Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Este ingrediente fantástico diminui os poros dilatados e você não sabe

Saiba tudo sobre o produto que é recomendado para todos os tipos de pele e deve ser usado o ano todo. PS: os benefícios são incríveis!

atualizado 12/07/2021 19:39

rosto de mulher pele produtoPexels

Se você acompanha a coluna Claudia Meireles, já se enturmou com as novidades do ramo da saúde e da beleza, como as máscaras faciais de LED que mais bombam no mercado e as saunas infravermelhas destinadas a emagrecer e desintoxicar. Por aqui,  cuidados com a pele também são prioridade. Peptídeos, colágenos e algas marinhas foram alguns dos ingredientes de grande potencial que já abordamos.

Atenta ao radar do skincare, a coluna elegeu mais um segredinho de beleza. Seu nome é complicado, mas incorporá-lo em sua rotina de cuidados cutâneos é superfácil. Trata-se da niacinamida.

O que é?

O ingrediente faz parte da molécula da vitamina B3. Ele é menos conhecido que o retinol e a vitamina C, por exemplo, mas trabalha duro na derme e, por isso, sua popularidade está aumentando. A modelo e atriz Kaia Gerber, por exemplo, é uma grande fã!

Kaia Gerber
Kaia Gerber conta com a niacinamida para uma pele impecável

A substância está presente em alimentos como grãos, peixes, carnes e feijão. “A ingestão oral de niacinamida tem benefícios incríveis para a saúde”, disse Paula Begoun, fundadora da marca de cosméticos Paula’s Choice à Vogue britânica. Topicamente, o ingrediente entrega resultados notáveis para todos os tipos de pele e idades, segundo a expert.

Como ela age na cútis?

De acordo com a profissional, a niacinamida ajuda a derme de várias maneiras. “Décadas de pesquisa demonstraram que ela funciona para proteger a cútis dos danos ambientais, especialmente os causados pelo Sol; e melhora a hidratação, reduz os sinais de envelhecimento, diminui os poros dilatados e os cravos e atua significativamente na descoloração e no tom de pele irregular”, explicou.

mulher aplicando maquiagem glossy
O ingrediente melhora a hidratação cutânea

Conforme a Vogue noticiou, um estudo de 2019 também descobriu que o ingrediente é particularmente bom no combate à poluição do dia a dia devido à capacidade de reparar o DNA danificado e suas poderosas propriedades antioxidantes.

A niacinamida atua como uma espécie de “assistente social”, conversando com diferentes tipos de células da pele e estimulando-as a produzir células mais novas e saudáveis. Isso ajuda a gerar os blocos de construção da cútis – as ceramidas e a queratina que formam a barreira da pele. Logo, quanto mais robusta for a barreira, melhor será a aparência e o toque da derme.

“Se a barreira for danificada, o colágeno e a elastina se rompem, e a pele não consegue se manter hidratada, perde a umidade e não se cura. É quando as condições da pele pioram. Proteger e restaurar essa barreira é importante”

Paula Begoun

O clima rigoroso do inverno faz com que as nossas barreiras cutâneas fiquem muito mais suscetíveis. Portanto, procurar produtos com niacinamida nesta época do ano é essencial.

Como usar?

Como dito anteriormente, todos os tipos de derme podem se beneficiar da niacinamida, desde reduzir a inflamação até controlar o excesso de oleosidade.

O primeiro passo é encontrar uma fórmula correta para cada tipo cutâneo. “Se você tem pele oleosa com tendência a poros entupidos ou dilatados e/ou descoloração da pele, procure um produto à base de água”, ensinou a especialista. “Se tem pele seca, um hidratante emoliente ou tônico hidratante que contenha uma quantidade menor de niacinamida fará uma grande diferença”, acrescentou.

Mulher se olha no espelho
Todos os tipos de derme podem se beneficiar da niacinamida

A substância é, ainda, um ingrediente brilhante para usar em conjunto com outros produtos, resultando em uma maior eficácia. “A beleza de um produto de niacinamida bem formulado é que é incrivelmente fácil de adicioná-lo a qualquer rotina de cuidados com a pele. Não há, realmente, nenhuma desvantagem em ver se esse tipo de produto proporciona os melhores resultados que você está procurando”, defende Paula Begoun.

O ingrediente pode ser usado com a maioria das fórmulas de vitamina C. A expert, entretanto, alerta para evitar sua combinação com a vitamina C pura (ou seja, em pó ou cápsula).

A dica é aplicar o soro de niacinamida antes do hidratante facial, para que ele possa penetrar corretamente na cútis e realizar seu trabalho. O uso é recomendado todos os dias da semana, pela manhã, durante o dia ou à noite, como desejar.

Hidratante - rotina de skincare
A dica é aplicar o soro de niacinamida antes do hidratante facial

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Mais lidas
Últimas notícias