, no mínimo, dois litros de água por dia.

Quem passa a loção antes da maquiagem precisa esperar um período antes de começar a realçar a beleza com base, blush, contorno, entre outros. Anna Carolina sugere: “Vale esperar até que o hidratante tenha sido absorvido. O toque auxilia bastante nesse momento para saber se a pele já está mais sequinha. Lembrando que cada produto e pele têm tempo diferentes de absorção”.

Sabonete - pele - skincare
A especialista orienta passar o produto de modo uniforme em todo o rosto, pescoço e corpo
Protetor solar

De acordo com a médica, o protetor solar deve ser aplicado ainda em casa, antes da maquiagem e reforçado ao longo do dia. “Se houver muita transpiração ou exposição ao sol prolongada, é necessário passar a cada duas horas”, destaca. A expert prescreve produtos em pó que podem intensificar o filtro, caso não haja possibilidade de reaplicá-lo na forma líquida. Por exemplo, ter de retirar a make para usar a fórmula contra a radiação ultravioleta.

Na avaliação da dermatologista, a proteção solar é o passo mais importante de qualquer rotina de skincare:

“A exposição à radiação ultravioleta tem efeito cumulativo e os raios solares penetram profundamente na pele, podendo provocar diversas alterações, como o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e outros problemas. A exposição solar em excesso também tende a causar tumores benignos (não cancerosos) ou malignos, como o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma”.

Homem passa protetor solar
O protetor solar deve ser usado diariamente
Sobre a especialista

Anna Carolina Vasconcelos cursou medicina no Centro Universitário São Camilo, em São Paulo. Formou-se em 2015 e, no ano seguinte, ingressou na especialização em serviço credenciado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), no Rio de Janeiro. Em busca de aumentar a bagagem de conhecimento, a profissional optou por realizar mais períodos de especialização na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, entre 2017 e 2020. A expert atende na Clínica Adriana Vilarinho, no bairro paulistano Anália Franco.

Médica Anna Carolina Vasconcelos
Médica Anna Carolina Vasconcelos

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias