Beabá dos ácidos: a importância de cada um na rotina de skincare

Retinoico, glicólico, hialurônico... Descubra para que serve cada um deles e qual é o ideal para você

Getty ImagesGetty Images

atualizado 18/01/2020 23:36

Retinoico, glicólico, hialurônico, ferúlico, salicílico e ascórbico. Populares, esses seis ácidos têm nomes estranhos e de difícil pronúncia. Mas, se uma pele bonita e saudável está entre as suas prioridades, é melhor ir se familiarizando com eles.

Grandes aliados da beleza, os ativos são capazes de proporcionar, de acordo com suas propriedades específicas, a hidratação da pele, o clareamento de manchas, o controle da oleosidade e a prevenção dos sinais do envelhecimento precoce.

Não à toa, são amplamente incorporados a fórmulas manipuladas, dermocosméticos e procedimentos minimamente invasivos, entre eles, o peeling químico.

Em meio a tantos benefícios, formas de uso e nomenclaturas, é natural sentir-se perdido no momento crucial de eleger o ácido perfeito para si.

Para esclarecer esses imbróglios, o Metrópoles escalou as dermatologistas Fabiana Seidl e Simone Neri. As especialistas desmistificam cada um dos ingredientes, citando dicas de uso e contraindicações.

Confira!

Ácido retinoico

Para que serve?
Derivado da vitamina A, o ácido retinoico auxilia na renovação celular e estimulação de colágeno, combatendo o envelhecimento precoce, controlando a acne e melhorando a textura da pele.

Indicado a partir de qual idade?
Recomendado a partir dos 20 anos, exceto em pacientes com acne, que podem fazer uso do ativo desde a adolescência.

Existe alguma contraindicação?
Não deve ser aplicado sobre a pele inflamada, eczematosa ou com queimaduras de sol.

Como e quando usar?
O uso requer cuidados, pois deixa a pele mais sensível e suscetível a queimaduras do sol. Portanto, deve ser aplicado no rosto à noite, em uma quantidade similar ao tamanho de um grão de ervilha.

Pode ser associado a…
Ácido hialurônico e outros clareadores, como hidroquinona, ácido fítico e ácido kójico.

Ácido glicólico

Para que serve?
É indicado, principalmente, para o tratamento de melasma e acne.

Indicado a partir de qual idade?
Pode ser usados desde a adolescência.

Existe alguma contraindicação?
Contraindicado para pacientes com infecções ativas ou pele muito sensível.

Como e quando usar?
Dermocosméticos com o ativo podem ser aplicados tanto no rosto quanto no dorso das mãos, colo e corpo em dias alternados, antes de dormir.

Pode ser associado a…
Vários ácidos, como hialurônico, tranexâmico e fítico.

 

Ver essa foto no Instagram

 

O ativo da semana é o ácido glicólico, uma alternativa mais leve para quem tem alergia ao retinol, mas nem por isso ele deixa de trazer sua força em suas várias funções na pele. Confira no vídeo. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Descubra sua #belezanatural. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #draadrianaisaac #dermatologia #dermatobrasilia #brasilia #pele #cosmeticos #rotinadepele #ativosdapele #skincare #beleza #acidoglicolico

Uma publicação compartilhada por Adriana Isaac (@adrianaisaacdermato) em

Ácido hialurônico

Para que serve?
O principal poder do ácido hialurônico é hidratar a pele. Pode ser usado em cremes ou loções, além de ter uma grande indicação nos tratamentos estéticos na forma injetável, como em preenchimentos de bolsas na região dos olhos, de sulcos, rugas, lábios, etc.

Indicado a partir de qual idade?
Pode ser usado em qualquer idade, mas, geralmente, é recomendado a partir dos 30 anos.

Existe alguma contraindicação?
Sem contraindicações.

Como e quando usar?
Pode ser usado de manhã ou à noite. 

Pode ser associado a…
Silício, peptídeos, coenzima Q10, vitamina C e ácidos ferúlico e glicólico.

Ácido ferúlico

Para que serve?
O ácido ferúlico é um potente antioxidante, ou seja, age na proteção da pele e combate ao envelhecimento precoce.

Indicado a partir de qual idade?
Pode ser usado em qualquer idade, mas é recomendável a partir dos 25 anos.

Existe alguma contraindicação?
Sem contraindicações.

Como e quando usar?
Está bastante presente nos dermocosméticos com filtros solares, que devem ser reaplicados ao longo do dia, a cada duas horas e após exposição ao sol, transpiração ou contato com a água. Em séruns com apelo antipoluição, ele diminui o impactos das radiações UV e infravermelha, da poluição e outros males que envelhecem a pele precocemente. Ideal para usar duas vezes ao dia, de manhã e à noite.

Pode ser associado a…
Vitamina C.

Getty Images
O ácido ferúlico é um potente antioxidante. Potencializa a proteção da pele e combate o envelhecimento precoce

Ácido salicílico

Para que serve?
O ácido salicílico ajuda a diminuir o espessamento da pele ao provocar uma esfoliação da camada mais superficial da cútis. Melhora a produção de sebo e tem ação anti-inflamatória, diminuindo a oleosidade.

Indicado a partir de qual idade?
Pode ser usado desde a infância, em concentrações toleráveis ao tipo de pele.

Existe alguma contraindicação?
Contraindicado apenas para pacientes sensíveis ao ácido.

Como e quando usar?
Essa substância está presente em vários cosméticos para pele oleosa e acneica, em concentrações bastante toleráveis. Normalmente, recomenda-se aplicá-lo à noite, para limpeza profunda e controle de espessura da pele. Também pode ser encontrado, em maiores concentrações, em peelings químicos.

Pode ser associado a…
Ácido pirúvico e mandélico.

 

Ver essa foto no Instagram

 

De volta com #ativosdebeberes, hoje falaremos do #acidosalicilico! Passe para o lado para mais informações sobre o ativo. . Produtos sugeridos no post (do 2 ao 4, foram sugestões das minhas seguidoras): . 1️⃣ Vichy Normaderm Phytosolution: “Creme anti-imperfeições com dupla-ação. Adequado para peles entre os 18 e os 30 anos, com borbulhas, poros dilatados, pontos negros, excesso de sebo, textura irregular e zonas desidratadas.” Uso e amo! Ainda não chegou no BR mas tem na @vocebonitadermocosmeticos. . 2️⃣ Blemish + Age Defense @skinceuticals: ” Os ativos da fórmula do Blemish + Age Defense reduzem a produção excessiva de sebo, reduzem linhas finas e rugas e melhoram a textura da superfície cutânea, tornando a aparência da pele mais jovem.” Vende na @epocacosmeticos, pelo meu link [na bio] tem desconto! . 3️⃣ Darrow Actine Sabonete Líquido Facial: “O sabonete líquido Actine Darrow limpa a pele oleosa e acneica sem ressecar, remove as impurezas, desobstrue os poros e controlam a oleosidade. Contém ácido salicílico para um uma potente ação desobstrutora de poros associado ao extrato de aloe vera para uma ação calmante e o lactato de mentila para uma ação refrescante.” Vende na @epocacosmeticos, pelo meu link [na bio] tem desconto! . 4️⃣ Effaclar DUO @larocheposaybr: “Effaclar duo (+) é um tratamento completo com fórmula reforçadas e eficácia anti-imperfeições, graças a Procerad™, um antimarcas de ingrediente ativo exclusivo. Nova textura: gel-creme fresco, 24 horas de hidratação e efeito mate de longa duração. Absorve rapidamente para um acabamento não-colante, não-oleosa. Hipoalergênico; sem parabenos e testado dermatologicamente.” Vende na @epocacosmeticos, pelo meu link [na bio] tem desconto! . 5️⃣ BHA Blackhead Power Liquid @cosrx: “O Hidratante Líquido COSRX BHA elimina as células mortas da pele e evita que o sebo oxidado obstrua os poros e cause cravos. O fluido de 100 ml para uso facial é sem corante e não é testado em animais. O Hidratante Líquido COSRX BHA Blackhead contém 4% de beta hidroxiácido e outros ingredientes naturais e é isento de óleo, sem parabenos, sem álcool, hipoalergênico e apropriado para todos os tipos de pele.” Vende no eBay, mesmo ve

Uma publicação compartilhada por Debby Varela – Skincare&Beauty (@peledebeberes) em

Ácido ascórbico

Para que serve?
Conhecido popularmente como vitamina C, é um potente antioxidante que potencializa a ação do filtro solar, prevenindo e tratando rugas superficiais e ajudando no clareamento de pele.

Indicado a partir de qual idade?
Normalmente, o uso dos produtos é recomendado a partir dos 25 anos, idade na qual a produção de colágeno (proteína essencial para a jovialidade da pele) começa a diminuir.

Existe alguma contraindicação?
Deve ser evitado na gestação em concentrações maiores do que 2%.

Como e quando usar?
Pode ser usada no rosto ou no corpo uma a duas vezes por dia, associada ou não a outros ativos. 

Pode ser associado a…
Excelente quando usado em conjunto com o ácido hialurônico.

Últimas notícias