Veja como evitar os enjoos típicos da gravidez

As náuseas são comuns e podem ser evitadas com ações descomplicadas, como beber líquido várias vezes ao dia

istockistock

atualizado 15/01/2019 6:35

Um dos principais incômodos vividos pelas gestantes durante a gravidez é o enjoo. Principalmente pela manhã, é comum que elas se sintam mal e nauseadas durante o primeiro trimestre de gestação. Não há consenso entre os médicos sobre a razão do sintoma: algumas hipóteses passam pela questão hormonal, outras pela psicológica.

“Essas alterações costumam melhorar à medida que a gestação avança. Nos casos de gravidez gemelar, as gestantes costumam ter frequência e intensidades maiores”, explica o médico Alberto Guimarães, responsável pelo site Parto sem Medo.

O sintoma é normal, mas, caso venha acompanhado de vômitos, é preciso procurar orientação de um obstetra. “Os vômitos podem provocar desidratação e a paciente, perder peso em excesso. Em situações mais graves, elas podem precisar de soro e medicação para reverter o quadro”, continua Guimarães. Caso a gestante não consiga se alimentar por causa dos enjoos, deve procurar atenção médica.

Se as náuseas estiverem dentro do normal, é possível adotar hábitos que diminuem o desconforto. Confira as dicas do obstetra:

  • Beba pequenas quantidades de líquido várias vezes ao dia, principalmente água e sucos de frutas;
  • Coma em pequenas quantidades a cada três horas, para não deixar o estômago vazio;
  • Coma um biscoito seco, do tipo água e sal, ao acordar;
  • Evite alimentos gordurosos, condimentados ou picantes e ingredientes cujo cheiro incomode;
  • Quando estiver numa crise de enjoo, deite-se e espere passar;
  • Durma o mais que puder, relaxe o corpo e a cabeça.

Últimas notícias