Teste de gravidez de farmácia: saiba a hora certa para fazer

Eles medem a quantidade de hormônio Beta-HCG na urina e são confiáveis apenas quando feitos depois do 1º dia de atraso da menstruação

DivulgaçãoDivulgação

atualizado 02/12/2019 17:02

Os testes de farmácia medem a quantidade de hormônio beta HCG na urina – ele só é produzido quando a mulher está grávida. Assim, esses testes são fáceis de fazer, mas podem dar errado quando feitos muito cedo pois, nas primeiras semanas da gestação, a quantidade de hormônio na urina ainda é pequena e pode não ser detectada pelo exame.

A indicação é que o teste seja feito apenas depois do atraso menstrual pois, ao contrário, pode dar falso negativo.

Qual o melhor dia para fazer o teste de gravidez
O teste de gravidez que se compra na farmácia pode ser feito a partir do 1º dia do atraso menstrual. No entanto, se o resultado desse primeiro teste for negativo e a menstruação ainda estiver atrasada ou se existirem sintomas de gravidez, como leve corrimento vaginal cor de rosa e mamas doloridas, o teste deve ser repetido em 3 ou 5 dias, quando os níveis do hormônio beta HCG estão maiores e mais fáceis de serem detectados.

Como fazer o teste de gravidez em casa
Preferencialmente deve-se utilizar a urina da manhã porque esta é a mais concentrada e contém uma maior quantidade de hormônios mas, normalmente, o resultado também é confiável se for realizado em qualquer hora do dia.

Para fazer o teste de gravidez que se compra na farmácia, deve-se urinar em um recipiente limpo, colocando em seguida a fita do teste em contato com a urina por alguns segundos (indicado na caixa do teste) e retirar a seguir. Fique segurando a fitinha ou coloque em cima da pia do banheiro e espere. O resultado geralmente aparece entre 1 e 5 minutos depois.

Como saber se deu positivo ou negativo
Os resultados do teste de caseiro de gravidez podem ser:

  • Duas riscas: resultado positivo, indicando a confirmação da gravidez;
  • Uma risca: resultado negativo, indicando que não há gravidez ou que ainda é muito cedo para ela que seja detectada.

Reprodução/ Tua Saúde

Geralmente, após 10 minutos, o resultado pode ser alterado por fatores externos, por isso, não se deve levar em consideração caso esta mudança aconteça. Se você está tentando engravidar, pode esperar mais 3 a 5 dias e repetir o teste. Além dos resultados positivo e negativo, o teste caseiro de gravidez também pode ter uma resultado falso negativo porque apesar do resultado ser aparentemente negativo, quando um novo teste é feito após 5 dias, o resultado se mostra positivo. No entanto, não existe a possibilidade da mulher ter um resultado falso positivo.

Nos casos em que o teste deu resultado negativo, mesmo após ser refeito após 3 ou 5 dias, e a menstruação continuar atrasada, deve-se marcar uma consulta com ginecologista para verificar a causa do problema e iniciar o tratamento adequado.

Outros testes caseiros de gravidez funcionam?
Não caia nessa. Outros testes caseiros de gravidez que são conhecidos popularmente utilizam agulha, pasta de dente, cloro e água sanitária, no entanto, nenhum deles é confiável e por isso não são indicados.

Para garantir o resultado, a melhor escolha para confirmar a gravidez é fazer o teste da farmácia ou o exame de sangue feito em laboratório, porque eles avaliam a quantidade de Beta-HCG no sangue ou na urina, possibilitando a confirmação da gravidez. (Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias