Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Dermatologista dá conselhos valiosos para as grávidas evitarem o melasma

A região facial merece atenção redobrada por sofrer os impactos da alteração hormonal das mamães, explica a dermatologista Danglades Eid

atualizado 01/08/2020 13:23

Mulher grávida cuida da pele do rostoEva Katalin/Getty Images

Desde o momento de ver a confirmação do exame de gravidez até o nascimento do bebê, as mamães passam por um misto de emoções, sem contar as mudanças no corpo. Não é segredo que a gestação ocasiona alterações no organismo das mulheres. Os primeiros indícios são os enjoos, seguidos do crescimento da barriga.

As mudanças, porém, não se restringem somente ao abdômen. A pele do rosto das gestantes pode ser bastante afetada com o surgimento de manchas nada agradáveis, conhecidas como melasma. A região merece atenção redobrada por sofrer os impactos do aumento de hormônios das mamães.

Com a ansiedade à flor da pele para segurar o filho no colo, elas não precisam de mais uma preocupação. Em entrevista à coluna Claudia Meireles, a dermatologista Danglades Eid fez um beabá de cuidados com a cútis da face, especialmente a das grávidas. A intenção é colocar em ação as recomendações da médica ao longo da gestação para evitar o melasma. Tome nota!

Manchas

Durante a gravidez, há uma elevação dos níveis de estrógeno, progesterona e hormônio MSH, conforme explica Danglades. As substâncias favorecem a hiperpigmentação da pele. A exposição solar e a predisposição genética podem potencializar ainda mais o surgimento do melasma.

Mulher grávida cuida da pele do rosto
Proteção solar, limpeza e hidratação são essenciais ao longo da gestação, conforme explica a dermatologista

De acordo com a profissional, a principal forma de prevenir o aparecimento de manchas escuras no rosto é evitando ficar por muito tempo exposta ao sol. Os filtros com proteção UV devem ser reaplicados várias vezes durante o dia. Também é aconselhado usar chapéus e óculos escuros ao sair de casa.

“Por causa das alterações hormonais desse período, algumas gestantes podem desenvolver o melasma. O principal cuidado é usar protetor solar diariamente para prevenir o aparecimento de manchas”, reforça Danglades.

Dentre os cuidados que as mamães não podem deixar de lado, estão a limpeza facial e a hidratação, indica a médica.

Produtos

Pensou em começar a rotina de cuidados com o rosto? A dermatologista irá te ajudar a encontrar os produtos adequados para essa fase. Fica a dica de optar por itens com vitamina C, ácido hialurônico, glicerina e óleos minerais na fórmula.

“A vitamina C pode ser usada com segurança nesta fase, por ter ação antioxidante e ser um clareador. Quando associada ao protetor solar, o nutriente ajuda a proteger mais a pele”, esclarece a médica.

Mulher grávida cuida da pele do rosto
Manchas costumam surgir no rosto das gestantes devido às alterações hormonais

Por conta da gestação, as mulheres devem evitar composições com ureia, ácido salicílico e ácido retinoico. Segundo a dermatologista, ao adquirir sabonete, protetor solar e hidratante, busque por produtos apropriados ao seu tipo de pele.

Pele oleosa

Durante a gravidez, a cútis pode ficar mais oleosa que o normal e propensa ao surgimento de acne. Contribui para evitar o aparecimento da condição cutânea o uso de produtos de cuidados diários especializados ao tipo de pele. Segundo Danglades, há medicamentos para o tratamento de acne que são seguros e indicados a gestantes, mas só podem ser prescritos após uma consulta médica.

Dermatologista Danglades Eid
Dermatologista ensina como cuidar do rosto durante a gravidez
“Fiquei com manchas!”

As mulheres que deram à luz e ficaram com melasma no rosto depois da gestação contam com várias opções de tratamento. “Fórmulas com ácidos clareadores para serem usados em casa, peelings, microagulhamento e mesoterapia” são as recomendações da dermatologista. A mesoterapia consiste na aplicação de substâncias medicamentosas na pele com a finalidade de reduzir as manchas faciais.

 

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias