metropoles.com

Dermatologista explica formas eficazes para cuidar dos poros dilatados

Segundo Caroline Aguiar, alguns indivíduos possuem os poros mais evidentes devido à predisposição genética e maior oleosidade da pele

atualizado

Compartilhar notícia

Cavan Images/Getty Images
Mulher - pele - rosto
1 de 1 Mulher - pele - rosto - Foto: Cavan Images/Getty Images

Tirar uma selfie ou olhar-se no espelho e ficar irritado com o protagonismo dos poros dilatados do rosto. Quem nunca? Embora possa pensar o contrário do seguinte recado, todas as pessoas têm os chamados buraquinhos faciais. Entretanto, alguns são mais abertos, outros normais e há quem edite a fotografia para ficar com a pele de porcelana. Partindo desse princípio, fica a dica sobre não surtar com os orifícios por onde saem os pelos e, também, a secreção das glândulas sudoríparas e sebáceas.

Para ensinar como cuidar dos buraquinhos sem prejudicá-los, a coluna Claudia Meireles conversou com a dermatologista Caroline Aguiar. A especialista atende na Clínica Amilton Macedo, em São Paulo. Antes de compartilhar as dicas para amenizar a condição, a médica frisa: “É normal ter poros e todo mundo tem”. De acordo com a especialista, alguns indivíduos possuem essas aberturas faciais mais evidentes devido à predisposição genética e maior oleosidade da pele.

Prevenção

Poluição, envelhecimento cutâneo e fatores capazes de piorar a oleosidade da pele contribuem com a questão que incomoda algumas pessoas. Por exemplo, alterações hormonais e o uso de cosméticos e medicamentos inadequados. Não sofrer interferência dos agentes externos parece uma missão quase impossível. Mas, quem dispõe de pele mista ou oleosa precisa ter o cuidado redobrado a fim de evitar que os buraquinhos fiquem dilatados. Uma maneira de preveni-los é com a rotina de skincare correta.

0
Passos essenciais

Caroline instrui fazer diariamente três passos essenciais à saúde da cútis: “Limpar, hidratar e proteger”. Segundo a médica, a rotina de skincare, quando realizada de modo adequado e com as fórmulas prescritas por um dermatologista, consegue reverter a condição dos poros dilatados. “O mais importante é controlar a oleosidade e melhorar a textura da pele”, explica. No ritual de cuidados, devem constar sabonetes ou géis de limpeza com ativos específicos, tônicos faciais, protetor solar oil free e não comedogênico, esfoliantes e ácidos.

A médica adverte sobre adquirir produtos ou recorrer a métodos sem a indicação de um dermatologista. “O ideal é sempre fazer o acompanhamento com um especialista. O uso de medicações e a realização de procedimentos indevidos pode gerar dermatites, alergias e queimaduras na pele”, reforça Caroline Aguiar. Em relação à limpeza facial, a expert ressalta que é preciso adquirir fórmulas específicas ao tipo de pele.

Sabonete facial rotina de skincare
Os produtos utilizados devem ser acordo com o tipo de pele
Pele oleosa

Caso tenha derme oleosa, jamais opte por produtos desenvolvidos para cútis mista ou seca. “Em casos de peles com bastante oleosidade e muitos poros, oriento a utilização de tônico ou água micelar específicos, após a lavagem, para obter uma limpeza mais profunda”, aconselha a médica. Já sobre a esfoliação, Caroline pede cautela. O método tende a amenizar a abertura dos orifícios faciais, porém quando feito de modo incorreto, provoca o efeito rebote.

“Se a pele é muito oleosa, eu recomendo esfoliar três vezes na semana. Se for mista, diminui para duas vezes. Oriento fazer movimentos circulares e delicados em toda a pele do rosto, massageando de três a cinco minutos. Em seguida, enxágue”, ensina a médica. De acordo com Caroline, esfoliantes com ativos, como o ácido salicílico, enxofre, niacinamida, extratos botânicos e ácido glicólico, ajudam a controlar a oleosidade e reduzir a dilatação dos poros.

Dermatologista Caroline Aguiar
A médica ensinou como prevenir os poros dilatados

Na internet não faltam receitas mágicas aos interessados em amenizar os buraquinhos do rosto. A dermatologista não sugere misturas caseiras, pois as fórmulas específicas para o tipo de pele oferecem maior benefício e menos risco de dermatites. Outra dúvida em torno do assunto costuma ser o uso de maquiagem: ajuda ou atrapalha? Segundo Caroline, os produtos para embelezar o rosto não são proibidos, mas cuidado ao comprá-los.

Algumas maquiagens têm composição pesada, o que piora a oleosidade e torna os poros mais aparentes. Ao adquirir base, corretivo, contorno, entre outros, veja na embalagem se a fórmula é leve, oil free e não comedogênica, conforme esclarece a especialista em dermatologia. Sem contar o uso de produtos inapropriados, uma série de maus hábitos contribui com a abertura dos buraquinhos.

Abaixo, a médica Caroline Aguiar elenca os fatores:

1 – Alimentação rica em açúcar e gorduras;
2 – Exposição solar em excesso;
3 – Estresse;
4 – Tabagismo e excesso de ingestão de bebidas alcoólicas;
5 – Poluição.

Mulher - pele
Quem tem poros dilatados deve ter cuidado ao usar maquiagem. Opte por fórmulas leves

Ao leque de cuidados diários, a expert acrescenta: “O dermatologista pode receitar medicamentos tópicos e orais e, também, indicar procedimentos no consultório para melhorar a aparência do rosto”. O profissional especializado pode recomendar a limpeza de pele, microagulhamento com drug delivery, peelings físicos ou químicos e o uso de lasers, capazes de controlar a oleosidade e revigorar a textura da pele. Os tratamentos são indicados após a consulta com o expert em saúde da cútis.

Sobre a especialista

Graduada pela Universidade de Santo Amaro (Unisa), Caroline Aguiar tem especialização em medicina de família e comunidade pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ela fez residência em dermatologia no Hospital de Heliópolis, fixado na capital paulista. Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a profissional atende na Clínica Amilton Macedo, localizada na capital paulista. Referência em procedimentos estéticos, a expert acumula trabalhos e publicações científicas.

Dermatologista Caroline Aguiar
A dermatologista atende na Clínica Amilton Macedo, em São Paulo
Dermatologista Caroline Aguiar
Caroline Aguiar com a modelo Izabel Goulart
Dermatologista Caroline Aguiar
A médica integra a Sociedade Brasileira de Dermatologia

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações